Frades se reúnem para celebrar os 50 anos da UCLAF
06/11/2018
De 28 de outubro a 2 de novembro, os frades da UCLAF (União de Conferências Latino-Americanas Franciscanas) se reuniram em Buenos Aires, Argentina, para celebrar sua XXV Assembleia com o tema: “50 anos da UCLAF: Memória e profecia”.
As Conferências do Cone Sul, Bolivariana, Brasileira e Guadalupana, que compõem a UCLAF, foram representadas por 18 ministros provinciais, 3 custódios e 1 vigário provincial. A reflexão foi acompanhada pelos frades que ajudaram a fazer memória dos 50 anos de caminho e a fazer uma leitura profética do presente: Frei Francisco Javier Mac-Mahón, que participou da primeira assembleia em 1968; Frei Guido Zegarra Ponce, que apresentou um trabalho com uma breve história da UCLAF; Frei Edgar Santos, que fez uma apresentação sobre “A identidade do carisma desde a memória profética de Medellín” e Frei Jaime Campos Fonseca, que fez um apelo ao envolvimento com os temas acompanhados pelo Secretariado de Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC).
Foram dias nos quais foi celebrada a colaboração desde a América Latina e Caribe à Ordem e à Igreja e pode-se sonhar em respostas repletas de audácia no presente. A presença agradecida e próxima de Frei Michael Perry, Ministro Geral; Frei Julio Bunader, Vigário Geral; Frei Ignacio Ceja Jiménez, Definidor Geral e Frei Valmir Ramos, Definidor Geral; animou o trabalho e contribuiu para um horizonte a partir da Ordem.
Neste marco de celebração, memória profética e abertura ao futuro se trabalharam diversos temas, entre os quais podemos destacar o Projeto Amazonas, a formação de missionários, situações em contextos difíceis como o da Venezuela e América Central, a situação dos vicariatos apostólicos, a situação da Conferência do Cone Sul e a experiência do Conselho Plenário da Ordem, realizado neste ano.
Os trabalhos da UCLAF, que teve como presidente Frei Juan Medina (Província do Santo Evangelho, México), terminaram com uma mensagem final dos participantes na qual sinalizaram os acordos assumidos.
Com o desafio ao movimento, à saída, ao profético, ao retorno ao primeiro amor, o olhar agradecido aos 50 anos de história e com a confiança de que o Senhor nos chama a caminhar junto ao povo, a UCLAF se abre a uma nova etapa em sua história.
CONFIRA COMO FOI A MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS PELOS 50 ANOS DA UCLAF
Fonte: ofm.org | Tradução: franciscanos.org.br