Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Franciscanos partilham ‘iftar’ com muçulmanos

15/06/2018

Notícias

ramada_150618G

Jerusalém – Os frades da Custódia da Terra Santa convidaram um grupo de muçulmanos para compartilhar o iftar, o único momento do dia durante o mês de jejum do Ramadã em que os seguidores do islã podem se alimentar. O iftar aconteceu no dia 1º de junho no terraço de Casa Nova, seu centro de acolhida para os peregrinos em Jerusalém.
O Ramadã começou em 16 de maio e terminou em 14 de junho. No iftar é costume que os muçulmanos se reúnam para comer em grupo ao entardecer, depois da última oração do dia.
A organização e acolhida aos convidados muçulmanos ficou sob responsabilidade de Frei Ibrahim Faltas, diretor de Casa Nova.

“Acredito ser uma noite ideal do Ramadã. Diplomatas, políticos, governador de Jerusalém e representantes das várias Igrejas participaram”, disse o frade ao Christian Media Center.

“Este é um mês que reúne todos. Cada pessoa que veio aqui nesta noite estava com o coração e com o desejo de se encontrar”, expressou o frade franciscano.

Nesse sentido, o Custódio da Terra Santa, Frei Francesco Patton, destacou que esta cena é “um encontro importante, que representa uma extensão do encontro de São Francisco de Assis com o sultão em 1219”.

Por sua parte, o ministro de Negócios de Jerusalém-Palestina, Adnan Al-Husseini, manifestou que “é uma reunião comum, mas é muito importante que aconteça durante o Ramadã, no centro de Jerusalém, reunindo cristãos e muçulmanos. Pessoas que habitam esta terra, que desfrutam da companhia e das boas relações que as unem, dando uma mensagem única e compartilhada”.

Em mensagem divulgada por ocasião do Ramadã, os frades afirmaram que os gestos de caridade praticados pelos muçulmanos durante o Ramadã, é um convite para que todos façam o mesmo.  “Durante este mês e durante todo o ano, perguntemo-nos se temos fome e sede do Deus vivo (Allāh al-Ḥayy). Podemos estar especialmente atentos àqueles que no mundo têm fome e sede de comida e bebida. Comprometamo-nos a trabalhar juntos para alimentar aos famintos nas comunidades e nos países que compartilhamos como irmãos e irmãs e eliminemos as causas políticas, econômicas e ambientais da fome no mundo. Assim como o Senhor é o mais generoso (al-Karīm), sejamos generosos com todos aqueles com que compartilhamos o alento de Deus”, afirma a mensagem.

Esta não foi a primeira vez que os franciscanos compartilharam o iftar. Em 2017, convidaram um grupo de muçulmanos ao seu convento em Betânia. Foi organizado pela Associação Pró-Terra Santa (ATS) e por Mosaic Center de Jericó.

CONFIRA A MENSAGEM DOS FRANCISCANOS POR OCASIÃO DO RAMADÃ

Veja a reportagem: