Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frades Menores divulgam mensagem por ocasião do Vesak

19/05/2019

Notícias

Neste domingo, 19 de maio, os budistas celebram o Vesak – data que recorda os três momentos fundamentais na vida do Buda – nascimento, iluminação e morte. A celebração acontece anualmente, na primeira lua cheia do mês de maio.

A Comissão para o Diálogo Ecumênico e Inter-religioso da Ordem dos Frades Menores divulgou uma mensagem saudando a comunidade budista pela data. Na mensagem, os frades afirmam: “unimo-nos a vocês em uma aspiração comum, de que todos podem aprender a viver sob a luz da compaixão, da sabedoria e do amor”.

Queridos irmãos e irmãs budistas de todo o mundo,

A paz esteja com vocês!

Nesta luminosa celebração do Vesak, nós, Frades Menores, compartilhamos com vocês a comemoração do nascimento, a iluminação e o falecimento de Siddhartha Gautama, o Buda Shakyamuni.

Gautama Buda ensinou o caminho do conhecimento, da compaixão e da libertação do sofrimento. Com respeito e gratidão, recordamos tudo o que os Bodhisattvas, líderes e praticantes budistas fizeram ao longo dos séculos para elevar a humanidade e buscar o bem-estar de todos os seres.

Regozijamo-nos com vocês na celebração do 16º aniversário do Dia de Vesak nas Nações Unidas e da Conferência Budista Internacional sobre o tema: “O enfoque budista às lideranças mundiais e as responsabilidades compartilhadas para sociedades sustentáveis”, que aconteceu em Ha Nam, no Vietnã, de 12 a 14 de maio.

Em nosso tempo, existe uma violência incomensurável em nosso entorno, nos lugares públicos, espaços sagrados, nos lugares e no coração das pessoas. Reconhecemos e afirmamos o caminho budista da não-violência, que enfrenta numerosos desafios para conquistar a harmonia e a coexistência pacífica através da defesa dos princípios da compaixão consciente e da dignidade humana.

Como seguidores de Jesus Cristo, exemplo de amor, e como irmãos de São Francisco de Assis, arauto da paz, também compartilhamos estes valores da humanidade. O Papa Francisco nos anima a promover a misericórdia, a defender a dignidade de cada pessoa e que nos responsabilizemos pelo cuidado de nossa Casa Comum.

Em nosso mundo, muitas pessoas permanecem sob a sombra do sofrimento, da ignorância e o medo. Assim como a flor de lótus se eleva sobre as águas enlameadas, nós, seus Irmãos Franciscanos, unimo-nos a vocês em uma aspiração comum, de que todos podem aprender a viver sob a luz da compaixão, da sabedoria e do amor.

Com profunda reverência de afeto fraterno, desejamos-lhes a Paz e o Bem.

Comissão para o Diálogo Ecumênico e Inter-religioso
Em nome da Ordem dos Frades