Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“Francisco 1223 – Francisco 2013”. O Natal no Vaticano.

03/12/2013

Papa Francisco

napolitano

Cidade do Vaticano – “Francisco 1223 – Francisco 2013”. Este é o título escolhido para o presépio do primeiro Natal do Papa Bergoglio. Neste ano o Natal no Vaticano será enriquecido por um presépio napolitano, muito apreciado e amado em todo o mundo e que pela primeira vez, estará na Praça São Pedro.

O Presépio foi doado ao Cardeal Crescenzio Sepe, Arcebispo de Nápoles, que por sua vez decidiu homenagear o Papa Francisco. 16 pastores, vestidos com trajes típicos napolitanos do século XVIII, farão parte do cenário que evoca o nascimento do Menino Jesus, enquanto a paisagem representará um local tradicional da região da Campania italiana.

Os personagens do Presépio serão os seguintes: São José com a Virgem Maria e o Menino Jesus, um homem que toca flauta, os Reis Magos, dois homens (1 com capuz e um nobre oriental); um pobre; uma mulher idosa e uma cigana que se inclina diante do Menino Jesus; uma menina nobre acompanhada por uma jovem e uma criança.

As imagens terão a cabeça, as mãos e os pés em terracota policroma e os olhos em cristal; o corpo dos personagens será em ferro soldado e borracha, revestidos com tecidos típicos do século XVIII, confeccionados à mão e enriquecidos com acessórios tradicionais.

A área onde será ambientado o Presépio mede 7,00 x 12,00 metros, e 6,00 de altura. Os custos serão bancados por benfeitores, limitando o máximo possível os custos a cargo do Governatorato. O Presépio foi idealizado e realizado pelo mestre Antonio Cantone e pela loja Cantone & Costabile, especialistas em presépios do século XVIII.

No dia 6 de dezembro, por outro lado, chegará à Praça São Pedro a grande árvore de Natal vinda da Baviera, doada pela comunidade de Waldmunchen. O abeto de 25 metros, com 98 cm de base e pesando 7,2 toneladas, foi cortado na segunda-feira (02) e já está a caminho de Roma.

Após o desmanche da árvore, a madeira do tronco, como acontece há alguns anos, será utilizada para realizar pequenos objetos de uso cotidiano e brinquedos.

 A IGREJA TEM QUE SER ALEGRE

A Igreja tem que ser sempre alegre como Jesus. Esta a principal mensagem do Papa Francisco na missa desta terça-feira (3/12) na Capela da Casa de Santa Marta. Desenvolvendo a sua homilia a partir do binómio paz e alegria o Santo Padre refletiu sobre as leituras do dia. O profeta Isaías diz-nos que a paz leva-nos ao Messias. No Evangelho encontramos o coração alegre de Jesus:

“Nós pensamos sempre em Jesus quando pregava, quando curava, quando caminhava, andava pelas ruas, mesmo durante a Última Ceia… Mas não estamos muito habituados a pensar num Jesus sorridente, alegre. Jesus era cheio de alegria. Naquela intimidade com o seu Pai: ‘Exultou de alegria no Espírito Santo e louvou o Pai’. É precisamente o mistério interno de Jesus, aquela relação com o Pai no Espírito. É a sua alegria interna, a sua alegria interior que Ele nos dá.”

Jesus ama tanto o Pai que não pode falar d’Ele sem alegria. E esta é a verdadeira paz. A paz cristã é plena de alegria. Também assim deve ser a Sua Igreja: muito alegre – afirmou o Papa Francisco:

“Não se pode pensar uma Igreja sem alegria e a alegria da Igreja é mesmo isto: anunciar o nome de Jesus. Dizer: ‘Ele é o Senhor. O meu esposo é o Senhor. É Deus. Ele salva-nos, Ele caminha connosco’. E aquela é a alegria da Igreja, que nesta alegria de esposa torna-se mãe. Paulo VI dizia: a alegria da Igreja é precisamente evangelizar, andar em frente e falar do seu Esposo. E também transmitir esta alegria aos filhos que ela faz nascer, que ela faz crescer.”


Fonte: Rádio Vaticano