Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Franciscanos comemoram Jubileu de Rubi da unificação da OFS

06/02/2012

Notícias


Ficará na história do Regional Sudeste II (RJ/ES), da Ordem Franciscana Secular (OFS), a celebração realizada no último sábado, na Igreja de São Francisco da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência (RJ), em comemoração pela passagem dos 40 anos de unificação da OFS, que reuniu dezenas de fraternidades que exultaram de alegria e louvaram o Senhor pela graça da vocação franciscana secular.

A celebração presidida pelo frei Fernando Araújo, ofm, e concelebrada pelo frei Edcarlos Hoffman, ofmCap, que juntamente com os irmãos franciscanos seculares reconheceram a importância  de celebrar uma data de grande relevância para a história da OFS em todo o Brasil, cujo esforço deve permanecer na mente e nos corações de cada franciscano secular. Em sua homilia, Frei Fernando ressaltou que muito mais difícil do que ter unificado a OFS no Brasil é o esforço de manter esse vínculo diante de tantos problemas e desafios que se impõem no mundo de hoje e que precisam do empenho de cada irmão e irmã para que esse vínculo se fortaleça e continue a produzir muitos frutos.

No final da celebração, Frei Fernando Araújo realizou a bênção das alianças do casal Carlos Alberto Pinheiro e Valéria da Costa Pinheiro, ambos da Fraternidade da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, que felizes e na presença de familiares, amigos e irmãos comemoraram seus 40 anos de vida matrimonial.

A celebração também foi palco do lançado o CD “Celebrando Nossa História” que é fruto do I Festival de Músicas do Regional Sudeste II, realizado em 2010. O CD foi produzido para celebrar o Jubileu de Rubi da unificação da OFS. Durante o momento de Ação de Graças os presentes cantaram o hino ‘Nossa História’, especialmente composto para a celebração do jubileu e que resgata os momentos mais marcantes da unificação da OFS no Brasil e ainda traz outros cantos franciscanos inéditos de autoria dos irmãos seculares.

Antes do encerramento da celebração o Conselho Regional Sudeste II homenageou os irmãos Paulo Machado da Costa e Silva, Maria Natividade de Carvalho Gomes e Sylvio Vieira de Carvalho com a oferta de uma placa comemorativa como prova de gratidão aos irmãos franciscanos seculares artífices da unificação da OFS. A homenagem alegrou e emocionou a todos que na pessoa desses irmãos pode-se fazer memória de todos os irmãos vivos e falecidos que ajudaram a construir a história da OFS no Brasil.

A celebração foi encerrada com a solene bênção de São Francisco que contou com a presença do Guardião do Convento Santo Antônio, Frei Vitório Mazzuco.

Após a celebração, o Conselho Regional Sudeste II brindou os convidados com uma grande festa. Um dia inesquecível para a memória franciscana secular!

Louvemos e bendizemos o Senhor que entre nós faz maravilhas!

Breve histórico da unificação da OFS
O processo de unificação da OFS se iniciou a partir da convocação do Concílio Vaticano II, convocado pelo saudoso irmão franciscano secular e papa João XXIII, e continuada pelo também saudoso papa Paulo VI. A partir de então, começou a grande efervescência, o ‘aggiornamento’ que impulsionou o apostolado leigo na Igreja e no mundo. O Concílio transcorria em um período de grandes transformações e que exigia da Igreja respostas urgentes que requeriam também dos franciscanos seculares uma nova postura diante de tantos desafios que se impunham.
O desdobramento deste grande Concílio gerou muitos encontros e congressos, cujas palavras de ordem eram ‘voltar às fontes’. É desse período a realização do Congresso de Assis, realizado em 1969, no qual toda Família Franciscana esteve debruçada nessa árdua tarefa de manter o frescor e o vigor do carisma franciscano no mundo e que trouxeram grandes frutos, inclusive a nova Regra e Vida que nove anos depois receberíamos das mãos do Papa Paulo VI, em 24 de junho de 1978. Essa alteração visava ampliar a contribuição dos franciscanos seculares diante dos problemas sociais da época.

Nesse processo, atuou brilhantemente o nosso irmão Paulo Machado da Costa e Silva, que com muita habilidade, conseguiu ajudar no processo de construção de uma nova regra para os franciscanos seculares. O Congresso de Assis gerou as memoráveis moções de Assis, que segundo nosso querido frei Egberto Prangenberg, ofm, exprimiu o grande desejo da OFS pela unidade.

O desejo de unificação da OFS continuou sendo construído também no Brasil, culminando com a Assembléia Conjunta dos Conselhos Obedienciais (ofm, ofmCap. e ofmConv.), ocorrida no Convento Santo Antônio do Largo da Carioca (RJ), entre os dias 2 e 6 de fevereiro de 1972. A assembléia teve como principal objetivo transformar este Conselho Nacional Interobedencial em Conselho Nacional da Ordem Franciscana Secular.

Para o alcance da unificação, a atuação da irmã Maria Natividade de Carvalho Gomes foi de grande relevância, pois representava as fraternidades do ramo obediencial sob custódia dos frades menores Capuchinhos. A partir dessa histórica assembléia surgiu o primeiro Conselho Nacional da Ordem Franciscana do Brasil, tendo como primeiro ministro o irmão Paulo Machado e como vice-ministra a irmã Natividade.

Em 1973, após a assembléia seguinte, alguns novos irmãos vieram somar a esse esforço pela unificação e passaram a integrar o Conselho da OFS. A partir de então muito contribui para consolidar a unificação da OFS, a atuação do irmão Sylvio Vieira de Carvalho, representando as fraternidades do ramo obediencial sob custódia dos frades menores Conventuais.

Decorridos 40 anos, hoje colhemos os frutos plantados por esses três artífices que, juntamente com a valiosa contribuição dos irmãos menores das três obediências da Ordem dos Frades Menores, que muito nos honra com suas presenças e aqui fica registrado a nossa eterna gratidão a esses irmãos que permanecerão para sempre na história da Ordem Franciscana no Brasil.