Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Abel celebra 100 anos

19/07/2021

Notícias

Mais um frade marca hoje o seu nome na história da Província Franciscana da Imaculada. Frei Abel Schneider é o segundo frade a completar 100 de anos de vida na história da Província (o primeiro foi Frei Olavo Seifert, que fez 100 anos no dia 4 de agosto de 2019. Ele faleceu no dia 9 de janeiro deste ano).

Em uma entrevista a Frei Augusto Luiz Gabriel, em 2018, ele afirmava que estava pronto para chegar aos 100 anos. Este momento histórico na sua vida e na da Província será celebrado pela Fraternidade do Noviciado de Rodeio, sem a presença do aniversariante.  Frei Abel, contudo, não tem passado bem e está internado no Hospital de Rodeio

Desde 2001, Frei Abel reside no Noviciado São José de Rodeio (SC). Atualmente apresenta algumas dificuldades de locomoção e, por isso, os noviços se revezam e oferecem ao sênior da casa um cuidado especial.

Segundo ele, a fórmula para ser um bom frade menor é ser fiel ao ideal de vida. “Eu quero ser isso, então persisto. Esta é a fórmula”, ensina.

Frei Abel é natural de Selbach (RS), onde nasceu no dia 19 de julho de 1921. Ingressou na Ordem dos Frades Menores no dia 14 de dezembro de 1946. Segundo ele, desde criança queria ser padre. “Para a minha surpresa, meu pai gostou muito da minha decisão e me encaminhou para os franciscanos. A paróquia onde morávamos era dos frades; hoje não é mais. Em Selbach, no Rio Grande do Sul, havia muitos seminaristas, companheiros que eu conhecia e outros que não conhecia, mas quase todos diocesanos da Diocese de Santa Maria. Então, pensei: vou lá para Santa Maria! Pensei que era a mesma coisa. Mas o pai me fez mudar de ideia e disse: não, você vai para os Franciscanos! Eu aceitei. No seminário, a gente aprendeu o que era ser franciscano e como ser frade menor. Neste tempo, tinha 13 anos e ingressei na etapa do fundamental. Mas aprendi pouca coisa, pois em casa só falávamos alemão. Fui para o seminário sem saber o português”, recorda.

Frei Abel fez a profissão solene no dia 18 de dezembro de 1950 e foi ordenado sacerdote no dia 1° de julho de 1954.
Na entrevista que deu a Frei Augusto, diz que a fidelidade ao ideal é a fórmula para ser um bom frade menor. “Ser firme e convicto: eu quero ser isso, então persisto! Essa é a fórmula. Não se pode ficar na indecisão do ‘vou não vou, não vou, vou, não vou…’. Decida e seja firme! É claro que vai esbarrar em dificuldades, obstáculos, mas isso se encontra em qualquer situação de vida. Por isso é importante ter bem claro à nossa frente o que queremos”, ensina.

Para ele não há segredo na longevidade: “A vida é um dom que Deus dá a cada criatura. Para uns, Deus deu a brevidade, para outros, a longevidade. Então, que cada um viva e respeite a vontade do Criador”.