Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Franciscanos dos EUA se opõem à proibição da imigração

09/02/2017

Notícias

franciscanos_090217

As recentes ações do presidente Donald J. Trump referentes ao tratamento dos imigrantes e refugiados que ingressam em nosso país são preocupantes para um amplo grupo de cidadãos nos Estados Unidos. Como Franciscanos, estamos moralmente indignados e denunciamos resolutamente a Ordem Executiva de 27 de janeiro de 2017 dirigida ao programa de admissão de imigrantes e refugiados nos Estados Unidos.

Ainda que a intenção declarada da ação seja proteger os Estados Unidos do terrorismo, está mal concebida e contraria os princípios fundacionais de nosso país. Ademais, se é sua intenção ou não, percebe-se que se dirige às pessoas muçulmanas e sugere que todos os imigrantes e refugiados islâmicos são suspeitos. Isto é uma afronta à dignidade humana de nossos irmãos e irmãs refugiados que fogem da perseguição e da guerra, dos muitos imigrantes que alimentam esperança de uma vida melhor em nosso país. Cremos que a Ordem Executiva tal como está escrita e implementada semeia divisão e animosidade, fazendo menos possível a solidariedade que conduz à segurança.

Nos sentimos obrigados a complementar nosso apoio às numerosas vozes de diversos setores de nossa sociedade que também têm denunciado esta Ordem Executiva: refugiados e imigrantes, líderes empresariais, líderes civis e políticos, personalidades públicas e líderes religiosos, incluindo muitos Bispos Católicos dos Estados Unidos.

Alguns de nossos serviços tiveram a oportunidade de receber refugiados em suas comunidades, trabalhar com organizações da Igreja contratadas pelo governo dos Estados Unidos depois de um amplo processo de investigação (normalmente de dois a quatro anos) já estabelecido. Outros serviços têm sido lugares de acolhida dos imigrantes, levando a cabo o mandamento bíblico de “acolher o estrangeiro”.

O Papa Francisco, durante sua visita aos Estados Unidos em 2015, recordou aos cidadãos dos Estados Unidos da América a importância de nossa própria identidade como imigrantes. Ele disse: “Como filho de uma família imigrante, estou feliz de ser um hóspede neste país, que foi em grande parte construído por tais famílias”. Nosso país, no melhor dos casos, aceitou e encarnou este mandato de “oferecer hospitalidade, dar a acolhida ao estrangeiro, adotando orgulhosamente sua identidade como nação de imigrantes”.

 Tendo em conta este patrimônio e herança e em solidariedade aos nossos irmãos e irmãs imigrantes e refugiados, os franciscanos, nos comprometemos a:

Lutar pela retirada da Ordem Executiva de 27 de janeiro;

Preparar-nos para sermos comunidades que ofereçam hospitalidade a nossos irmãos e irmãs refugiados;

Continuar estendendo e aprofundando nosso compromisso de solidariedade com nossos irmãos e irmãs muçulmanos.

Orar para que a sabedoria de Deus prevaleça e nos guie a todos em busca do Bem Comum.

 

Franciscanos (OFM) dos Estados Unidos da América

Província da Assunção da BVM

Província do Santo Nome

Província da Imaculada Conceição

Província Nossa Senhora de Guadalupe

Província do Sagrado Coração de Jesus

Província de Santa Bárbara

Província de São João Batista

Com informações do site da Ordem dos Frades Menores