Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frades Estudantes se reúnem para realizar sua IX Assembleia

27/07/2012

Notícias

3º DIA

Dando sequência aos trabalhos iniciados nesta quinta-feira, após a reflexão ponderada do Frei Estêvão Ottenbreit, Vigário Provincial, o último dia da Assembleia foi marcado pelas considerações dos grupos de discussão.

Se no primeiro dia foi apresentada uma provocação (“para sabermos para onde vamos, temos que saber primeiro quem somos”), fundamentada na história da vida consagrada no Ocidente, e no segundo dia, aprofundando essa reflexão, o Vigário buscou apresentar a atual situação da Província e os desafios para um futuro próximo, neste sábado, 28, foi a vez de pôr mãos à massa e trabalhar duro sobre esses subsídios e produzir algum material que pudesse refletir os anseios e esperanças dos frades estudantes para a nossa Província.

Na parte da manhã, os frades, distribuídos em cinco equipes de trabalho, discutiram algumas questões bem práticas, relativas seja à formação, seja ao próprio Departamento dos Frades Estudantes, seja à província e à nossa identidade franciscana em seu triplo aspecto: contemplação, fraternidade, itinerância (como ressaltou Ottembreit, a partir de um texto do ex-Ministro Geral Giacomo Bini).

Acertados os passos entre os companheiros de equipe, os frades estudantes reuniram-se em plenário para apresentar suas reflexões acerca dos pontos levantados. A discussão foi calorosa e vibrante. E, encerrando a manhã de trabalhos, foram eleitos os sete frades representantes das turmas de filosofia (3) e teologia (4) e, dentre eles, o coordenador do Departamento e o secretário.

Após o convívio e o almoço, dado o devido descanso, os trabalhos recomeçaram. Era o momento de elaborar juntos o documento final, que seria apresentado, conforme as expectativas do Frei Estevão, ao Capítulo Provincial, que se reunirá no fim deste ano. Após discussões e chegando-se a um consenso, por fim, obtivemos o texto definitivo da IX Assembleia dos Frades Estudantes.

No meio da tarde, Frei Nilton Decker presidiu a missa, auxiliado pelo diácono Frei Rodrigo da Silva. E encerrando a reunião, à noite, os frades reuniram-se para uma festa caipira, com música e quitutes típicos.

No domingo, 29, na Missa da manhã, Frei João Mannes recebe a renovação dos votos de Frei Pedro R. M. Fernandes, da Província de São Benedito, do Norte do Brasil, e estudando no Instituto Teológico de nossa Província. Logo após a celebração, os frades estudantes de teologia seguem viagem para algumas paróquias de Santa Catarina, para uma semana missionária, quando então retornam para Petrópolis. E os estudantes de filosofia…  bem, voltamos às aulas.

Frei Rafael Teixeira do Nascimento

2º DIA

A 9ª Assembleia dos Frades Estudantes prossegue e, em seu segundo dia, iniciou com a oração da Liturgia das Horas cantada solenemente pelos frades, que entoaram seus louvores e pediram por mais este dia de encontro fraterno e reflexão sobre sua vida de consagrados franciscanos nos tempos atuais.

Frei Estêvão Ottenbreit, Vigário Provincial, continuou sua palestra sobre a situação da vida religiosa. Ele explicou que todo o panorama histórico sobre as três grandes famílias religiosas do Ocidente e as características mais fortes de cada uma elas permitiria uma reflexão mais aprofundada sobre os caminhos para o futuro que desejamos para nossa Província e para a Ordem como um todo.

A partir de dados da Ordem, ele esclareceu que nos últimos 50 anos a Ordem decaiu  em números  de 27.000 para 13.500 frades, enquanto o número de serviços e paróquias que os frades assumiram no decorrer destes anos aumentou em cerca de 60%. Uma situação que exige dos frades um estudo aprofundado sobre o que fazer para sermos os religiosos que prometemos um dia ser e oferecer ao mundo uma evangelização de qualidade, missão esta que ficou comprometida pelo decréscimo do número dos frades.

