Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei César pede “união de forças” depois da caminhada ao Santuário Frei Galvão

11/04/2021

Notícias

Guaratinguetá (SP) – A  acolhida oficial dos frades menores no Santuário Frei Galvão, em Guaratinguetá (SP), começou na bela manhã deste domingo (11/4) com uma caminhada bastante símbolica partindo do Seminário Frei Galvão, a antiga presença franciscana da Província da Imaculada Conceição, até o Santuário dedicado ao primeiro santo brasileiro.

“Depois desta caminhada, passando por lugares importantes e significativos da nossa cidade, da presença franciscana, da trajetória de Frei Galvão, nós chegamos aqui a esta casa onde os nossos freis já estão há algum tempo, mas hoje, de uma forma oficial, serão acolhidos e enviados para a missão que acontece a partir deste Santuário do nosso querido Frei Galvão”, acolheu o Ministro Provincial da Província da Imaculada Conceição, Frei César Külkamp, ao chegar ao novo Santuário.

Frei César, dirigindo-se a um grupo de colaboradores do Santuário e a todos os fiéis devotos participando deste momento pela internet, disse que os três frades que chegam são poucos e vão fazer pouco sozinhos. “A gente já sabe que aqui tem forças muito grandes, um exército de devotos, colaboradores, voluntários de Frei Galvão. E é nessa multiplicação de forças, nesta união de forças que nós queremos servir e vamos ser muito mais fortes. Então, hoje queremos pedir todas as bênçãos de Deus para vocês que já estão aqui, que já fazem parte desta família de Frei Galvão, por nos acolherem e nos permitirem viver e trabalhar com vocês. Queremos aprender muito com vocês”, disse Frei César.

Segundo o Ministro Provincial, os três frades são também uma expressão de todos os franciscanos da Província da Imaculada e de todos os franciscanos e todo o Brasil. “Nós convidamos a Família Franciscana do Brasil para acompanhar. Nesta família estão as Irmãs Clarissas, as Irmãs Concepcionistas, muitas congregações religiosas femininas, os confrades Capuchinhos, os Conventuais, os irmãos e irmãs da Ordem Franciscna Secular, a Juventude Franciscana, chamada Jufra, e outras tantas juventudes que também têm São Francisco como inspirador”, explicou. “Então, com toda essa força, com essa unidade, que para nós se chama fraternidade, um sentimento de irmãos, nós queremos chegar aqui para nos juntarmos a vocês nesta fraternidade do Santuário Frei Galvão, com os nossos colaboradores, voluntários, e também com toda a comunidade de fiéis, de devotos, de romeiros, que aqui vêm experimentar, amadurecer, a sua fé e daqui partem fortalecidos para viver a sua vocação cristã e que se torna também franciscana e de Frei Galvão, o nosso confrade aqui desta terra, e aqui buscado e reverenciado, que inspira toda a nossa vida”, ressaltou Frei César.

Frades são acolhidos pelos familiares do seu confrade Santo Antônio de Sant’Ana Galvão

“Hoje é dia de a gente agradecer a cada um de vocês que faz parte desta bonita família e por nos acolher, por nos permitir caminhar com vocês neste belo trabalho. Deus abençoe pela intercessão de Frei Galvão, de São Francisco de Assis e de Santa Clara a todos vocês que nos acolhem nesta manhã”, pediu Frei César. A Caminhada terminou com a bênção de São Francisco a todos que acompanhavam este momento histórico.

A CAMINHADA

“Assim como São Francisco de Assis enviou seus frades, dois a dois, para anunciar a paz em toda parte do mundo, agora nos reunimos para novamente repetir esse gesto, dando a bênção de envio aos Freis Roberto, Leandro e Diego que irão constituir a nova Fraternidade do Santuário Frei Galvão”, disse o guardião Frei João Francisco da Silva, do Seminário Frei Galvão, aos três frades da nova Fraternidade:  Frei Diego Melo, Frei Roberto Ishara e Frei Leandro Costa Santos, quando saíram em caminhada rumo ao Santuário.

