Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Antenor está pronto para a Missão de Angola

20/12/2014

Notícias

Moacir Beggo

São Lourenço (MG) – O mineiro Frei Antenor Camilo Militão foi ordenado presbítero pelo bispo franciscano Dom Diamantino Prata de Carvalho, da Diocese de Campanha, neste sábado (20/12), às 10 horas, na Paróquia Santíssima Trindade, em São Lourenço, no Sul de Minas Gerais. O novo presbítero da Província da Imaculada Conceição agora já poderá realizar um sonho que vem acalentando há muito tempo: ser missionário na Missão Franciscana de Angola.

Frei Antenor é mais um vocacionado do grupo de jovens que foi preparado pelos frades franciscanos, entre eles o bispo Dom Diamantino, quando estiveram presentes na Paróquia São Lourenço desta cidade por cerca de 80 anos. Na celebração estavam reunidos mais dois filhos da terra: Frei Rodrigo da Silva Santos, que preparou a ordenação durante a semana e foi o comentarista da celebração, e Frei Marcos Prado dos Santos, ordenado presbítero recentemente por D. Diamantino.

meioAlém do Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel, confrades de Frei Antenor de toda a Província da Imaculada participaram da celebração, assim como sacerdotes e seminaristas da Diocese de Campanha. A Igreja no bairro de Nossa Senhora de Fátima ficou pequena para essa grande demonstração de carinho pelo ordenando, especialmente dos paroquianos de Amparo (SP) e Guaratinguetá (SP), que lotaram dois ônibus para participar da celebração. Isso porque, em Amparo, Frei Antenor residiu como diácono e atualmente reside no Seminário Frei Galvão de Guaratinguetá.

Frei Antenor teve ao seu lado, na procissão de entrada, a mãe Maria Cândida e o pai Eurico, que permaneceram com ele até ser chamado para perto do bispo, depois da liturgia da Palavra, quando teve início o rito da ordenação. Frei Fidêncio apresentou Frei Camilo e deu seu testemunho, em nome da Província da Imaculada e do povo de Deus, que ele “era considerado digno” para o ministério sacerdotal.

Na sua homilia, a seguir, Dom Diamantino partiu do evangelho da Anunciação (Lc 1,26-38) para falar do ‘sim’ generoso de Maria a Deus e do ‘sim’ que Frei Antenor estava dando como missionário. “Frei Antenor não se acomodou e se lança com coragem para  realizar a obra evangelizadora que Jesus nos legou”, disse D. Diamantino, confessando ao povo que ele, antes de ser nomeado bispo, iria para Angola como missionário. “Mas veio a nomeação e acabei adiando esse desejo”, contou o bispo franciscano, que espera ainda ser missionário na África, já que deixará a Diocese de Campanha quando completar 75 anos em 2015.

Após a homilia, o rito continuou com o propósito do eleito. Em seguida, foi cantada a Ladainha de todos os Santos, quando Frei Antenor prostrou-se, como sinal de sua total entrega a Deus. Veio, então, o momento central da ordenação com a imposição das mãos e a Prece de Ordenação.

pais

Frei Antenor ao lado dos pais

Na sequência, a última parte do rito: unção das mãos, vestição de Frei Antenor com a casula e a estola – ele teve a ajuda de Frei João Francisco, guardião da Fraternidade de Guaratinguetá, onde reside, e do Pe. Carlos – e a entrega do cálice e da patena. Num gesto fraterno, representando a acolhida do neo-sacerdote entre os presbíteros, Frei Antenor Camilo recebeu o abraço da paz de D. Diamantino, dos seus confrades e dos sacerdotes. Terminou assim o rito de ordenação e Frei Antenor passou a celebrar a Eucaristia pela primeira vez como presbítero.

AGRADECIMENTOS

Frei Fidêncio proporcionou um dos momentos mais emocionantes da celebração  ao pedir licença ao novo presbítero para ler um trecho da carta que recebeu dele falando do desejo de ser missionário em Angola: “Neste tempo de graça em preparação para o ministério sacerdotal, venho com muita confiança em Deus e com humildade pedir ao Senhor Ministro Provincial a graça de liberar-me, abençoar-me e enviar-me para as missões em terras angolanas. Confesso que é um desejo que carrego comigo há algum tempo”,revelou Frei Fidêncio.

meio1Segundo o Ministro Provincial, Frei Antenor ainda lhe escreveu: “Quero muito contribuir com a missão de Angola, porque sei e tenho plena convicção, não sou eu, pobre frade, que estaará contribuindo com a Missão de Angola, mas minha vocação é que vai ganhar muito e vai se enriquecer com essa nova experiência que Deus está me proporcionando”.

Ainda disse ao Ministro Provincial que sua motivação para ser missionário aconteceu quando ainda era estudante em Agudos e ouviu de um frade missionário a seguinte frase: “Não encontramos Deus na fartura, na abundância, mas encontramos o Senhor naqueles que são abandonados pela sociedade”.

Frei Fidêncio agradeceu carinhosamente aos pais pelo “irmão fraterno” que os frades ganhavam e também a seu confrade Dom Diamantino por ordenar Frei Antenor, ao pároco Pe. Ilídio Coelho, que acolheu os frades generosamente durante a preparação para a ordenação, e à comunidade de São Lourenço, sempre muito carinhosa com os frades.

Frei Antenor também agradeceu a todos pelo momento inesquecível que estava vivendo. No final, pediu ao povo que rezasse com ele um Pai Nosso e uma Ave Maria pela família, onde nascem as vocações religiosas.

A Primeira Missa de Frei Antenor será celebrada neste domingo, dia 21 de dezembro de 2014, às 9h30, na mesma Paróquia.