Frei Estêvão esclareceu que não são os números que nos preocupam, mas a qualidade de vida religiosa que estamos nos propondo a viver. Um redimensionamento real e frutuoso só seria possível se, além de avaliarmos quais realidades nós estamos que ainda oferecem um sinal evangélico ao mundo, precisamos redimensionar o nosso próprio ser, nossa própria postura de vida, e, também, muito importante,  qualificarmo-nos para os trabalhos que nos são propostos. Os frades estudantes foram provocados a sentar e pensar em como estas metas poderiam ser alcançadas para este futuro próximo, missão do próximo dia da Assembleia.

Após o momento de partilha e palestra, os frades agradeceram a presença do Vigário Provincial por sua disponibilidade e presteza em assessorar nosso encontro. Os frades tiveram, no período da tarde a parte final da gincana, muito divertida e competitiva, seguida da prática de esporte.

À noite, os frades estudantes puderam exibir seus dotes artísticos em apresentações culturais de música, dança, piadas entre outras, que revelaram a veia humorística e de alegria por estarem todos juntos. Melhor forma de encerrar o dia, de fato, não havia.

Fr. Rodrigo da Silva Santos

1º DIA

Com o tema “Para onde nos impele o Espírito”, os frades estudantes da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil juntamente com mais dois confrades da Custódia de S. Benedito da Amazônia, estão reunidos em Assembleia no Convento S. Boaventura em Rondinha – PR.

Os confrades foram chegando das diversas casas da Província já na noite da quarta-feira 25/07, quando se reuniram em oração na capela central da fraternidade, invocando as luzes do Espírito Santo sobre o encontro que estava para se iniciar.

Na manhã desta quinta-feira 26/06, a oração das Laudes marcou o início da jornada. A liturgia das Horas bem celebrada por todos, com cantos acompanhados do órgão e vários momentos de silêncio e meditação, deu o tom da jornada. Após o café da manhã, todos os frades se dirigiram para o salão São Boaventura onde nos aguardava o assessor escolhido para a Assembleia, Frei Estevão Ottenbreit.

O tema para o primeiro dia de reunião foi “A vida religiosa hoje à luz do desafio dos novos areópagos”. Frei Estevão propôs uma reflexão sobre o surgimento e evolução da vida consagrada, começando pelo paradigma de toda vida religiosa que é a primeira comunidade Cristã conforme o relato dos Atos dos Apóstolos, passando pelos Padres e Madres do deserto, a vida monástica oriental e também seu desenvolvimento no ocidente. Por fim, um quadro contendo as características das várias manifestações da vida religiosa até os dias de hoje estava montado e a partir daí, começou-se a refletir a nossa própria identidade franciscana.

É preciso saber de onde viemos para que, tendo bem clara nossa identidade possamos saber para onde ir. Dando testemunho radical de vida evangélica no meio do povo, numa postura itinerante, dialogante e missionária sem descuidar da dimensão mística como herança particular de nosso Seráfico pai São Francisco.

A parte da manhã terminou com a entrega de um texto do Frei Giácomo Bini para leitura pessoal, de modo que nos preparemos para continuar a reflexão no próximo dia.

Após um animado convívio e almoço, os confrades se reuniram logo mais à tarde para uma gincana que envolveu todos os participantes da assembleia que graças à criatividade dos que prepararam e a disposição dos frades tornou-se um momento especial de alegria e confraternização.

A jornada se encerrou com a celebração da Santa Missa, muito bem preparada pela equipe litúrgica, quando Fr. Estevão concluiu as reflexões do dia, tendo como texto-base o recente discurso do Ministro Geral aos frades jovens da Ordem que se reuniram no México neste ano.

O clima que se respira é de fraternidade, comprometimento e esperança. Em comunhão com a Ordem e a Província, os frades estudantes procuram fazer desta assembleia um momento de profunda reflexão que possa motivar a caminhada na formação como também contribuir com a Província neste grande desafio que é o redimensionamento que se nos apresenta.

Pelo departamento,
Frei Jean Ajluni