Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Fraternidade Santo Antônio realiza retiro espiritual e recebe novos irmãos

26/11/2015

Notícias

CAM820

O último domingo foi marcado pelo aprofundamento da espiritualidade franciscana e dos laços fraternos durante o retiro anual realizado pela Fraternidade Franciscana Santo Antônio de Duque de Caxias, vinculada à Ordem Franciscana Secular do Brasil. O retiro, que teve como tema, ‘Espiritualidade e Vivência Franciscana na Ordem Franciscana Secular’, foi realizado no Colégio Santo Antônio, da Congregação das Irmãs Franciscanas de Dilingen, Centro de Duque de Caxias (RJ).

Na parte da manhã, a ministra local, Aline Milani, apresentou aos irmãos a Ordem Franciscana Secular enquanto família espiritual suscitada pelo Espírito Santo, na Igreja, através de São Francisco e de Santa Clara de Assis que há mais de 800 anos deixaram um manancial de espiritualidade cujo frescor e vigor permanecem até os nossos dias. Durante sua exposição, a ministra salientou aspectos do carisma franciscano secular e o desejo de um laicato maduro na Igreja e no mundo e apresentou os principais documentos da ordem e sua organização nos diferentes níveis.

Breve história da Ordem Franciscana Secular

A Ordem dos Frades Menores (OFM) nasceu em 1210, e a Ordem de Santa Clara (as Clarissas), em 1212. Foi também nessa época que nasceu a Ordem Franciscana Secular (OFS), tendo como ideal viver o Evangelho em todos os lugares onde se encontravam. Homens e mulheres, casados e solteiros, em meio às famílias, buscando viver o mesmo ideal que tanto atraiu Francisco de Assis. A Ordem foi aprovada pelo Papa Honório III em 1221. Luquésio e Buonadona são considerados os primeiros franciscanos seculares pois, segundo a tradição, esse foi o primeiro casal que São Francisco aceitou na Ordem Secular daquele tempo.
Hoje, mais do que nunca, os Franciscanos Seculares sentem-se comprometidos a viver o Evangelho cada dia e em toda circunstância, segundo a própria vocação e os dons recebidos. A OFS apresenta-se como uma experiência de vida cristã, partilhada por mulheres e homens sem discriminação, sendo hoje um verdadeiro exército franciscano de Deus espalhado por todo o mundo.
“A Ordem Franciscana Secular é a mais antiga forma de organização de Leigos que, guiados pela Igreja, unidos em fraternidade e inspirando-se no ideal de São Francisco de Assis, se empenham em testemunhar com a vida o Evangelho de Jesus Cristo e se dedicam ao apostolado no estado laical”. (São João Paulo II)

Ainda na parte da manhã, a vice-ministra local, Isabel Galdino projetou o vídeo de apresentação da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016, que irá debater com a sociedade questões do saneamento básico, a fim de garantir desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida aos cidadãos. O tema escolhido é “Casa Comum, nossa responsabilidade” e o lema “Quero ver o direito brotar como fonte, e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,24). A proposta está em sintonia com a Encíclica “Laudato Si (do italiano, ‘Louvado Seja’): sobre o cuidado da casa comum”, do Papa Francisco. De caráter ecumênico, a campanha será realizada em parceria entre a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), com o apoio da Misereor, obra episcopal da Igreja Católica da Alemanha para a cooperação e o desenvolvimento, e que há mais de 50 anos está comprometida com a luta contra a pobreza na África, Ásia e América Latina.

Na seqüência de sua exposição, a vice-ministra fez uma apresentação da Encíclica, lançada pelo Santo Padre no dia 18 de junho. É o primeiro documento escrito integralmente por ele, que buscou inspiração nas meditações de São Francisco de Assis, Patrono da Ecologia.

Segundo Isabel Galdino, o texto aborda a ecologia humana e o clima, no qual são citados os problemas e desafios da preservação e prevenção, aspectos de proteção à Criação e questões como a fome no mundo, pobreza, globalização, padrões de consumo e escassez.

Em um dos trechos da Encíclica, Francisco afirma: “A violência, que está no coração humano ferido pelo pecado, vislumbra-se nos sintomas de doença que notamos no solo, na água, no ar e nos seres vivos. Por isso, entre os pobres mais abandonados e maltratados, conta-se a nossa terra oprimida e devastada, que ‘geme e sofre as dores do parto (Rm 8,22)”.

Finalizando as atividades da manhã, os franciscanos seculares e as religiosas celebraram juntos a ‘Solenidade de Cristo Rei do Universo’, presidida pelo padre Renato Gentile, pároco da Catedral Santo Antônio. Em sua homilia padre Renato destacou que o reinado de Cristo está firmado sob a integridade, a justiça e no serviço radical até a morte de cruz, na revelação de seu amor incondicional por toda a humanidade. O sacerdote se alegrou em ver o crescimento da fraternidade local e o reto propósito de seguir o Santo Evangelho tendo São Francisco de Assis como santo inspirador.

Na parte da tarde, os irmãos se reuniram para celebrar os ritos de ingresso na etapa de iniciação e de passagem para a etapa de formação, cuja singeleza emocionou a todos que acompanham o itinerário vocacional dos irmãos. Para a admissão ao período de iniciação, foram aceitos os pedidos das irmãs Maria Aparecida e Rosângela Pereira. E ao tempo de formação, foram admitidos casal Alcicleia Gomes e Marcelo Sanuto e as irmãs Ana Maria dos Santos e Solange Santos. Os pedidos foram aceitos com grande alegria pela ministra local Aline Milani, represente do conselho local, e na presença da mestra de formação, Maria Aparecida; da assistente espiritual Ir. Maria Madalena Martins, da Congregação das Irmãs Franciscanas de Dillingen; e de todos os irmãos que testemunharam o desejo desses irmãos e irmãs – que também atuam na Pastoral do Povo da Rua – em viver e seguir o Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, no seu estado secular, na Ordem Franciscana Secular.

A Fraternidade Santo Antônio agradece a Deus pelas vocações desses irmãos que são verdadeiros presentes dados pelo Senhor, como nos diz São Francisco. Peçamos a graça da perseverança no seu seguimento do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, na forma de vida inspirada por São Francisco e Santa Clara de Assis.


Comunicação da OFS de Duque de Caxias