Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Plenários: um dia bastante dinâmico no Capítulo Provincial

26/11/2021

Notícias

Os trabalhos do Capítulo Provincial comumente são norteados por um “instrumento de trabalho”, um documento construído em sinodalidade durante o processo de preparação do Capítulo, fruto principalmente das consultas e reflexões das próprias Fraternidades e Regionais. Esse ano, o Relatório ao Capítulo absorveu essas contribuições e, na própria prestação de contas e autorreflexão, cada etapa já considerou também essas contribuições da Província, fazendo com que o próprio relatório se tornasse nosso instrumento de trabalho para o Capítulo.

Essa sexta-feira, 26, foi dedicada à continuidade dessa reflexão. Em um primeiro momento o plenário apresentou os frutos da reflexão do dia anterior, sobre os temas de Fraternidade, Contemplação, Secretariado da Formação e Estudos e Formação Permanente. Os temas próprios da nossa vida, fraternidade, contemplação e formação são sempre muito debatidos e despertam nos frades a urgência de continuar nesses temas. Os desafios da vida fraterna, casos de desanimação e falta de seriedade, não obnubilam a beleza e alegria de estarmos juntos. Afinal, viver em Fraternidade não é um acréscimo, é algo fundante para o franciscanismo. Somos frades porque vivemos juntos como irmãos. Ao mesmo tempo, nossa fraternidade é missionária, ou seja, em saída, liberta da autorreferencialidade, e também contemplativa, pois como religiosos precisamos ter consciência de que caminhamos ao lado do Senhor, que se nos revela misericordioso e amigo.

Na segunda parte da manhã tivemos a apresentação da Formação Inicial, pelo seu secretário, Frei Rodrigo, e do Serviço de Animação Vocacional, por Frei Diego. Iniciamos a tarde discutindo em grupo essas etapas e o que foi apresentado no Relatório, e no plenário o debate girou em torno do nosso compromisso enquanto frades no testemunho de vida, autonomia e responsabilidade no processo formativo. A partilha dos secretários dos grupos trouxe muitos pontos consideráveis, de atividades realizadas, inspirações e sugestões. A noite foi destinada para a apresentação do final do Relatório, o olhar sobre a Evangelização e Missão.

Foi um dia bastante dinâmico, de trabalhos significativos e aprofundamentos importantes para nosso projeto de vida.


Equipe de Comunicação do Capítulo: Frei Augusto Gabriel, Frei Clauzemir Makximovitz, Frei Gabriel Dellandrea, Frei Alan Leal de Mattos e Moacir Beggo.