Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Diego apresenta o Itinerário Franciscano das Juventudes

18/07/2019

Notícias

Rio de Janeiro (RJ) – Criado recentemente, o Conselho Provincial de Juventudes, da Província Franciscana da Imaculada Conceição, já se reuniu e fez nestas Missões Franciscanas o lançamento oficial do Itinerário Franciscano das Juventudes. “Esse Conselho é uma reivindicação de vocês”, lembrou Frei Diego Melo, coordenador das Missões e animador vocacional da Província.

Segundo o frade, esse movimento que começou pequeno há mais ou menos oito anos, cresceu e hoje precisava de organização. “Para isso foi criado o Conselho. Nada melhor do que jovem pensando como jovem, preparando as atividades para os jovens”, explicou, acrescentando que poderia chamar outras lideranças que não fazem parte deste Conselho e que, felizmente, há muitas neste trabalho. “Mas um conselho, pela própria expressão, precisa ter um grupo mais reduzido. Então, a gente tentou buscar expressões distintas de diferentes realidades de Igreja, diferentes Estados, diferentes missões”, justificou. Segundo Frei Diego, quem não foi chamado agora para este Conselho, será chamado em outra ocasião, pois ele será renovado.

O primeiro trabalho deste Conselho foi organizar todas as atividades com as juventudes e, com isso, nasceu o Itinerário. Para um jovem participar das atividades dos franciscanos, ele tem que seguir os seguintes passos:

  1. Para conhecer a vida franciscana, foi criada a Caminhada Franciscana da Juventude (CFJ), que é uma peregrinação na experiência de itinerância de São Francisco. Segundo Frei Diego Melo, é a “porta de entrada” para participar dos eventos franciscanos da Província.

    2. Para compartilhar o Espírito do Senhor e o seu santo modo de operar, existem as Missões Franciscanas da Juventude (MFJ), que é a possibilidade de viver dias de encontro, reflexão, formação, oração e espiritualidade, baseados no carisma franciscano, bem como uma experiência concreta de missão e solidariedade com as mais diferentes realidades das periferias existenciais e geográficas.

    3. Para aprofundar-se no carisma franciscano, os jovens têm o “Alverne – Encontro de Formação para Jovens”. Trata-se de um encontro de formação realizado por regiões da Província, que atualmente conta com a assessoria do mestre em espiritualidade Frei Vitorio Mazzuco.

    4. Para aprofundar-se no carisma franciscano existe o Retiro de Lideranças Frei Egídio e Acampamento Franciscano. Essa experiência é feita em três dias de silêncio, oração e contemplação e é reservada para novas lideranças. Realiza-se no Eremitério Frei Egídio de Rodeio (SC). Já o Acampamento Franciscano é uma experiência radical do carisma franciscano através de atividades desenvolvidas secretamente durante o acampamento.

    5. Para aprofundar-se no carisma franciscano, existe o Acompanhamento Vocacional. Esses encontros vocacionais regionais visam o discernimento e a orientação vocacional aos candidatos à vida religiosa franciscana.

    6. Para Construir um projeto de vida, o itinerário é através do Voluntariado da Solidariedade e Experiência Missionária na Bahia. Oportunidade de exercer uma atividade voluntária nos diversos trabalhos da Frente de Solidariedade com os Empobrecidos no Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras), em São Paulo. Já a experiência missionária na Bahia é uma inserção cultural, eclesial e social no sertão da Bahia. São dias de Missão e convivência com as famílias da Diocese da Barra. Frei Diego apresentou os missionários baianos Adrilson Souza de Oliveira (Dadá) e Leiliane Moreira Silva, que vieram participar deste evento.

Para participar deste Itinerário, anote o Whatsapp: (11) 96607-3441.

Equipe de Comunicação das Missões