Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Canga Manuel: A primeira experiência de Capítulo Provincial

26/11/2021

Entrevistas, Notícias

Da Fundação Imaculada Conceição Mãe de Deus, vieram de Angola para participar do Capítulo Provincial o presidente da Fundação, Frei António Zovo Baza; o guardião da Fraternidade São Francisco de Assis, Frei José Morais Cambolo; o diácono Canga Manuel Mazoa, além dos frades missionários brasileiros: Frei André Luiz Henriques, guardião da Fraternidade do Seminário Monte Alverne e conselheiro; Frei Evair Bueno de Carvalho, guardião da Fraternidade do Noviciado de Quibala e conselheiro e Frei André Gurzynski, guardião da Fraternidade São Damião.

 Frei Canga será ordenado presbítero no dia 15 de janeiro de 2022, às 9h30, no Kimbo São Francisco, em Luanda, pela imposição das mãos de Dom Filomeno do Nascimento, Arcebispo de Luanda. Pela primeira vez, Canga está participando do Capítulo Provincial. Para ele, está sendo uma experiência nova e muito gratificante. “Estou gostando muito da experiência fraterna de como está sendo celebrado o Capítulo. Muitos frades vindos de realidades diferentes, mas com o mesmo sonho de fazer comunhão, partilhar a vida e depois serem enviados em missão, testemunhando a Boa Nova do Reino no estilo de São Francisco de Assis”, avalia Frei Canga.

 Com Frei Canga, no mesmo dia e hora, serão ordenados mais dois frades angolanos: Frei Santana Sebastião Cafunda e Frei Mario Pelu.

Conheça mais Frei Manuel nesta entrevista.

Site Franciscanos – Como está sendo sua experiência como vice-orientador no Seminário de Malange?

Frei Canga – Uma experiência surpreendente que destaco em três pontos: O primeiro, convivência mais intensa com os confrades que já encontrei no Seminário, respectivamente: Frei Ermelindo, colega de turma do Noviciado; e Frei André Luiz Henriques, que já convivemos durante um ano no tempo da Filosofia no Palanka, Luanda. O segundo, gratuidade. Oportunidade de restituir com amor e criatividade tudo que me foi dado com muito carinho ao longo do processo da formação inicial. E o terceiro, a chance de ser irmão com os seminaristas: aprender que a formação é mais do que transmitir conteúdo. Formação é tudo: é presença, convivência, silêncio, oração e trabalho. É ser irmão. É aprender ensinando, segundo a perspectiva da partilha de dons.

Site Franciscanos – Como a pandemia mexeu com o Ensino Médio e o ensino religioso na Fundação?

Frei Canga – Antes da pandemia se sabia que o ano civil, o ano acadêmico e o ano litúrgico estariam terminando em novembro e dezembro. Era tão natural. Com isso, exigiu readaptação física, psicológica de todos e repensar a formação de modo a garantir o funcionamento normal do Seminário e de outras etapas de formação. Por exemplo, as admissões dos candidatos que aconteciam regularmente no início do ano, agora acontecem a partir do meio do ano para frente.

Site Franciscanos – Quantos alunos tem o Seminário Monte Alverne de Malange.

Frei Canga – Neste ano, temos 50 e poucos alunos, sendo a maior parte seminaristas que estudam no Seminário Monte Alverne e se preparam para serem frades da Fundação, além de alguns externos que fazem o Ensino Médio na Escola Santo Antônio.

Site Franciscanos – Como foi a sua adaptação no retorno à Fundação depois da Teologia?

Frei Canga – A adaptação foi rápida, mas desafiante. Rápida porque eu sou natural de Angola e conheço, de alguma forma, esta realidade e também convivi com todos os confrades que atualmente estão lá. Desafiante porque apesar de voltar mais preparado e com mais experiência, encontrei grandes desafios, como a reanimação das várias frentes de missão em tempos de pandemia, custo de vida alto e aumento de pessoas vulneráveis. Tudo isso ajudou a entender que a consolidação da teologia se dá na prática.

Site Franciscanos – Como está a Fundação em termos de vocações?

Frei Canga – Vocacionalmente segue vigorosa. Deus tem realmente nos abençoado com muitas vocações e com um nível aceitável de perseverança. Isso pede mais responsabilidade da parte de todos, de modo a continuar formando com qualidade e solidez o frade que nós desejamos a fim de responder aos desafios da Ordem e da Igreja.

