Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Fraternidade Apóstolo São Pedro comemora 70 anos de vida fraterna

06/11/2013

Notícias

ofs1A Fraternidade Apóstolo São Pedro, em Cavalcante (RJ), comemorou com grande alegria e emoção, a passagem de seu 70º aniversário de fundação. As comemorações foram prestigiadas pelas fraternidades do Regional Sudeste II da Ordem Franciscana Secular (OFS,) que celebraram juntas esse importante momento da vida fraterna.

Os setenta anos da fraternidade é uma prova inconteste da força e do vigor carisma franciscano presente no mundo e, em especial, no Regional Sudeste II. A celebração foi presidida pelo Assistente Nacional da OFS, Frei Almir Ribeiro Guimarães, OFM, e concelebrada pelo pároco da Paróquia Padre Ludendorfs Cohen Couto, e pelo diácono permanente Luiz Francisco Costa. Em sua homilia, Frei Almir destacou a importância da gratidão a Deus por todas as graças que nos oferece e a gratidão aos irmãos como forma de reconhecimento da importância da vida em fraternidade, expressas na amizade e na alegria do encontro.

A fraternidade exibiu um vídeo com as fotos de momentos marcantes da vida fraterna fazendo memória dos irmãos já falecidos que ajudaram a construir sua história de seguimento ao Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo os passos de São Francisco. Após a exibição, Frei Almir convidou os irmãos da fraternidade a renovarem suas profissões diante da assembleia como gesto de compromisso e de fidelidade ao Evangelho e à Regra e Vida de São Francisco.

No final da celebração, Frei Almir Ribeiro desejou longevidade à fraternidade para que também se revigore com novas vocações e continue a produzir muitos frutos para honra e glória de Nosso Senhor Jesus Cristo. A celebração foi encerrada com a bênção de São Francisco e o entusiasmo dos fiéis que bradaram seu amor e devoção a São Francisco de Assis.

ofs2Após a celebração, os presentes foram recepcionados com grande hospitalidade e singela de coração. O ministro local da fraternidade, Júlio Nobre, agradeceu a todos pela presença, homenageando os irmãos e paroquianos benfeitores da fraternidade. Os visitantes também puderam conhecer a Paróquia Apóstolo São Pedro, fundada pelos frades holandeses da Província Santa Cruz, de Minas Gerais, que no início do século XX, que marcaram de forma indelével a presença franciscana no subúrbio da Cidade do Rio de Janeiro.

Breve história da Ordem Franciscana Secular

A Ordem dos Frades Menores (OFM) nasceu em 1210, e a Ordem de Santa Clara (as Clarissas), em 1212. Foi também nessa época que nasceu a Ordem Franciscana Secular (OFS), tendo como ideal viver o Evangelho em todos os lugares onde se encontravam. Homens e mulheres, casados e solteiros, em meio às famílias, buscando viver o mesmo ideal que tanto atraiu Francisco de Assis. A Ordem foi aprovada pelo Papa Honório III em 1221. Luquésio e Buonadona são considerados os primeiros franciscanos seculares, pois, segundo a tradição, esse foi o primeiro casal que São Francisco aceitou na Ordem Secular daquele tempo.

Hoje, mais do que nunca, os Franciscanos Seculares sentem-se comprometidos a viver o Evangelho cada dia e em toda circunstância, segundo a própria vocação e os dons recebidos. A OFS apresenta-se como uma experiência de vida cristã, partilhada por mulheres e homens sem discriminação, sendo hoje um verdadeiro exército franciscano de Deus espalhado por todo o mundo.

“A Ordem Franciscana Secular é a mais antiga forma de organização de Leigos que, guiados pela Igreja, unidos em fraternidade e inspirando-se no ideal de São Francisco de Assis, se empenham em testemunhar com a vida o Evangelho de Jesus Cristo e se dedicam ao apostolado no estado laical”. (beato João Paulo II)