Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Abel garante: está pronto para os 100 anos

13/08/2018

Entrevistas

Frei Augusto Luiz Gabriel

No dia 19 de julho, Frei Abel completou 97 anos e garante: está pronto para chegar aos 100 anos. Desde 2001, Frei Abel reside no Noviciado São José de Rodeio (SC). Atualmente apresenta algumas dificuldades de locomoção e, por isso, os noviços se revezam e oferecem ao sênior da casa um cuidado especial.

Segundo ele, a fórmula para ser um bom frade menor é ser fiel ao ideal de vida. “Eu quero ser isso, então persisto. Esta é a fórmula”, ensina.

Frei Abel Schneider é natural de Selbach (RS), onde nasceu no dia 19 de julho de 1921. Ingressou na Ordem dos Frades Menores no dia 14 de dezembro de 1946. Fez a profissão solene no dia 18 de dezembro de 1950 e foi ordenado sacerdote no dia 1° de julho de 1954. Acompanhe a entrevista!

Site Franciscanos – Como e quando se deu seu discernimento vocacional?

Frei Abel – Desde criança tive a ideia e apresentei ao meu pai. Para a minha surpresa, ele gostou muito e me encaminhou para os franciscanos. A paróquia onde morávamos era dos frades; hoje não é mais. Em Selbach, no Rio Grande do Sul, havia muitos seminaristas, companheiros que eu conhecia e outros que não conhecia, mas quase todos diocesanos da Diocese de Santa Maria. Então, pensei: vou lá para Santa Maria! Pensei que era a mesma coisa. Mas o pai me fez mudar de ideia e disse: não, você vai para os Franciscanos! Eu aceitei. No seminário, a gente aprendeu o que era ser franciscano e como ser frade menor. Neste tempo, tinha 13 anos e ingressei na etapa do fundamental. Mas aprendi pouca coisa, pois em casa só falávamos alemão. Fui para o seminário sem saber o português.

Site Franciscanos – Qual a fórmula para ser um bom frade menor?

Frei Abel – A fidelidade ao ideal. Ser firme e convicto: eu quero ser isso, então persisto! Essa é a fórmula. Não se pode ficar na indecisão do ‘vou não vou, não vou, vou, não vou…’. Decida e seja firme! É claro que vai esbarrar em dificuldades, obstáculos, mas isso se encontra em qualquer situação de vida. Por isso é importante ter bem claro à nossa frente o que queremos.

Site Franciscanos – Como é viver em fraternidade?

Frei Abel – Aceitar a si mesmo e corrigir os erros, buscar a perfeição sempre, fazer penitência, saber que a renúncia faz parte da vida consagrada para não perder o objetivo maior que é seguir Jesus e, com isso, ser fiel ao chamado, ao plano de Deus, à vocação que ele nos deu.

Site Franciscanos – Frei, em quantas fraternidades o sr. já morou?

Frei Abel – Ah, muitas! Acho que fui um dos mais transferidos da Província. E, aqui, em Rodeio, já são 17 anos. Passei também um ano fora, morando em Balneário Camboriú (SC)!

Site Franciscanos – Qual o segredo para a longevidade?

Frei Abel – Não há segredo nenhum. A vida é um dom que Deus dá a cada criatura. Para uns, Deus deu a brevidade, para outros, a longevidade. Então, que cada um viva e respeite a vontade do Criador.

Site Franciscanos – O que o sr. faria de novo e o que não faria nesta caminhada?

Frei Abel – Não faria nada de novo! É melhor continuar caminhando do que repetir, voltar para trás não permitirá com que cheguemos ao fim. Então, o que estava errado vou corrigir para o futuro ser melhor.

Site Franciscanos- Como o sr. acha que o mundo está hoje?

Frei Abel – Muito ruim! Porque depende do comportamento das pessoas e dos seus governos. O governo deveria orientar e dirigir a sociedade toda, mas segue os seus próprios interesses. Enquanto faltar a religião, a coisa não muda para melhor. Aí que está a nossa missão: anunciar o Evangelho perante isso tudo!

Site Franciscanos – O que o sr. diria para um jovem que quer entrar na Ordem Franciscana?

Frei Abel – Questione-se bastante. O que quero e por que quero entrar na Ordem? Aliás, isso é para toda e qualquer forma de vida.

Site Franciscanos – Como deve ser a vida de oração de um frade?

Frei Abel – Devota e piedosa. Ter a sua devoção e reverência para com Nosso Senhor Jesus Cristo e dialogar sempre com o Cristo no sacrário.

Site Franciscanos – São Francisco tem lugar no mundo de hoje?

Frei Abel – Tem e muito! Vejo que a vida e o pensamento dele têm muita aceitação!

Site Franciscanos – Quantos Papas o sr. conheceu em sua vida?

Frei Abel – Sete! Eu os reverencio todos. Mas gostei muito dos Pontificados de Pio XXII e João Paulo II.

Site Franciscanos – O que achou do Concílio Vaticano II?

Frei Abel – O Concílio Vaticano trouxe muita euforia entre o clero, isso me lembro bem! Depois, quando as reformas começaram a ser implementadas, muitos largaram a batina precipitadamente. As reformas foram feitas lentamente e deram muito certo.

Site Franciscanos – Sobre a Ordem o que diria?

Frei Abel – A Ordem é o nosso ideal para seguir a Palavra de Cristo. Sede santos como o nosso Pai é santo. Como ser santo? É uma boa pergunta! Então temos à nossa frente meios e caminhos para a santidade, que é a Ordem que São Francisco nos deixou. Nós o conhecemos e procuramos segui-lo. Tropeçamos muitas vezes, mas seguimos firmes, não olhando para trás.

Site Franciscanos – Para terminar, deixe uma mensagem aos seus confrades.

Frei Abel – Que sejam fiéis ao seu ideal e procurem viver a fidelidade. Viver com alegria, com esperança, para chegar à casa do Pai tendo muitos irmãos.