Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Encontro regional dos frades do Espírito Santo em Vila Velha

12/03/2025

Notícias

Frades do Regional do Espírito Santo, formado pela Paróquia Santa Clara de Assis, em Colatina (ES), pela Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Vila Velha (Es) e pelo Convento da Penha, se encontraram nos dias 9 e 10 de março, na Casa Verde, aos pés do Santuário da Penha. O Regional capixaba é o menor da Província Franciscana que está presente em cinco estados do Brasil e na Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola, sendo organizada por cinco grandes Frentes de Evangelização.

O Vigário provincial, Frei Gustavo Wayand Medella e o Definidor provincial, Frei Gilberto da Silva, estiveram presentes e dialogaram com os confrades. Frei Gustavo ressaltou a importância do encontro no tempo em que a Igreja celebra o “Jubileu da Esperança”. “Tratamos sobre as perspectivas da Província diante do novo triênio que se inicia, tendo à luz as grandes celebrações que estamos vivendo como Igreja, como Ordem Franciscana e como Província. Mais do que datas especiais, a esperança, o cuidado com a criação, o nosso compromisso evangelizador devem ser temas que atravessam toda a nossa vida e nosso testemunho de irmãos menores. É nessa direção que devemos seguir”.

De acordo com Frei Gilberto, ‘o encontro regional é um momento forte de fraternidade, de convivência dos freis e, neste momento, também organizativo’. “Elegemos um coordenador e durante três anos ele organiza um pouco os encontros dos freis. O encontro é baseado na Palavra de Deus, na convivência, na alegria, na alegria do encontro, na partilha, na escuta do outro. Os freis de tempo em tempo se reúnem justamente para essa alegria do encontro, da revisão de vida, fortalecer os laços entre os freis e sobretudo, rever a missão, de como estamos atuando neste regional do Espírito Santo. ”

O Encontro foi o primeiro deste Ano Jubilar e refletiu a missão a partir das motivações de cada presença e das realidades nas fraternidades. Na segunda-feira, 9, pela manhã, houve a eleição do novo coordenador do regional e novo secretário. Em seguida, foi realizada a leitura da Carta do Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores. Assim, os frades se retiraram por alguns minutos, para um momento de “deserto pessoal”, onde cada um meditou a mensagem do Frei Massimo Fusarelli: “Irmãos e Menores Hoje”.

No período da tarde, os frades continuaram partilhando reflexões sobre a missão, destacando alguns acontecimentos importantes, como a Campanha da Fraternidade deste ano que recorda os 800 anos do Cântico das Criaturas e os 10 anos da Encíclica Laudato Si’; os jubileus de 70 anos de vida religiosa do Frei Pedro Engel e os 30 anos de ordenação presbiteral do Frei Pedro de Oliveira e os 90 anos de vida do Frei Clarêncio Neotti.

Na terça-feira, 10, os frades se reuniram pela manhã. Após o café e a oração, foi elaborado o projeto de evangelização do Regional, inclusive com as expectativas para a 455ª Festa da Penha, que neste ano será de 20 a 28 de abril. Desta forma, os franciscanos já se organizam para o atendimento dos fiéis, para as celebrações e principalmente para colaborarem com a programação devocional que será mais intensa neste ano.

Ao final do encontro, houve a partilha dos eventos das fraternidades que compõem o Regional. Às 11h da manhã, os frades participaram da Celebração Eucarística, na Capela de Nossa Senhora da Penha. Frei Pedro de Oliveira Rodrigues, eleito novo coordenador do Regional, presidiu a Missa. Ele explicou como é a missão de coordenar os encontros. “Uma das funções do coordenador regional é ser animador dos frades que fazem parte deste regional. Animar, reanimar, estar juntos, caminhar, se alegrar, passear… Enfim, esta é nossa missão, também tendo em vista este tempo importante de jubileu”.

Na homilia, Frei Pedro lembrou que a oração do Pai Nosso, ensinada por Jesus no Evangelho (Mateus 6,7-15), propõe um desafio a todos cristãos, especialmente aos frades. “Quando rezamos ‘seja feita a vossa vontade’ é um desafio. O Pai sabe qual é a nossa vontade, mas muitas vezes pedimos além do necessário. E quando Jesus nos ensina a chamar ‘Pai Nosso’, Deus é Pai de todos, ou seja, Ele não é propriedade minha, Ele não está a meu serviço, para atender aos meus interesses, não. Deus é Pai de todos! O Senhor ajude, nós frades, a sermos propagadores de esperança, de um Deus que nos desafia a sermos sinais de esperança num mundo marcado por tanto desespero, a sermos sinais de vida num mundo marcado por tantas mortes. A sermos sinal do perdão num mundo com tanto ódio”, explicou.

A Santa Missa foi concelebrada por Frei Aldolino Bankhardt,  eleito novo secretário do Regional e pelo diácono, Frei David Belineli, que agora está a serviço da evangelização da Fraternidade Santo Antônio de Sant’Ana Galvão (Paróquia Santa Clara de Assis, de Colatina).


Cristian Oliveira- Assessoria Convento da Penha