Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Fórum da Evangelização: uma luz sobre a missão da Província

12/11/2022

Notícias

Agudos (SP) – A Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil realizou, entre os dias 7 a 10 de novembro, no Seminário Santo Antônio, de Agudos (SP), o Fórum da Evangelização que reuniu frades ligados a todas as frentes de atuação evangelizadora da Província, assim como formadores, animadores do Serviço de Animação Vocacional e outros serviços diversos.

Os preparativos

O Fórum da Evangelização foi a concretização de um dos mandatos do último Capítulo Provincial, celebrado em 2021, que pedia redobrados esforços para o conhecimento e auxílio mútuos para aprimorar nossa missão, a razão de ser da Ordem dos Frades Menores. O Fórum também tinha como missão continuar o processo capitular que lançou as bases para a reflexão sobre como as Fraternidades e presenças evangelizadoras poderiam corresponder às exigências dos tempos atuais.

Assim, o Capítulo estabeleceu as prioridades às quais a Província daria atenção neste novo sexênio (2022-2027): redescobrir o valor da vida fraterna; consolidar a Animação Vocacional como responsabilidade permanente de cada frade e Fraternidade; reforçar a importância da formação inicial e permanente dos frades; e definir a sinodalidade como dimensão transversal da vida fraterna e ação evangelizadora. O Capítulo também estabelecia diversos mandatos e orientações que cumpriam o papel de orientar os passos nos anos que se seguissem.

Nos primeiros meses de 2022, uma comissão ficou encarregada de produzir uma nova edição do Plano de Evangelização da Província, que buscasse integrar os anseios e decisões capitulares na dimensão evangelizadora. À luz deste novo documento, que longe de tomar o lugar dos anteriores, mas pretendia ser sua continuidade, cada Frente de Evangelização, serviço e etapas da formação deveriam produzir novo Plano Operacional que, como o nome insinua, pretende demarcar concretamente o modo como as orientações capitulares seriam postas em operação.

A Província da Imaculada Conceição tem presenças em cinco Estados brasileiros e em Angola (três províncias:  Luanda, Malanje e Kwanza Sul). Atua em diferentes espaços como colégios e universidades, emissoras de rádio e TV, administra projetos de ação social e uma editora de livros, está presente nas redes sociais e demais sites de internet, além, obviamente, de atuar no cuidado pastoral de diversas paróquias e santuários. Todos os esforços da formação inicial estão voltados em ajudar os jovens candidatos no amadurecimento humano e cristão, no discernimento quanto à vocação específica da vida religiosa e franciscana, preparando-os para poderem assumir um dia esta missão a serviço da Igreja, da Ordem e da sociedade. Cada um destes setores da Província foi instado a reavaliar e repropor-se em seu modo e espaço próprio de atuação a se unir neste grande plano comum assumido no Capítulo Provincial e definido no Plano de Evangelização.

Estes foram os trabalhos preparatórios, que foram realizados no decorrer do ano de 2022 para que, nos dias em que a Província estaria reunida em Agudos para o Fórum da Evangelização, pudessem apresentar os resultados de seu planejamento.

 

                                                                         (toque nas imagens menores para ampliá-las)

Rezando a evangelização

O Fórum teve início na noite da segunda-feira, dia 7, com um momento forte de oração e celebração. Os frades, reunidos na igreja do seminário, rezaram e renderam graças a Deus pelo dom de poderem servir na construção de seu Reino através da missão. Ouviram sobre o Evangelho do envio dos apóstolos por parte de Jesus para que agissem em seu nome e anunciassem a sua Boa Notícia nas cidades por onde passassem. Ouviram sobre o modo como a Regra Bulada, escrita por São Francisco de Assis e aprovada pela Igreja, definia a maneira como os irmãos menores pregariam, se apresentariam em nome da paz e convidariam os homens e mulheres a acolherem com gratidão o dom da misericórdia divina e, com confiança, poderiam reconhecer sua própria fragilidade humana.

Frei Gustavo Wayand Medella, em determinado momento, tomou a palavra para exortar os irmãos a experimentarem a alegria do Evangelho seguindo a proposta do Papa Francisco em sua Exortação Apostólica Evangelii Gaudium (2013). O frade conclamava os irmãos a se permitirem crescer na consciência de que são enviados a evangelizar, mas que Deus também dá a graça de serem evangelizados no encontro com o povo. Relembrou que já está enraizada no senso comum da humanidade, que os cristãos devem testemunhar a unidade e o respeito e que é um grave atentado à nossa identidade quando se vê crescer no seio das comunidades e projetos o mal do ódio, da divisão, da calúnia e difamação. Contra tal mal, pediu: “Não deixemos que nos roubem o ideal do amor fraterno!”. E na consciência de que nossa missão é anunciar a alegria experimentada do encontro com Cristo, reafirma: “Não deixemos que nos roubem o Evangelho!”.

