Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Fraternidade Nossa Senhora das Graças celebra 30 anos de vida fraterna

06/11/2013

Notícias

ofsLouvor e ação de graças deram a tônica da celebração do 30º aniversário de fundação da Fraternidade Franciscana Secular Nossa Senhora das Graças, de São Gonçalo (RJ). A festa foi abrilhantada pela presença marcante da comunidade local e das fraternidades do Regional Sudeste II presentes no evento.

A celebração foi presidida pelo Frei Edcarlos Mário Hoffman, OFMCap, pelo assistente local, Frei José Soares, OFMCap, e pelo diácono permanente Carlos Alberto. Em sua homilia, Frei Edcarlos manifestou sua alegria de celebrar esse singular momento da história da fraternidade, destacando que os irmãos devem viver a fé dando testemunho da própria vida como irmão e tendo como referencial de partida o próprio Cristo que teve São Francisco como perfeito imitador.

Frei Edcarlos rememorou os momentos em que foi assistente da fraternidade e confessou que se sentia bem acolhido pelos irmãos e destacou que a vida fraterna se dá, sobretudo, no cotidiano, quando se vive momentos de grande alegria ou de dificuldade.

Finalizando sua homilia, exortou os irmãos a se deixarem contagiar pelo ideal de São Francisco dando testemunho, num mundo marcado pelo egoísmo, de que somos irmãos menores na Igreja e na sociedade. O Frei destacou que é importante que cada irmão vença a si mesmo para viver intensamente a partilha, a solidariedade e a amizade como irmãos, rogando que a fraternidade abra o nosso espírito e coração para um testemunho cristão e franciscano.

A ministra local da fraternidade, Vilma Aguiar, agradeceu a todos pela presença e homenageou as irmãs fundadoras da fraternidade presentes e recordou, em especial, a inspiração dada por Frei Roberto Nunes, OFMCap, que semeou no coração dos irmãos o desejo de fundar uma fraternidade em São Gonçalo, erigida em 30 de outubro de 1983.

Como expressão da vida fraterna, o casal Hélio Gouvea e Admara Titonelli celebraram seus 9 anos de casamento, renovando a união matrimonial com a bênção das alianças. A celebração foi encerrada com a bênção de São Francisco e o entusiasmo dos fiéis que fizeram votos de que a Fraternidade Nossa Senhora das Graças continue a produzir muitos frutos para a honra e glória do Altíssimo.

Após a celebração, a fraternidade brindou a todos com uma festa marcada pela grande hospitalidade e singela de coração. Os visitantes também puderam conhecer um pouco mais da história da fraternidade com o mural rico em fotos e ambientado com símbolos franciscanos que tornou viva a memória da história da fraternidade.

Outro destaque é a belíssima arquitetura do templo e os lindíssimos afrescos que ornamentam sua nave e abóbada ilustrando as aparições de Nossa Senhora a Santa Catarina Labouré, então uma noviça das Irmãs da Caridade em Paris, no século XIX. Foi a humilde noviça que Nossa Senhora pediu que fosse cunhada uma medalha para uso dos fiéis que logo se espalhou pelo mundo inteiro, derramando graças tão numerosas e extraordinárias que o povo, espontaneamente, passou a chamá-la: a medalha milagrosa.

ofs2Nossa Senhora das Graças e Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças são invocações especiais pelas quais é conhecida a Virgem Maria, também invocada com a mesma intenção sob o nome de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa.

Breve história da Ordem Franciscana Secular

A Ordem dos Frades Menores (OFM) nasceu em 1210, e a Ordem de Santa Clara (as Clarissas), em 1212. Foi também nessa época que nasceu a Ordem Franciscana Secular (OFS), tendo como ideal viver o Evangelho em todos os lugares onde se encontravam. Homens e mulheres, casados e solteiros, em meio às famílias, buscando viver o mesmo ideal que tanto atraiu Francisco de Assis. A Ordem foi aprovada pelo Papa Honório III em 1221. Luquésio e Buonadona são considerados os primeiros franciscanos seculares, pois, segundo a tradição, esse foi o primeiro casal que São Francisco aceitou na Ordem Secular daquele tempo.

Hoje, mais do que nunca, os Franciscanos Seculares sentem-se comprometidos a viver o Evangelho cada dia e em toda circunstância, segundo a própria vocação e os dons recebidos. A OFS apresenta-se como uma experiência de vida cristã, partilhada por mulheres e homens sem discriminação, sendo hoje um verdadeiro exército franciscano de Deus espalhado por todo o mundo.

“A Ordem Franciscana Secular é a mais antiga forma de organização de Leigos que, guiados pela Igreja, unidos em fraternidade e inspirando-se no ideal de São Francisco de Assis, se empenham em testemunhar com a vida o Evangelho de Jesus Cristo e se dedicam ao apostolado no estado laical”. (beato João Paulo II)