Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Franciscanos fazem caminhada contra a intolerância religiosa

24/11/2014

Notícias

820

Cláudio Santos, especial para este site

No domingo (23), a Avenida Brigadeiro Lima e Silva, um das principais vias do Centro de Duque de Caxias, Baixada Fluminense do Rio de Janeiro foi tomada pela energia e fé de centenas de candomblecistas, católicos, umbandistas, espíritas, evangélicos, entre adeptos de outras matrizes religiosas.

 A mobilização teve como motivação a intolerância religiosa e crescente número de casos na cidade de manifestações de ofensas e ataques a templos de religiões de matriz africana. Através de cartazes, faixas e pronunciamentos, a manifestação repudiou toda forma de intolerância e preconceito, contribuindo para exaltar a riqueza e a diversidade cultural e de culto no país.

 O evento contou com a presença dos diáconos José Eduardo e Adison Gerôncio, representando a Diocese de Duque de Caxias, de irmãos da Fraternidade Santo Antônio, vinculada à Ordem Franciscana Secular do Brasil, da Juventude Franciscana (Jufra) e de católicos das paróquias da diocese. O Papa Francisco tem insistido em seus pronunciamentos para a necessidade de uma cultura de diálogo e de tolerância às diferenças para a construção de uma cultura de paz e de não violência.

 A caminhada foi promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), através da Coordenadoria Municipal de Políticas de Promoção de Igualdade Racial e Direitos Humanos, Individuais, Coletivos e Difusos (COMPPIRD), LGBT e do Conselho Municipal Contra a Intolerância Religiosa de Duque de Caxias (CMCIRDCD)