Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Fórum de Evangelização da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil

10/11/2025

Notícias

O primeiro Fórum da Evangelização, que teve como novidade a criação dos Comitês de Evangelização nas cinco frentes de serviço da Província, foi concluído com um olhar de gratidão e compromisso. O encontro fez memória de toda a caminhada realizada até o presente momento e reafirmou o empenho em continuar essa missão com renovado entusiasmo.

A ação evangelizadora da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil se desenvolve a partir de cinco frentes de serviço: Paróquias e Santuários, Educação, Comunicação, Solidariedade com os Empobrecidos e Missões. Nessas frentes atuam cerca de 400 frades que, com a colaboração de leigos e leigas, dão testemunho do Evangelho inspirados por São Francisco de Assis.

Mesmo com essa clara definição, em momentos oportunos — como os Capítulos Provinciais ou grandes encontros, a exemplo deste Fórum de Evangelização, realizado entre os dias 3 e 5 de novembro —, os frades são chamados a avaliar sua atuação. O Plano de Evangelização é uma ferramenta viva e orgânica, sujeita a revisões e novas propostas. Essas revisões não se tratam de correções de erros passados, mas de respostas maduras e criativas às novas realidades que interpelam a missão evangelizadora.

Na tarde do dia 3, abertura do Fórum, o Ministro Provincial, Frei Paulo Roberto Pereira, retomou o relatório do último Capítulo Provincial, apresentando suas conclusões sobre a presença e a missão dos frades nas cinco frentes, o serviço do JPIC (Justiça, Paz e Integridade da Criação) e as novas formas de vida e evangelização hoje na América Latina, em diálogo com a Conferência Franciscana do Brasil e Cone Sul. Em sua explanação, Frei Paulo destacou a importância de uma mudança de perspectiva na vivência missionária: o serviço não deve ser guiado apenas pelo que “se quer” fazer, mas sobretudo pelo que “se deve” realizar enquanto agentes e animadores da evangelização. Reforçou ainda que a razão de ser de todos os serviços é a própria Evangelização — evangelizar a partir das cinco frentes de atuação.

Uma das intenções centrais do Fórum foi insistir na necessidade de um planejamento estratégico. Em diálogo com os saberes contemporâneos, os frades se questionaram sobre quais ferramentas organizacionais atuais podem colaborar com um planejamento mais orgânico, tornando mais efetiva a resposta evangélica e carismática da Província. Para essa reflexão, contou-se com a assessoria da Professora Márcia, da Universidade São Francisco, instituição da própria Província Franciscana.

A assessora baseou sua proposta na metodologia do “ver, julgar, agir, rever e celebrar”, tão conhecida pela Igreja, associando-a à metáfora da semeadura. A partir da leitura da realidade da semente e do ato de semear, foram propostos passos estratégicos para a revisão e o planejamento do serviço evangelizador dos frades.

Entre as tarefas apresentadas pelos comitês das frentes no Fórum, destacaram-se os planos de ação para os anos de 2026 e 2027, com o objetivo de concretizar os mandatos do último Capítulo Provincial (2024), em consonância com o Plano de Evangelização vigente. Essa proposta foi pensada de forma colaborativa, favorecendo o intercâmbio entre as frentes e promovendo uma evangelização de caráter sinodal.

Segundo o Frei Gustavo Medella, secretário do Conselho de Evangelização e articulador do Fórum, este momento representa “mais do que uma reunião; o Fórum Permanente foi um passo decisivo na opção pela sinodalidade que nossa Província tem buscado colocar em prática. É cada vez mais unânime a certeza de que o futuro de nossa missão evangelizadora passa necessariamente por um profundo espírito de comunhão e de diálogo, ao modo do testemunho de São Francisco de Assis em seu tempo. Muitas foram as tarefas inauguradas pelo Fórum, indicando a necessidade do comprometimento e do envolvimento de todos para que a caminhada seja bem-sucedida”.

O Fórum teve, portanto, como grande propósito fazer memória da caminhada e lançar as bases para a construção do próximo Plano de Evangelização do sexênio 2028–2033, reafirmando o compromisso da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil com a evangelização nestes serviços consolidados e assumidos nesta Instituição que completa seus 350 anos de existência no Sul e Sudeste do Brasil.