Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Franciscano recebe prêmio de Direitos Humanos na Lituânia

06/05/2019

Notícias

São Paulo (SP) – Na capital da Lituânia, na cidade de Vilnius, o trabalho de um franciscano foi reconhecido nacionalmente. No dia 28 de março de 2019, Frei Evaldas Darulis, da Ordem dos Frades Menores, recebeu o Prêmio Nacional para a Igualdade e Diversidade, organizado pelo Fórum de Igualdade e Diversidade do país. O prêmio é reconhecido como o “Oscar” dos Direitos Humanos.

Frei Evaldas Darulis, da Província de São Casimiro, é responsável pela criação do primeiro grupo de apoio a pessoas LGBT e familiares da Lituânia. Em entrevista ao site DELFI, o frade afirma que a ideia inicial era reunir os pais de pessoas LGBT para partilha de vida, troca de experiências e momentos de oração comum. Como não houve muita adesão, ele conta que então os paroquianos decidiram tornar o grupo aberto a todos que desejassem participar.

A Lituânia, país da Europa Oriental, que possui mais de 2 milhões e 800 mil habitantes, apresenta uma das taxas mais altas de suicídio no mundo, são 30 vítimas a cada 100 mil habitantes. Na entrevista, Frei Evaldas aponta que um dos fatores que levam os jovens a cometer suicídio é o fato de sentirem-se diferentes dos outros. “O que nos impede de entendê-los como seres humanos? Eles são obra de Deus, filhos amados de Deus. Em nossa espiritualidade franciscana, buscamos a paz. A guerra não é necessariamente armada, ela pode ser moral”, afirmou Frei Darulis.

Para o religioso, o único impedimento para uma pessoa não ser aceita na Igreja é a não-aceitação de Jesus Cristo. “O sacerdote, como espelho de Deus misericordioso, e a Igreja, devem estar abertos a todo homem, seja quem for”, apontou o frade ao site DELFI.

Com informação da Fraternitas nº 266 e DELFI.