Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Clarêncio lança “Ministério da Palavra” Ano A

25/11/2019

Notícias

O “Ministério da Palavra” para o Ano Litúrgico A, que começa neste primeiro Domingo do Avento (1/12), já está disponível nas livrarias de todo o país. Frei Clarêncio Neotti, frade desta Província da Imaculada, faz comentários aos Evangelhos dominicais e festivos. “Este não é um livro de homilias prontas para serem usadas. São comentários aos Evangelhos dos domingos e dias festivos, que podem ajudar na preparação das homilias. Ao escrevê-los, não tive em mente o sacerdote pregador, mas os grupos de casais, que se reúnem para lerem juntos e comentarem os Evangelhos dominicais. Muitas explicações dadas provêm de perguntas que me faziam os Equipistas de Nossa Senhora (Equipes 8 e 16), de Petrópolis”, explica Frei Clarêncio.

Segundo o frade, desde sua ordenação, na festa da Epifania de 1961, tem o costume de escrever todos os sermões e conferências que faz. “Quase nunca na íntegra. Quase sempre em forma de fichas-memória. Uma técnica, aliás, aprendida com o meu professor de homilética, mais tarde cardeal Paulo Evaristo Arns, que, por sinal, insistia em que jamais levássemos a mesma ficha para o púlpito. Fui fiel ao conselho. E, para não cair
em tentação, costumo queimar todos os esquemas no fim de cada ciclo trienal. Os textos que publico agora querem, com humildade e altruísmo, ajudar a quem tiver necessidade de montar suas próprias fichas, quando tiver de pregar”, acrescenta o frade que reside hoje no Santuário do Divino Espírito Santo, em Vila Velha – ES.

Para Frei Clarêncio, os textos têm todos o mesmo tamanho. “Acredito que, se alguém os usar para sermão, poderá inspirar-se em um ou atualizando-os conforme as circunstâncias locais e de momento. A boa homilia deve ter o gosto do novo; o que não significa da novidade”, indica.

“Com este ‘Ministério da Palavra’, Frei Clarêncio Neotti oferece-nos um texto que pretende ser ajuda e auxílio para uma maior compreensão da Palavra de Deus. “Frei Clarêncio optou por debruçar-se preferencialmente sobre o texto do Evangelho. O Autor é perito na arte da comunicação. Seus esmerados comentários colocam-nos diante da beleza, das exigências e da profundidade da Palavra de Deus. Ao longo do ano, Frei Clarêncio vai dando rica e substanciosa catequese eclesial. Faço votos de que esta obra tenha ampla divulgação. Recomendo os três volumes (Anos A, B e C) aos sacerdotes, aos diáconos, aos ministros da Palavra, aos animadores da Liturgia. Recomendo-os às comunidades, aos grupos de reflexão, aos círculos bíblicos, aos encontros familiares. E não nos falte a bênção fecunda do Senhor”, incentiva o seu confrade, Dom Caetano Ferrari, OFM, bispo emérito de Bauru, na apresentação do livro.

O livro é uma publicação da Editora Santuário.