Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Festival sacro executa composição de frade brasileiro

14/03/2017

Notícias

ademir_140317

Na foto: Cesare Grassi e Frei Ademir Peixer

Frei Gilberto da Silva, especial para este site

Roma – Ocorreu entre os dias 23 e 26 fevereiro, na sala acadêmica Santo Agostinho, o “Festival Concertando”, promovido pelo Pontifício Instituto de Música Sacra de Roma. Um festival de apresentações vocais e instrumentais de câmara, com o tema “O encontro”.

O festival deste ano foi organizado pelo Maestro Claudio Travajoli, pianista concertista com experiência internacional e professor no Instituto de Música Sacra. O evento tem como objetivo principal promover o encontro entre as personalidades artísticas, desenvolver os talentos instrumentais, promover a criatividade e as novas composições musicais.

Na tarde do dia 26, o festival teve como tema: “Incontrare il talento” (Encontrar o talento). Nesta ocasião, foi executada pelo aluno Cesare Grassi a obra para piano: “Três Variações sobre um tema de W.A. Mozart”, composta por frei Ademir José Peixer, que cursa o mestrado em Música Sacra na classe de composição deste Instituto.

A obra executada é uma entre outras composições escritas pelo nosso confrade neste tempo de estudo em Roma. Para a criação da composição da obra, foi utilizada a metodologia chamada variação, no qual se parte de um “tema”, uma música já previamente composta, seja de autoria própria ou não, passando por várias repetições e reiterações, e também ocorrendo mudanças harmônicas, melódicas, contrapontísticas, rítmicas, e de timbre. A referida obra foi composta inicialmente com finalidades acadêmicas, para uma prova de composição na primeira sessão de exames do primeiro ano de mestrado, o trabalho previa um tema dado pelo Instituto e três variações a serem escritas no arco de no máximo 14 horas. O tema referido é uma peça de W.A. Mozart, exatamente da sua obra KV 547a. A composição foi realizada no Instituto em regime de clausura.

A obra foi escolhida pelo professor de composição de Frei Ademir, o maestro Silvano Presciuttini, para ser apresentada na ocasião ao público, porque, segundo o qual, representava o “encontro” entre a música de Mozart e a música de caráter brasileiro. De fato a obra se compõe de variações, ditas características, em que a primeira variação é em estilo de samba, a segunda em estilo de bossa e a terceira em estilo de choro.

O pianista executante, Cesare Grassi, aluno de mestrado da classe de piano é já premiado em numerosos concursos pianísticos na Itália e Europa. Com um repertório vasto, que vai de Bach a compositores contemporâneos como Daniele Lombardi e John Cage, soma um currículo de vários concertos muito apreciados.

Nesta ocasião, os frades da Província Franciscana a Imaculada Conceição do Brasil, Frei Estevão, Frei Plinio e eu, estivemos presentes para prestigiar o trabalho de frei Ademir, que foi muito bem apreciado por todos que se fizeram presente.

Ouça aqui:

O programa completo pode ser acessado em:
http://www.musicasacra.va/content/musicasacra/it/foto-e-video/festivalconcertando.html