Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frades lançam nota em solidariedade às religiões afro

29/09/2017

Notícias

nota_290917G

Foto: Daniel Sant’anna | https://theintercept.com

Confira abaixo a nota emitida pelo Secretariado Interprovincial Franciscano de Evangelização e Missão (SIFEM), em nome dos Frades Menores do Brasil, em solidariedade às religiões de matriz afro e repudiando a crescente violência contra os terreiros. Leia abaixo:

FRANCISCANOS MANIFESTAM SOLIDARIEDADE AOS TERREIROS E REPUDIAM VIOLÊNCIA CONTRA RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA

Na raiz do Evangelho da misericórdia, o encontro e a recepção do outro entrelaçam-se com o encontro e a recepção de Deus: acolher o outro é acolher a Deus em pessoa! (Papa Francisco)

A Ordem dos Frades Menores do Brasil, através do SIFEM (Secretariado Interprovincial Franciscano de Evangelização e Missão) e do Serviço de “Justiça, Paz e Integridade da Criação” – (JPIC), serviços que mantêm trabalhos e parcerias com as denominações religiosas abertas ao diálogo inter-religioso, vem a público manifestar sua solidariedade com os terreiros das religiões de matriz africana, atacados nas últimas semanas no RJ e em outros locais no Brasil.

Infelizmente, atos como estes aumentaram brutalmente nos últimos anos em nosso país juntamente com o retrocesso no campo dos direitos humanos. Em novembro de 2016, o grupo GEDHDIS (Grupo de Atuação Especial de Combate à Discriminação) do Ministério Público da Bahia registrou o aumento em 300% de denúncias em relação ao ano anterior, ligadas à intolerância e ao racismo religioso.

Em 2019, nós, franciscanos, vamos celebrar 800 anos do significativo encontro entre São Francisco de Assis e o Sultão Al-Malik al-Kamil. Um encontro que marcou a história dos cristãos e a abertura para acolher o sagrado, presente na fé do outro, com respeito e dignidade.

Sendo assim, repudiamos, toda e qualquer forma de intolerância, de ataque ou de discriminação por conta de crenças e de profissão de fé, e nos solidarizamos com os irmãos e irmãs agredidos pela violência e pela intolerância. Nós cristãos, aprendemos de Jesus que devemos “amar-nos uns aos outros como Ele mesmo nos amou” (Jo 15). Estes que aparecem nas redes sociais agredindo em nome da fé, bem como aqueles, que usam os diversos meios de comunicação para disseminar as práticas de ódio e de intolerância jamais conheceram verdadeiramente o rosto de Deus apresentado por Jesus.

SIFEM – SECRETARIADO INTERPROVINCIAL FRANCISCANO DE EVANGELIZAÇÃO E MISSÃO

Executiva Nacional

Pela Executiva do SIFEM: 

Frei César Külkamp
Frei Flávio Pereira Noleto
Frei Gilmar Nascimento da Silva
Frei Luís Alberto Méndez
Pelo JPIC:
Frei Luís Alberto Méndez
Frei Benedito Lemes
São Paulo, 29 de setembro de 2017.