Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Fontes originárias da refrescante água franciscana

24/08/2018

Notícias

livro_240818

A Editora Vozes, neste único livro, apresenta duas biografias de São Francisco de Assis, também conhecidas por “Vidas”, há muito tempo conhecidas. São duas biografias escritas pelo mesmo autor, Frei Tomás de Celano. Ele, além de ser agraciado por ter conhecido pessoalmente a São Francisco, em duas ocasiões distintas, procurou responder à mesma pergunta: Quem foi São Francisco de Assis?

Este livro é extraído das Fontes Franciscanas e Clarianas, editadas em 2004 pela Conferência da Família Franciscana do Brasil em coedição com a Editora Vozes. Tem a apresentação do Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel, e a tradução e introdução de Frei Celso Márcio Teixeira.

Segundo Frei Márcio, na primeira década após a morte do santo, a Primeira Vida aparece absoluta como ponto de referência para os hagiógrafos. “Em outras palavras, quem se dispusesse a escrever uma vida de São Francisco devia necessariamente ter diante dos olhos a obra de Tomás de Celano”, diz Frei Márcio.

Tomás de Celano dedicou-se com seriedade à incumbência de escrever a biografia de São Francisco. Antes de começar a escrever, pôs-se à procura das fontes de sua obra, pois é a partir das fontes que uma obra adquire credibilidade. Dentre estas fontes, ele recorda primeiramente aquilo que ele próprio ouvira de São Francisco. Tomás conhecera Francisco pessoalmente, foi recebido na Ordem por ele e certamente por diversas ocasiões deve ter-se encontrado e conversado com ele. O autor, portanto, é testemunha presencial, e isto tem um peso enorme para a credibilidade de um autor.

Mas Celano também recorreu ao testemunho de outros que conviveram mais longamente com Francisco, os quais ele qualifica como “testemunhas fiéis e comprovadas”. De fato, não consta que Tomás fosse do grupo dos companheiros mais próximos de Francisco. Por isso mesmo, a necessidade de colher testemunhos além da esfera de sua experiência pessoal.

Os destinatários da biografia não eram os frades, mas os fiéis em geral. Era necessário naquele momento histórico, povoado de heresias, de constetação, de negligência eclesiástica e de maus costumes do clero, apresentar um Francisco que soube ser modelo de fidelidade ao Evangelho e à Igreja.

Segundo Frei Fidêncio, o profetismo de São Francisco ilumina o pontificado do Papa Francisco, que convida-nos a buscar novas “saídas” aos grandes desafios da pós-modernidade, sobretudo na forma de nos relacionarmos com Deus, com os irmãos e com a inteira Criação. “Nesse sentido, nada melhor do que bebermos das Fontes originárias da refrescante água franciscana para revigorar o nosso ânimo profético. Que estas duas biografias, ou Vidas, nos iluminem e nos encorajem a sermos profetas do presente para reconstruirmos a sonhada harmonia universal tão bem amadurecida por Francisco de Assis no auge da sua vida espiritual: “Louvado sejas, meu Senhor, com todas as tuas criaturas”.

Editora Vozes
www.vozes.com.br
vendas@vozes.com.br
Preço: R$ 45,00