Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frades artistas da Província realizam 3º Encontro em Petrópolis

16/05/2012

Notícias

Petrópolis (RJ) – Os frades artistas da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil participam do 3º Encontro da “Via Pulchritudinis” no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis (RJ). Os frades, de Norte a Sul do território da Província, reuniram nesta terça-feira (15/5) para pensarem em como utilizar todos os seus dons naturais e conquistados a serviço da evangelização. O encontro termina nesta quarta-feira (16/5).

Embora o nome “Via Pulchritudinis” não seja tão conhecido, ele expressa algo profundo. Dom Filippo Santoro explica: “A Via Pulchritudinis é o caminho que nos aproxima de Deus, que leva a Deus por meio da beleza. O outro caminho muito mais percorrido é o caminho da verdade e da bondade; mas quando se abandona o caminho da beleza, também os outros dois, ao longo do tempo, perdem a sua capacidade de falar à inteligência e ao coração dos homens”. (Santoro, Filippo. Estética Teológica, a força do fascínio cristão. Petrópolis: Vozes, 2008).

A Província foi a primeira entidade da Ordem dos Frades Menores a realizar  tal encontro, visto que a mesma pede que se promovam encontros deste cunho. O 1º Encontro aconteceu de 25 a 28 de maio de 2004, sob o tema “Sensível olhar pensante”. O 2º Encontro, realizado entre os dias 19 a 23 de setembro de 2005, teve o tema “Trabalhar melhor os sentimentos”. E, agora, este encontro foi retomado sob o tema “Unidade, Bondade e Beleza”.

O artista é aquele que escreve, desenha, pinta, toca, declama e compõe com a alma. O artista, por vezes, é um ‘arteiro’ que sutilmente, por meio da beleza, conduz ao sublime. A Província Franciscana da Imaculada, desde sua origem, sempre teve em suas fileiras frades artistas. Nesta troca de experiências, estão frades como Frei Roger Brunorio, Frei Walter Hugo de Almeida, Frei Estêvão Ottenbreit, Frei Vitório Mazzuco, Frei Odorico Decker, Frei Paulo Ferreira, Frei Airton da Rosa (Soneca), Frei Marcel Freire, Frei Cid Tadeus Passos, Frei Benedito G. G. Gonçalves (Dito), Frei Felipe Gabriel Alves (Filipinho). Este último, assim como os demais, deu uma prova do zelo para com as coisas do Senhor. Viajou 24 horas para estar presente neste encontro, visto que ele mora em Pato Branco (PR).

Pela manhã, os artistas refletiram a partir do significado da “Via Pulchritudinis”, apresentado pelo livro de Dom Filipe Santoro (“Estética Teológica, a força do fascínio cristão”). Discutiram sobre a arte na Província, seu acervo patrimonial e os frades artistas. Frei Roger Brunorio apresentou sua mais nova obra, o livro: “Arte Franciscana no Rio de Janeiro”. Ainda pela manhã, prestou-se homenagem aos frades artistas já falecidos. Os homenageados foram: Frei Geraldo Roderfeld, falecido em 1988, Frei Fernando Jansen e Frei Clemente Kesselmeier, falecido em 2011.
Na tarde chuvosa e de temperatura baixa na cidade de Petrópolis, os frades artistas presenciaram a explanação de Frei Elói Dionísio Piva, sobre a arte na Palavra de Deus, bem como a influência da sagrada escritura na arte. E, ao término da tarde, os frades compartilharam suas experiências.

No segundo dia do encontro, as reflexões e partilhas continuarão. Ao término do Encontro, os frades artistas apresentarão suas artes, seja pintura, poesias, poemas e cantos em um momento aberto para os estudantes do ITF. Esta apresentação será transmitida ao vivo pelo site do ITF(www.itf.org.br), a partir das 19h30.

“Nossa palavra inicial chama-se beleza. Ela é a última palavra que o intelecto pensante pode ter a ousadia de pronunciar, porque ela outra coisa não faz que coroar com auréola de esplendor inalcançável o dúplice astro do verdadeiro e do bem e seu indissolúvel relacionamento. Essa é a beleza desinteressada, sem a qual o velho mundo era incapaz de se entender, mas que silenciosamente se afastou do mundo moderno, dos interesses, para abandoná-lo à sua cobiça e à sua tristeza.” (Urs Von Balthasar).