Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frades dão a bênção aos animais do Zoologico de São Paulo

03/10/2019

Notícias

São Paulo (SP) – Em clima de festa pelo Patrono da Ecologia, São Francisco de Assis, um grupo de frades do Convento São Francisco fez nesta quarta-feira, 2 de outubro, uma celebração franciscana no Parque Zoológico de São Paulo, onde com os funcionários, visitantes e vocacionados agradeceram a Deus pela grande obra da criação.

A celebração aconteceu exatamente no lago onde está a imagem de São Francisco de Assis, que foi doada pela Província Franciscana da Imaculada Conceição, quando celebrou 300 anos de fundação, em 1975. Frei Alexandre Rohling presidiu a celebração e lembrou que os frades se sentiam em casa por estar no ambiente de cultivo da educação, da consciência do respeito pela natureza.

Todo ano, os frades marcam presença no Zoologico durante as festividades de São Francisco. Frei Odorico Decker também ajudou a dar a bênção aos animais.

A estátua de São Francisco de Assis foi inaugurada também em um sábado no Parque Zoológico de São Paulo: 6 de dezembro de 1975. O idealizador foi o guardião do Convento São Francisco, Frei Edgar Weist. A imagem mede 2,20m e pesa cerca de 3 toneladas; é de cimento armado, revestida de uma pátina. Colocada no “Lago dos Cisnes”, a estátua tem um lobo e ovelha aos pés, uma pomba à mão.

São Francisco foi proclamado Patrono da Ecologia pelo Papa João Paulo II no dia 29 de outubro de 1979.