Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei César aos noviços: vocês são um presente muito precioso de Deus!

08/01/2020

Notícias

Rodeio (SC) – “Caros confrades noviços, vocês são um presente muito precioso que Deus mesmo deu a esta Fraternidade Provincial. É com muito amor que nós os acolhemos nesta manhã! Vocês nos enchem de alegria e esperança, pois Deus ainda tem muito a nos revelar e espera também muito de nós!”. Foi com estas palavras de carinho e amor fraternal que o Ministro Provincial, Frei César külkamp, recebeu a turma de Noviços 2020 na manhã desta quarta-feira, 8 de janeiro, durante a Celebração Eucarística na Matriz São Francisco de Assis, em Rodeio (SC), com a participação de confrades da Província Franciscana da Imaculada Conceição – entre eles o mestre do Postulantado, Frei Jeâ Andrade, que agora deixa essa missão para ser secretário da Província -, além do povo de Rodeio.

Após um período de discernimento, Bruno Almeida de Mello, Bruno Dias de Deus, Fábio Charleaux Luzia dos Santos, Fernando Góis da Costa, Gabriel Paz de Oliveira Silva, Gilberto Silveira da Costa Junior e Vinícius de Oliveira Betim fizeram o tão sonhado pedido de admissão à Ordem dos Frades Menores, nesta terra representada pela Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, e com a graça de Deus foram aceitos. A partir de hoje serão chamados de freis. “Vocês acabaram de pedir para participar da vida desta família, a Ordem dos Frades Menores. Ela está espalhada por todo o mundo, mas muito próxima nesta sua porção chamada Província Franciscana da Imaculada Conceição e, mais ainda, é concreta nesta Fraternidade do Noviciado”, disse Frei César.

ANTES: Noviços fazem o pedido de admissão à Ordem dos Frades Menores. O Ministro Provincial aceitou.

DEPOIS: O Ministro Provincial abençoa os hábitos e entrega a cada um dos noviços. 

A celebração foi simples e sóbria, a começar pelo horário matutino (6h30). Mas ela foi repleta de símbolos e carregada de emoção, principalmente pela grandiosidade do passo dado por esses sete jovens. Depois de se preparem para este momento, nas etapas do aspirantado e postulantado, eles poderão fortalecer o fundamento da sua vocação no Noviciado. “Este é o lugar onde vocês vão procurar viver segundo o Evangelho e serão ajudados, conduzidos por outros irmãos no caminho de penitência e conversão evangélica. Nosso modelo é o próprio Cristo, Evangelho Vivo, que caminha conosco, mesmo quando os ventos forem contrários e estivermos cansados de remar. Ele vem ao nosso encontro dizendo: ‘Coragem, sou eu! Não tenhais medo!’ Na leitura que ouvimos hoje, da 1ª Carta de São João, recebemos a ‘prova de que permanecemos com Ele, e Ele conosco, porque ele nos deu seu Espírito’. E está conosco, porque nos amou e ama gratuitamente. E assim também nós devemos nos amarmos uns aos outros. Se nos amarmos uns aos outros, Deus permanecerá conosco e seu grande amor é plenamente realizado entre nós”, orientou o Ministro Provincial.

Os noviços são abraçados num gesto de acolhimento da Fraternidade.

Segundo Frei César, a partir da contemplação destes mistérios divinos, revelados em Jesus Cristo, São Francisco lançou as bases da vida franciscana, do caminho de penitência. “E o fez em quatro grandes pilares: Vida de oração e devoção; Comunhão de vida em fraternidade; Vida de Minoridade e Pobreza; e Vida em Missão na Igreja”, indicou.

Frei César lembrou que hoje vivemos um tempo que não valoriza e nem permite a vivência dos valores destes quatro pilares. “Por isso, também hoje os ventos são contrários e podem nos cansar durante o trajeto. Por isso, a tarefa de conversão não é apenas para o Noviciado. Deve durar a vida toda!”, enfatizou.

Para o Ministro Provincial, o noviciado é o tempo de iniciação, de experimentar, de travar uma grande batalha consigo mesmo, para, como Francisco dizia nas Admoestações, vencer o próprio eu. “Poderíamos dizer, então, que para realizar este trabalho, um caminho bem franciscano é o do encontro: encontro com Deus – Deus que é o amor; encontro com os irmãos – o amor de Deus realizado entre nós; o encontro consigo mesmo – com a nossa essência mais profunda e verdadeira para tornarmos canais deste amor”, admoestou. Frei César lembrou que na sua Regra, São Francisco pede que os irmãos, movidos por inspiração divina e que querem virem ter conosco, sejam recebidos benignamente. “E, em seu Testamento, nos diz que os irmãos são dados para Deus para nos ajudar a compreender a revelação de sua vontade”.

Um dos momentos belos desta celebração foi a vestição do hábito franciscano que os candidatos receberam das mãos do Ministro Provincial e do mestre Frei Rodrigo da Silva Santos. O hábito é o símbolo da penitência e da Cruz de Nosso Senhor. O Ministro Provincial abençoou os hábitos e entregou a cada um dos noviços, que se vestiram na igreja mesmo com a ajuda de seus confrades: “Que a Mãe Imaculada proteja e acompanhe cada um de vocês neste caminho hoje iniciado, de serem revestidos com as vestes da provação, não os panos destes hábitos, mas os sentimentos e valores de Cristo”, pediu. Frei César, então, chamou todos os seus confrades para abraçar os noviços como um gesto de acolhida.

A Fraternidade do Noviciado, os noviços e o Ministro Provincial

No final deste ano, esses noviços estarão aptos para fazerem a Primeira Profissão na Ordem Franciscana. No hábito que agora vestem, o cordão ainda não tem os três nós, que simbolizam os conselhos evangélicos (obediência, pobreza e castidade). Esse hábito é temporário e eles ganharão o definitivo na Primeira Profissão, quando concluírem este tempo de provação.

Frei César também convidou à comunhão com os irmãos que serão recebidos no Noviciado da Fundação Imaculada Mãe de Deus em Angola no dia 11. Serão 27 jovens ingressando na vida religiosa e, ao todo, na Província da Imaculada serão 34. “É muita graça de Deus para o Ano da Graça. Mesmo distantes geograficamente, peço que cultivem proximidade afetiva e orante”, pediu.

No final, os noviços assinaram o livro das atas de Admissão ao Noviciado da Ordem dos Frades Menores.

No alto, da direita para esquerda: Frei Gabriel Paz, Frei Vinicius, Frei Gilberto e Frei Bruno Dias: abaixo: Frei Fábio, Frei Fernando e Frei Bruno Almeida. 

Comunicação da Província da Imaculada Conceição


VEJA MAIS IMAGENS DA ADMISSÃO DOS NOVIÇOS