Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Aberto o Capítulo Provincial: “Nossa resposta é o amor a Deus e aos irmãos”

23/11/2021

Notícias

 Agudos (SP) – O Definidor e Visitador Geral da Ordem dos Frades Menores, Frei César Külkamp, abriu nesta terça-feira (23/11), durante a Celebração Eucarística, às 8 horas, no Seminário Santo Antônio de Agudos (SP), o Capítulo Provincial 2021 da Província Franciscana da Imaculada Conceição. Aos 111 frades capitulares exortou: “Ao chegarmos para mais um Capítulo somos convocados a nos libertarmos das amarras e pretensões do próprio “eu”, para sermos verdadeiramente frades menores. Pedimos a iluminação do Espírito Santo, nosso Ministro Geral, para escutarmos com o coração o que Senhor quer nos falar hoje”, disse. O Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel, foi o concelebrante com o diácono Frei Alan Leal de Mattos.

Segundo o Visitador, iniciar o Capítulo Provincial com a Celebração Eucarística é, antes de tudo, “reconhecer o primado daqu’Ele que nos chamou, nos sustenta na caminhada e nos envia para a missão, que é sempre d’Ele. E só reconhecemos tudo isto com os sentidos da fé. Nesta celebração queremos renovar nossa fé em Deus. Dele recebemos a vocação como um dom. Ele conduz a nossa história e a história desta Província Franciscana”.

Frei César continuou a reflexão, citando a passagem do Evangelho em que Jesus revela que o Paráclito ficará para sempre conosco. “Este espírito é amor. Se formos capazes de amar é porque somos habitados pelo Espírito de Cristo que é Amor. Um amor que não é estático, apegado ao passado, mas que vai ao encontro e olha para o futuro: é preciso evoluir, questionar-se, converter-se, partir em missão, comunicar a todos e a todas o Amor que quer ir além”, exortou.

Segundo ele, por esta ação do Espírito, a Trindade virá e fará morada em nós. “Ele nos ensinará todas as coisas e nos recordará a Palavra de Jesus. Esta Palavra, o Evangelho é o próprio Cristo feito semente lançada no terreno da nossa vida e da nossa história. Uma semente que anseia por germinar e crescer. Nossa resposta é o amor a Deus e aos irmãos”, indicou.

“Na Carta aos Romanos, capítulo 8, todo ele dedicado ao Espírito, São Paulo nos diz que a criação inteira geme e sofre, e nós também, como em dores de parto. A dor do parto é fortíssima, mas logo confortada pela nova vida. Por isso, nos convida à esperança, o sinal da nossa salvação. Ele também nos diz que o Espírito vem em socorro da nossa fraqueza. E quais são as nossas fraquezas?”, perguntou.

A DINÂMICA DO CAPÍTULO

Para o Visitador Geral, a dinâmica preparada para este Capítulo quer colocar os frades diante destas fraquezas. “Estamos diminuindo em número, perdendo irmãos, entregando casas. A sociedade vive uma secularização materialista. Os modelos de evangelização parecem pautados em sucessos personalistas ou no retorno a uma tradição conservadora e bitolada. Os modelos políticos são controversos e insensíveis aos mais pobres. Continuamos atravessando uma pandemia que já ceifou tantas vidas, mesmo entre nós, e com difíceis consequências sociais, econômicas e sanitárias. Vivemos o medo diante de tantas incertezas”, diagnosticou.

“Diante de tudo isso, temos tanto a pedir ao Pai para que venha em socorro de sua Igreja, de nossa Província”, ensinou, mas lembrando: “São Paulo nos recorda que não sabemos o que devemos pedir e que é o Espírito mesmo que intercede por nós. O que Deus reserva para nós vai além do nosso pedir e entender. O Espírito interpreta o que o coração da nossa Província, seus frades e participantes de sua missão, deseja e precisa. E aí está a vontade de Deus. E o que a misericórdia de Deus faz concorrer para o bem”, observou.

E concluiu: “A Mãe Imaculada acolheu este mistério de amor no seu ventre e soube dizer sim, faça-se em mim segundo a Vossa vontade! Ela é nosso modelo e nossa proteção. Acolhamos este Capítulo como dom da Santíssima Trindade, a perfeita comunidade que nos reúne como irmãos que querem sonhar juntos o sonho de Deus e partir para a missão em fraternidade. E tudo será novo porque o Espírito sopra onde quer e faz novas todas as coisas”, pediu.

SESSÃO DE ABERTURA

Depois da Oração inicial, Frei César, como presidente do Capítulo, conduziu a sessão de abertura e instalação desta assembleia dos frades. “Eu gostaria de destacar que o nosso Capítulo é sempre um evento da comunhão. Nós nos reunimos, como já refletimos na Celebração Eucarística, para, juntos, pedirmos iluminação e, nesse juntos, reforçar a nossa caminhada fraterna, o nosso espírito de fraternidade”, enfatizou o Visitador.

Segundo ele, o Capítulo, acolhido e determinado na Regra dos Frades Menores pelo próprio São Francisco, já é uma expressão dessa sinodalidade na Igreja. “Isso significa caminhar juntos. São Francisco queria que os frades viessem ao menos duas vezes por ano celebrar os capítulos nessa intenção de que a caminhada da Ordem fosse feita sempre em conjunto e abertos à ação do Espírito, que ele conduz e por isso que ele é chamado de verdadeiro Ministro Geral”, acrescentou.

Frei César falou da preparação do Capítulo que começou no ano passado e das dificuldades devido ao recrudescimento da pandemia no início do ano e que ainda estamos vivendo. Depois teve o Capítulo Geral, que mudou um pouco toda essa configuração. Mas para não mudar datas e a configuração, Frei César, que era o Ministro Provincial, foi nomeado Visitador e o Capítulo pôde ser inaugurado hoje.

Na sequência, às 10 horas, teve início ao dia formativo com o retiro e a assessoria do frade capuchinho gaúcho, Frei Luiz Carlos Susin, frade capuchinho, mestre e doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Ele é professor na PUCRS e na Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana – Estef, em Porto Alegre. Dentre suas obras, destaque para “Teologia para outro mundo possível” (Paulinas, 2006).


Equipe de Comunicação do Capítulo: Frei Augusto Gabriel, Frei Clauzemir Makximovitz, Frei Gabriel Dellandrea, Frei Alan Leal de Mattos e Moacir Beggo.