Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Formação cristã e litúrgica na Paróquia Santo Estêvão


Autor do livro “Iniciação à vida cristã é tarefa de todos”, o mestre e doutor em Teologia pela PUC-Rio, Frei João Fernandes Reinert, da Fraternidade Mãe Terra, de Duque de Caxias (RJ), ministrou palestra sobre a iniciação à vida cristã na Paróquia Santo Estêvão, em Ituporanga (SC). Esse momento formativo reuniu mais de 300 pessoas no salão Frei Arthur Kleba no final do mês de junho.

Frei João explicou sobre a história da vida cristã e o seu processo inicial. Inclusive, falou sobre a importância que cada cristão tem de transmitir a Boa Nova de Jesus Cristo. Os membros da Igreja não são meramente pessoas de uma instituição, mas estão numa caminhada de adesão a Jesus Cristo. Isso não só em âmbito pessoal, mas de cada comunidade de fé. Todos aqueles que foram chamados a dar os ensinamentos iniciais cristãos (catequistas), precisam, de fato, ser membros integrantes e ativos em sua comunidade. Assim, com o testemunho de suas vidas, mostrarão aos iniciantes (catequizandos) o jeito verdadeiro de ser a Igreja de Cristo. Além disso, o pároco Frei Evandro Balestrin, e Frei Marcos Prado dos Santos acompanharam o evento e deram orientações a todos para a eleição dos novos CPCs e Ministros Extraordinários da Eucaristia.

Também estavam presentes, vindos de Curitiba, o Diácono Permanente Antonio Marconato e seu filho. Ambos trabalham na empresa Marconato, de restauração e fabricação de objetos sacros. O diácono passou algumas orientações a respeito do cuidado com as alfaias e os vasos sagrados. Além disso, foram coletadas inúmeras peças sacras de toda a Paróquia para restauro.

Formação de Liturgia
Outro momento de formação, desta vez sobre liturgia, foi ministrado pela equipe diocesana de Liturgia, formada por Frei Bertolino Tholl, Vanessa Bonatti, Janete Tholl e Maria Madalena Lima. No salão Frei Arthur Kleba, 80 pessoas da região pastoral de Ituporanga estiveram presentes.

A formação foi iniciada com uma espiritualização feita por Janete com quatro velas. Estas simbolizaram quatro virtudes. As comunidades precisam deixar que Cristo ilumine as suas vidas. Assim, cheios do Amor de Jesus, anunciarão a luz de Deus para os outros.

Depois disso, Frei Bertolino abordou aspectos históricos até o Concílio Vaticano II e deu orientações práticas para bem celebrar a Santa Missa. Vanessa, nesse caso, tirou dúvidas de alguns participantes sobre o assunto, mostrando, então, o sentido mais profundo de cada parte da Missa.

Frei Thierry Melo de Paula, OFM