Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Acompanhe a série “A mística do presépio”

16/12/2020

Notícias

“O mistério da noite dos pastores de Belém expandiu nossas almas até tocar o próprio Deus.” Com esta afirmação de Frei Leandro Costa Santos, a TVFranciscanos da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, desde o dia 10 de dezembro de 2020, está produzindo a série “A mística do Presépio”.

Três pontos servem de base para esta série de nove episódios: a Carta Apostólica do Papa Francisco Admirabile signum (“O admirável sinal”), lançada em dezembro do ano passado, a espiritualidade franciscana da Encarnação do Menino Deus e o Presépio de Greccio (1223).

Segundo Frei Leandro, no episódio da apresentação da série, “os símbolos nascem do real e da fé e falam aos nossos corações”. O Papa Francisco, na Carta Apostólica exorta que o “Presépio é como um Evangelho vivo que transvaza das páginas da Sagrada Escritura. Ao mesmo tempo que contemplamos a representação do Natal, somos convidados a colocar-nos espiritualmente a caminho, atraídos pela humildade d’Aquele que Se fez homem a fim de Se encontrar com todo o homem, e a descobrir que nos ama tanto, que Se uniu a nós para podermos, também nós, unir-nos a Ele.” (AS 1).

A série convida ao público a refletir e rezar com os elementos do presépio, como: a preparação que a Liturgia da Igreja nos propõe para receber o Menino Deus no tempo do Advento; a manjedoura, local em que os animais se alimentam e que o Menino Deus foi colocado logo após o seu nascimento; natureza e todas as criaturas; a “Casa do Pão” e a gruta; as diferentes pessoas que compõem a cena; Maria que apresenta Jesus e José, o guardião da família; os anjos que anunciam a glória da Encarnação, e os pastores que O adoram; O Menino Deus que manifesta o mistério da vida, morte e ressurreição; a estrela que aponta para a Luz e guia os reis magos nesta missão.

Os episódios são exibidos de segunda a sexta-feira, desde o dia 10 de dezembro até o dia 25 de dezembro, às 13horas, pelo canal oficial do YouTube da Província da Imaculada: youtube.com/tvfranciscanos.

Assista e reze conosco.