Na continuidade de sua reflexão, Frei Gustavo alertava aos irmãos para cuidarem de não se entregar a uma espécie de mundanismo espiritual, na qual se esconde sob a bela “casca” de religiosidade, mas que, na verdade, esconde a autorreferencialidade, o individualismo e desconfiança de que tudo dependa das próprias capacidades. Não! Na verdade, recordou o frade, esta segurança encontrada apenas em si mesmo conduz a um deserto espiritual no qual Deus não é nem sequer lembrado e torna inférteis quaisquer esforços evangelizadores. É preciso voltar sempre a Ele e a partir d’Ele ser enviado. “Não deixemos que nos roubem a alegria da evangelização!”, concluía.

Como continuidade da oração, os frades releram trechos do Plano de Evangelização e puderam, num gesto singelo de humildade, depositar velas acesas que traziam consigo como expressão de seu compromisso com o Evangelho recebido, a Regra prometida e o projeto evangelizador proposto.

                                                                    (toque nas imagens menores para ampliá-las)

Conhecendo e ampliando os Planos Operacionais

O dia seguinte, a terça-feira (dia 8), foi dedicado ao conhecimento de todos os Planos Operacionais das cinco Frentes de Evangelização, das etapas da Formação, do Serviço de Animação Vocacional e da Evangelização com as Juventudes. Cada frade responsável deveria comunicar aos participantes as linhas gerais do plano estabelecido para aquela área específica e evidenciar como este respondia aos mandatos do Capítulo Provincial e Geral da Ordem, no esforço de colocar em prática aquilo que foi estabelecido por estas que são as instâncias mais importantes da Ordem.

Cada apresentação também deveria esclarecer como aquela parte da missão provincial se interligava com as demais. E aqui se revelava o objetivo principal do Fórum de Evangelização: fortalecer a interconexão e senso de pertença de todos os frades que constituem a Província com cada uma de suas atividades evangelizadoras, de modo que não haja a “minha” atividade ou a “deles”, mas uma só força missionária atuante em diversos campos, conduzida atualmente por alguns irmãos, mas da qual todos se sentem participantes e responsáveis, cientes de que podem atuar em diferentes campos direta ou indiretamente.

Uma vez conhecidos todos os projetos, na quarta-feira (dia 9), os participantes foram provocados a imaginar como as demais Frentes de Evangelização poderiam contribuir umas com as outras. Este esforço se basearia na percepção de que há diversos pontos convergentes nos diversos projetos, o que não era de se estranhar já que todos nasceram de uma mesma espiritualidade e do desejo comum de evangelizar! Diversos apontamentos foram feitos pelos irmãos, revelando a boa vontade e expectativa de que a Província poderia muito crescer e enriquecer-se com a entreajuda e comunhão de esforços das diferentes áreas.

Por fim, para refinar o resultado desta ampla “mesa redonda”, os frades se dividiram por áreas em que atualmente atuam, recolhendo toda a multiplicidade de propostas para eleger aquelas que poderiam ser assumidas concretamente como prioritárias e possíveis.

O último dia do Fórum, a quinta-feira (dia 10), foi dedicado às diversas comunicações provinciais, com destaque às palavras de Frei Robson Luiz Scudela, Ecônomo Provincial, referenciando o papel da economia e administração financeira na força testemunhal da vida e ação evangelizadora das Fraternidades e obras que formam a Província.

O Fórum foi concluído com a celebração eucarística presidida pelo Ministro Provincial, Frei Paulo Roberto Pereira, e concelebrada pelos irmãos ligados à Frente das Missões (VEJA MAIS). Foi escolhida a liturgia da missa de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, como forma de conclusão de um ano jubilar dedicado a recordar os 200 anos de seu falecimento. Santo Frei Galvão foi um dos irmãos desta mesma Província da Imaculada Conceição, e um dos santos expoentes daquilo que os frades de hoje são instados a oferecer ao mundo através de seus esforços na evangelização e missão. Quem fez a homilia da missa foi Frei Diego Atalino de Melo, frade que hoje serve como reitor no Santuário Arquidiocesano de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, em Guaratinguetá (SP). Em suas palavras finais, Frei Paulo exortou os frades ao compromisso com a profecia, característica da vida consagrada, e força da missão já que ela conduz à fidelidade ao que os irmãos prometeram ser enquanto Frades Menores e à mensagem que se comprometeram a anunciar: o Evangelho e os valores do Reino.


Frei Rodrigo da Silva Santos, Secretário Provincial