Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Fraternidade Santo Antônio recebe nova irmã na iniciação

25/11/2014

Notícias

820

Cláudio Santos, especial para este site

No mês dedicado a Santa Isabel da Hungria, padroeira a OFS, a Fraternidade Santo Antônio de Duque de Caxias, vinculada a Ordem Franciscana Secular (OFS) comemorou o ingresso de uma nova irmã na etapa inicial de formação. Logo pela manhã, na reunião mensal da fraternidade, todos participaram do rito de iniciação no qual o postulante formula seu pedido de ingresso na fraternidade. A singeleza do rito emocionou a iniciante Ana Maria dos Santos e a todos que acompanham o itinerário vocacional da irmã que foi admitida na fraternidade.

01O pedido de ingresso no período de iniciação foi aceito com grande alegria pela ministra Aline Milani Romeiro, representando o conselho local, pelos formadores, pelo assistente espiritual da fraternidade, irmã Maria Madalena Martins, da Congregação das Irmãs Franciscanas de Dillingen, e por todos os irmãos presentes que testemunharam o desejo dessa irmã em viver e seguir o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo seguindo os passos de São Francisco de Assis no seu estado secular.

A fraternidade agradece a Deus pelas vocações dessa irmão que é um verdadeiro presente dado pelo Senhor, como nos diz São Francisco. Pedimos a graça da perseverança de todos os irmãos que, hoje, estão na etapa de iniciação para o seguimento do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo na forma de vida inspirada por São Francisco de Assis.

Breve histórico da Ordem Franciscana Secular

A Ordem dos Frades Menores (OFM) nasceu em 1210, e a Ordem de Santa Clara (as Clarissas), em 1212. Foi também nessa época que nasceu a Ordem Franciscana Secular (OFS), tendo como ideal viver o Evangelho em todos os lugares onde se encontravam. Homens e mulheres, casados e solteiros, em meio às famílias, buscando viver o mesmo ideal que tanto atraiu Francisco de Assis. A Ordem foi aprovada pelo Papa Honório III em 1221. Luquésio e Buonadona são considerados os primeiros franciscanos seculares que, segundo a tradição, foi o primeiro casal que São Francisco aceitou na Ordem Secular daquele tempo.

Hoje, mais do que nunca, os Franciscanos Seculares sentem-se comprometidos a viver o Evangelho cada dia e em toda circunstância, segundo a própria vocação e os dons recebidos. A OFS apresenta-se como uma experiência de vida cristã, partilhada por mulheres e homens sem discriminação, sendo hoje um verdadeiro exército franciscano de Deus espalhado por todo o mundo.

“A Ordem Franciscana Secular é a mais antiga forma de organização de Leigos que, guiados pela Igreja, unidos em fraternidade e inspirando-se no ideal de São Francisco de Assis, se empenham em testemunhar com a vida o Evangelho de Jesus Cristo e se dedicam ao apostolado no estado laical”. (São João Paulo II)