Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frades se reúnem para elaborar o Plano Operacional das Frentes de Evangelização

14/04/2022

Notícias


Os frades que atuam nas cinco Frentes de Evangelização da Província da Imaculada Conceição começaram as reuniões, no começo de abril, tendo em vista a elaboração do Plano Operacional. Por meio de videoconferência, os frades da Frente da Comunicação foram os primeiros a se reunir, no dia 5 de abril. Depois vieram a Frente da Solidariedade com os Empobrecidos (6/4), a Frente das Paróquias, Santuários e Centros de Acolhimento (7/4) e a Frente da Educação (8/4). A Frente das Missões terá ainda o seu encontro.

Para o Ministro Provinicial, Frei Paulo Roberto Pereira, a integração crescente entre as frentes de evangelização deve ser um desafio abraçado por toda a Província neste triênio e para além dele.

De acordo com o Secretário para a Evangelização, Frei Gustavo Medella, o Plano operacional vai ser construído a partir do Plano de Evangelização, atualizado no último Capítulo Provincial (2021): “Nosso Plano acabou de ser revisto e atualizado. Optamos por não fazer um texto longo, pormenorizado, mas um texto curto, com poucos parágrafos que servissem como orientação geral, como um norte. O desafio agora é colocá-lo em prática no dia a dia da missão evangelizadora. Os planos operacionais de cada frente vêm justamente cumprir esta tarefa. Temos muito trabalho pela frente, mas com certeza bonitos frutos vão nascer a partir do empenho de cada um”, espera Frei Medella.

As prioridades do sexênio (2022-2027), também eleitas no Capítulo e contempladas no Plano, são as seguintes:
– Redescobrir o valor da Vida Fraterna;
– Consolidar a Animação Vocacional como responsabilidade permanente de cada frade e fraternidade;
– Reforçar a importância da Formação Inicial e Permanente dos frades;
-Definir a sinodalidade como dimensão transversal da vida Fraterna e da ação evangelizadora.

A partir deste primeiro encontro, as Frentes começaram a se programar para propor redigir e apresentar seus planos operacionais que devem ser apresentados até meados deste ano.