Site Franciscanos – Há espaço no mundo de hoje para o carisma franciscano?

Frei Canga – Felizmente nosso carisma continua sendo atual, atuante e profético, na Igreja e no mundo. Atualmente, onde a bandeira mais levantada e suscitada é a ‘eulatria’, a sacralização do eu, de alguma forma o carisma franciscano – hoje muito divulgado e querido pelo Papa Francisco -, pode ser uma proposta de saída do autorreferenciamento para o reencontro daquilo que sempre fomos: alteridade, ou melhor, existir para o outro. Na compreensão de que todos somos irmãos, teias de relações e nunca ilhas.

Site Franciscanos – Que mensagem deixaria para quem quer seguir os passos de Francisco e Clara?

Frei Canga – Francisco e Clara são modelos seguros e comprováveis que nos levam a Cristo. Porém, não a qualquer Cristo, mas àquele Cristo pobre, humilde e crucificado. Pobre porque nos abre para o Deus da vida; humilde porque nos leva ao encontro da nossa verdadeira essência, o humus (terra); e crucificado, porque nos abre aos outros. Portanto, ser franciscano é um caminho de felicidade, construído todo dia na relação saudável com Deus, com os irmãos e com a criação.

CONHECENDO CANGA MANUEL MAZOA

Site Franciscanos – Fale um pouco de sua família.

Frei Canga – Sou natural de Kwanza Norte, Ndalatando, onde nasci no dia 23 de março de 1993. Filho de Manuel Canga Mazoa e Domingas Francisco João, tenho dois irmãos: Malamba e Lemos. Venho de uma família de orientação católica. O meu pai foi engenheiro e professor e minha mãe bancária.

Site Franciscanos – Quando se deu o discernimento vocacional?

Frei Canga – Difícil dizer quando começou, mas até onde tenho consciência foi em uma das conversas que tive com minha avó. Ela me disse que tinha um tio no seminário diocesano da minha cidade. E surgiu a curiosidade de saber o que era o seminário e como era a vida dos que moravam nele. Acho que é daí que a semente da vocação começou a ser despertada e mais tarde veio a oportunidade de aprofundar com os Frades Menores.

Site Franciscanos – E como conheceu os Frades Menores?

Frei Canga – Eu conheci os Frades Menores através da minha avó, que me fez o convite de conhecer as Irmãs Clarissas do Kimbo São Francisco, no Palanca. Até aqui não conhecia nada sobre os franciscanos. Após a celebração no Mosteiro das Clarissas, a minha avó me desafiou a contar todos os meus sonhos, desejos, a qualquer irmã Clarissa, pois julgava ela que as Clarissas falavam face a face com Deus. Tinham o celular de Deus e a qualquer momento podiam fazer chegar os meus sonhos até Ele e vê-los realizados o mais rápido possível. Fui apressadamente falar com as irmãs e daí acabei conhecendo o outro lado do carisma franciscano, os Frades Menores. As irmãs disseram que lá era apenas um mosteiro feminino, mas que se eu fosse do outro lado do quintal, poderia falar com os frades. Então, tive a oportunidade de conversar com Frei Afonso Katchekele e Frei Laerte de Faria dos Santos. A partir daí, fiz a preparação vocacional e, em 2008, ingressei no Seminário Monte Alverne, Malange, onde hoje sou vice-orientador.

Site Franciscanos – Então, sua ordenação será um momento feliz para sua avó?

Frei Canga – Infelizmente, minha santa vovozinha faleceu tem um mês, ela que muito desejou e esperou por este momento, não poderá estar presencialmente, mas acredito que lá do céu ela estará me acompanhando, cantando e entoando hinos de louvor e ação de graças.

Site Franciscanos – Por que escolheu a vida religiosa franciscana?

Frei Canga – Os frades me acolheram muito bem quando fui pela primeira vez bater à porta deles.

Site Franciscanos –  Como se define Canga Manuel Mazoa?

Frei Canga – Alegre e apaixonado pela vida. Eu gosto de viver e vivo com alegria e intensidade todos os instantes da minha vida. Até os momentos tristes eu procuro celebrá-los, na perspectiva de que, no final, eles terão um desdobramento feliz.


Equipe de Comunicação do Capítulo: Frei Augusto Gabriel, Frei Clauzemir Makximovitz, Frei Gabriel Dellandrea, Frei Alan Leal de Mattos e Moacir Beggo.