“Queremos nesta manhã como Fraternidade Franciscana, através de nossa oração, pedir ao Senhor da Messe e Pastor do rebanho que oriente e guie os passos de vocês nessa nova missão assumidas pela Província aqui em Guaratinguetá e confiada a vocês filhos de São francisco e Santa Clara e inspirados pelo Santo Franciscano desta terra Frei Galvão, a irem pelo mundo e pregar o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo como Regra de vida e em fraternidade através do acolhimento aos peregrinos, romeiros e devotos de Frei Galvão no santuário dedicado ao Santo”, saudou Frei João na Capela do Seminário.

“Frei Diego, Frei Leandro e Frei Roberto, aqui se inicia mais que uma caminhada, e sim uma ‘peregrinação’ que recorda os passos de São Frei Galvão, que percorria grandes distâncias, sempre a pé, como missionário da Paz e da Caridade, levando alegria e sendo sinal de esperança aos que encontrava pelo caminho, sobretudo aos pobres e enfermos”, acrescentou o guardião do Seminário.

“Que os vossos passos sustentados pela força do Evangelho, sejam firmes e seguros como os passos de Frei Galvão, que caminhada na objetividade de Cristo”, emendou.

 

“Esse ato de ‘peregrinar’ corrobora com o desejo de outro Francisco, o de Roma, que nos manifesta com frequência o desejo de ‘uma Igreja pobre, para os pobres’, como proposta de uma Igreja em saída, que chegue às atuais periferias geográficas e existenciais e isso requer uma atitude de misericórdia e compaixão”, exortou.

“Não obstante, vos pedimos que a exemplo de São Frei Galvão não abdiquem do estilo franciscano do acolhimento e da escuta como modelo evangelizador de uma Igreja, acima de tudo, centrada em Cristo”, pediu. “Por onde passarem, sejam verdadeiramente homens evangélicos, religiosos obedientes guiados pelo ‘Espírito do Senhor e seu Santo Modo de operar’. Sigam acreditando na força revolucionária da ternura e do afeto”, indicou Frei João.

A chegada dos frades ao Santuário depois da Caminhada

A peregrinação fez algumas paradas em pontos simbólicos e históricos, importantes na vida da cidade. Simbolizando a família de Frei Galvão, a primeira parada foi na Casa Frei Galvão, atual museu. “Demonstramos a comunhão dos Frades Franciscanos com esta Família que deu este santo irmão para a nossa Província, para a Ordem e para toda a Igreja”, disse Frei Diego. Em seguida, a Igreja Matriz de Santo Antônio, onde São Frei Galvão foi batizado e rezou a sua Primeira Missa, os Frades Franciscanos fizeram uma parada demonstrando a comunhão e a amizade fraterna com todo o Clero Diocesano e todo o povo de Deus.

Outro ponto muito simbólico e importante para a espiritualidade franciscana, foi no Calçadão de Guaratinguetá, onde a Pastoral de Rua Deus Vivo, da Paróquia Nossa Senhora da Glória, assiste aos Moradores em Situação de Rua, e que conta com a participação dos Frades e postulantes Franciscanos. “Queremos mostrar que um Santuário Franciscano precisa ter esse olhar de misericórdia para com os mais necessitados. Pediremos a bênção daqueles que são os nossos mestres, daqueles pelos quais São Frei Galvão também teve um carinho especial e que hoje são representados por esses irmãos e irmãs que estão em situação de rua”, explicou Frei Diego.

Antes de chegar ao Santuário, os frades se encontraram o prefeito Marcus Augustin Soliva, o vice-prefeito Régis Leandro Yasumura e o secretário de Turismo Sr. Mário Augusto Rodrigues Nunes, que num gesto de acolhida deram a chave da cidade aos frades. As autoridades representaram todo o povo de Guaratinguetá e a importância que tem o Santuário para esta cidade.

Hoje, às 18 horas, acontecerá a Celebração Eucarística que vai marcar a posse em definitivo dos frades com a assinatura do convênio, com duração de 30 anos, pelo Ministro Provincial Frei César Külkamp e pelo Arcebispo Dom Orlando Brandes, representando a Arquidiocese de Aparecida. Será um momento histórico na vida da Província Franciscana da Imaculada Conceição, com 345 anos de presença no Sudeste e Sul do Brasil.


Moacir Beggo