Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frades da Frente da Comunicação se reúnem em Rondinha

30/05/2019

Notícias

Os frades que atuam na Frente de Evangelização da Comunicação se reuniram, no último dia 24 de maio, na Fraternidade São Boaventura, em Campo Largo, PR, para avaliarem como tem sido o percurso de discernimento em torno do que significa a presença evangelizadora no mundo da Comunicação da Província da Imaculada Conceição, segundo o seu Plano de Evangelização (2016-2022) e as Diretrizes para a Frente.

Segundo o Vigário Provincial e Secretário para a Evangelização, Frei Gustavo Medella, o caminho tem sido de crescente articulação em vista do diálogo, da comunhão e do trabalho em conjunto. “Passos importantes já foram dados, como a realização dos encontros provinciais, o incentivo à participação e à cooperação dos leigos, a implantação do Programa de Formação Permanente à distância (via videoconferência), entre outras ações. Existe também a clareza de que o trabalho da Frente não se esgota na administração das mídias que estão sob os cuidados da Província, mas demanda uma articulação que vá além deste universo, buscando avançar na reflexão em torno da temática da Comunicação no processo evangelizador”, explica o frade. A missão evangelizadora da Província está distribuída nas cinco Frentes de Evangelização: Paróquias, Educação, Comunicação, Missão e Solidariedade.

Um dos diretores da Editora Vozes, Frei Volney Berkenbrock, apresentou um breve relato sobre o processo de reestruturação da Editora, desde a recomposição da diretoria à redistribuição das cotas da empresa, encaminhamentos necessários após a morte repentina de Frei Antonio Moser. Ele lembrou o estreitamento dos laços com a Universidade São Francisco (USF), especialmente no fornecimento do material didático para os cursos de Educação à Distância (EaD) recém-implantados na Universidade. No que diz respeito à missão Evangelizadora, destacou o cuidado da editora em atender ao convite do Papa Francisco para a conversão eclesial na direção de ser uma “Igreja em Saída”, investindo, desta forma, na edição de coleções teológicas, na formação para a catequese, no resgate das Conferências Latino-Americanas e na divulgação de conteúdos ligados ao magistério do Papa Francisco.

Da Fundação Cultural Celinauta de Pato Branco, no Paraná, que compreende as Rádios Celinauta AM e Movimento FM, além da TV Sudoeste, o diretor Frei Neuri Reinisch explicou que a atenção está voltada para a produção de conteúdo evangelizador com identidade franciscana. A ideia é lançar a semente da possível criação de uma Rede Franciscana de Comunicação em parceria com as outras Províncias presentes no Brasil. Num primeiro momento, pensa-se na busca de caminhos para a mútua colaboração e partilha na produção de conteúdos para rádio.

Segundo o frade, a faixa AM para FM ainda está em processo de negociação, dado o elevado número de emissoras em Pato Branco e a dificuldade em alocá-las na atual faixa FM disponível nos aparelhos receptores de rádio. Já as emissoras Coroado FM (106,1 MHz) e a Movimento FM (98,9 MHz), da Fundação Frei Rogério de Curitibanos (SC), ocupam lugar de importância no cenário da região oeste catarinense. Depois de um período de adaptação, a Rádio Coroado migrou da faixa AM para FM. Também estavam presentes Frei Marcos Vinícius Brugger (Fundação Frei Rogério) e Frei Gabriel Vargas Dias Alves (Fundação Cultural Celinauta).

Neste universo das ondas do rádio, Frei Walter Ferreira Junior, pároco em Nilópolis (RJ), falou da Rádio Mirandela FM (98,7MHz), uma emissora comunitária que tem seu estúdio junto às dependências da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Segundo ele, a Paróquia faz um investimento na emissora como uma forma eficaz de promover a evangelização para além de uma compreensão confessional, atuando no cultivo entre os ouvintes de uma consciência social comprometida com o bem comum.

Em breve partilha, Frei Gustavo destacou como novidade a reformulação do portal Franciscanos, que assumiu novo visual desde o fim do ano passado. Também mencionou o incremento da programação da WebTV Franciscanos, a realização de séries temáticas em ocasiões especiais (Campanha da Fraternidade, Semana de Oração pela Unidade Cristã, Santo Antônio e demais Festas Franciscanas etc.) e a promoção da Formação Permanente na área da Comunicação via videoconferência. Recordou que, além de estar a serviço do Governo Provincial, o setor de Comunicação da Sede é importante elemento articulados dos trabalhos e parcerias que envolvem a Frente de Evangelização da Comunicação.

O coordenador da Frente de Evangelização da Educação, Frei Claudino Gilz, também marcou presença no encontro. Apresentou mais uma vez sua disposição em trabalhar a comunhão e a interajuda entre as Frentes, conforme prescreve e indica o Plano de Evangelização 2016-2022. Algumas iniciativas nesta linha foram elencadas, como a parceria entre a FAE e a TV Sudoeste na produção de conteúdo, a participação de representantes do Bom Jesus e da Universidade São Francisco (USF) no programa de formação à distância, e a parceria USF-Vozes no que diz respeito ao fornecimento de material didático para os cursos de Educação à Distância (EaD).

Nos dias 17 e 18 de outubro, os frades se reúnem com os leigos que atuam nesta Frente para um encontro anual no Convento São Boaventura, em Rondinha, Campo Largo, PR. O tema abordado será o do diálogo a partir do encontro entre São Francisco de Assis e o Sultão em Damieta, no Egito, que completa neste ano 800 anos.