Convite para a 1ª Profissão Religiosa de Frei Luis Naldo
09/01/2026

Com o coração em festa e renovada esperança, a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil convida toda a comunidade, familiares e amigos para a celebração da Primeira Profissão Religiosa de Frei Luis Naldo Rodrigues da Conceição, OFM.
Após um intenso ano de deserto, oração e convivência no Noviciado, nosso irmão dará o seu primeiro “sim” público aos conselhos evangélicos, comprometendo-se a viver o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo à maneira de São Francisco de Assis.
“A vocação (deles) os ensina a permanecer no chão e a seguir as pegadas da humildade de Cristo” (Cel 109,9).
Unamo-nos em oração por Frei Luis Naldo, pedindo a Deus que fortaleça sua caminhada e confirme este “sim” generoso à vocação franciscana!
Anote em sua agenda:
Data: 16 de janeiro de 2026 (sexta-feira).
Horário: 9h.
Local: Noviciado Franciscano de Rodeio (Rodeio/SC).
Momento: A profissão ocorrerá durante a solene Celebração Eucarística.

Primeira Profissão dos Noviços: entrega e confirmação
A Primeira Profissão representa o comprometimento dos jovens frades com a vida voltada ao carisma de São Francisco de Assis, imitando sua humildade, simplicidade e amor a Deus e ao próximo. A partir dessa confirmação, eles iniciarão uma nova fase da jornada, marcada pelo serviço, oração, fraternidade e dedicação à missão.
Os votos públicos de viver sem nada de próprio, em castidade e obediência, consagrando-se plenamente à vida religiosa na Ordem Franciscana é um passo decisivo na caminhada vocacional.
Neste contexto, a primeira Profissão Religiosa é a inserção em um modo de Vida como Consagrado e, na prática, o nascimento do Frade Menor, que terá que, ao longo de sua vida, aprofundar, aprimorar, se conformar ao Cristo e continuamente buscar ser para Deus por meio do serviço aos irmãos vivendo em obediência, castidade e sem nada de próprio, testemunhando o Evangelho com sua vida.
Segundo a Ordem dos Frades Menores, o tempo da profissão temporária é o “período durante o qual se completa a formação para viver de modo mais pleno a vida própria da Ordem e melhor cumprir sua missão”. Na Ordem Franciscana, os votos temporários são renovados anualmente até o momento da profissão solene.
Por Guilherme Coutinho


