Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Festa no ITF com os novos bacharéis de Teologia

10/12/2016

Notícias

itf_101216_2

Texto: Neuci L. Silva; Fotos: Igor Fernandes, especial para este site

Petrópolis (RJ) – Dia 9 de dezembro de 2016 ficará gravado na memória de dezesseis alunos do ITF. Essa manhã, revestiu-se de um aspecto solene graças à formatura do quarto ano do Curso de Teologia.

Uma breve Oração de Ação de Graças precedeu à solenidade de Colação de Grau. Reunidos todos na Igreja do ITF, a oração foi marcada pelo louvor e agradecimento a Deus. Os concluintes pediram as bênçãos divinas sobre essa nova etapa de suas vidas.

A Colação de Grau, iniciada por volta das 10 horas, foi realizada no Salão Acadêmico e contou com a presença da direção do Instituto, professores, funcionários, familiares e amigos dos formandos.

A cerimoniária do ato acadêmico foi a secretária do ITF, Valéria Boynard Thomaz Alves de Paiva, que convidou os membros da mesa de presidência a tomarem seus lugares. Foram chamados: Frei Antônio Everaldo Palubiack Marinho, diretor do Instituto; Frei Fernando de Araújo Lima, professor do ITF (representando o Paraninfo, Frei Alberto Beckhäuser); Irmã Elione Salvador Nunes (superiora do Convento de Nossa Senhora do Amparo); Frei Marcos Antônio de Andrade (mestre dos estudantes franciscanos); e Frei Márcio dos Santos (mestre dos formandos agostinianos). A funcionária homenageada pela turma,  Laís Célia Bento, que comporia a mesa, teve sua ausência justificada.

itf_101216_1

Após os formandos tomarem seus lugares, Frei Antônio Everaldo deu as boas vindas aos presentes e declarou solenemente aberto o ato acadêmico. Em seguida, convidou-os à execução do Hino Nacional Brasileiro.

Convidado pela cerimoniária, Frei Fernando de Araújo Lima proferiu o discurso redigido por Frei Alberto Beckhäuser, paraninfo da turma de 2016. Das palavras de Fr. Alberto:

“O diploma de bacharelado é um ponto de chegada e um ponto de partida… A formatura constitui uma espécie de apoteose, um triunfo, celebração da vitória… Daqui surge um compromisso para vocês e para todos nós. Quem muito recebeu, sobretudo pela graça dos estudos, é chamado a partilhar este cabedal. Importa viver o que celebramos. ‘De graças recebestes, de graça dai’, diz o Senhor”.

A colação de grau foi pontuada por momentos de regozijo e, também, de reflexão da somatória de vivências dos alunos nesta instituição de ensino. Os oradores da turma: Irmã Maria Aparecida Santana de Souza, CFA; e Frei Rafael Teixeira do Nascimento, OFM, condividiram o discurso. Os representantes de turma lembraram o início do curso de teologia, em 2013, coincidindo com o início do pontificado do Papa Francisco. Providencialmente a turma deveria estar ancorada “na verdade de Igreja sonhada pelos dois Franciscos: de Assis e de Roma”. Foram salientados alguns fatos importantes que tornaram 2016 um ano sui generis. Também foi salientada a importância daquele momento tão especial na vida dos bacharelandos:

“Irmãs e irmãos, a recordação dessa caminhada não pode se reduzir a uma simples peça de retórica apresentada, como parte ritual de uma cerimônia formal… Chegou a hora de, efetivamente, ‘sermos’ a partir do que acreditamos, defendemos e aprendemos no decorrer desses quatro anos. Teologia não é o mesmo que poesia, mas traz, como matéria fundante, a vida”.

Na sequência, os graduandos foram convidados a prestar o juramento. O juramentista foi Frei Leandro Costa Santos. Concluído o juramento, deu-se o momento central da Colação de Grau. Frei Antônio Everaldo, investido de sua função de representante da Instituição de Ensino Superior (IES) outorgou o grau de Bacharelado em Teologia aos seguintes estudantes:

itf_101216_3Alan Maia de França Victor (Bacharel em Teologia)

Evaldo Ludwig (Bacharel em Teologia)

Fábio José Gomes (Bacharel em Teologia)

João Paulo da Silva (Bacharel em Teologia)

José Raimundo de Souza (Bacharel em Teologia)

Leandro Costa Santos (Bacharel em Teologia)

Marcos Vinícius Motta Brugger (Bacharel em Teologia)

Maria Aparecida Santana de Souza (Bacharel em Teologia)

Rafael Chaves de Lima (Bacharel em Teologia)

Rafael Teixeira do Nascimento (Bacharel em Teologia)

Rodolfo dos Santos Pimentel Júnior (Bacharel em Teologia)

Serge Mpanga Kwanda (Bacharel em Teologia)

Vanderlei da Silva Neves (Bacharel em Teologia)

Wellington Clébio Faria Porfírio de Barros (Bacharel em Teologia)

 

Um a um os estudantes foram chamados à mesa para receber o diploma que atesta tal outorga.

Dois estudantes receberam, na ocasião, o certificado de conclusão de Curso Livre em Teologia. A saber:

Camilo Donizeti Evaristo Martins (Curso Livre)

Robson Fernandes Mendes (Curso Livre)

itf_101216

Como celebração desse momento, foi apresentado um vídeo com momentos importantes da turma. Depoiss, a palavra foi passada ao diretor do Instituto que dirigiu breve exortação aos presentes, de modo particular à turma de formandos. Em seu conciso discurso, Frei Everaldo agradeceu a Deus por proporcionar “este espaço do saber teológico. Espaço que nos ajuda a abrir os nossos olhos para uma dimensão mais profunda da vida e da fé”. E frisou:

“Não passamos pelo estudo da Teologia, para ascender simplesmente mais um grau, mas é ela que tem que passar por nós e em nós. Assim, você – Teólogo e Teóloga que cultiva a fé –, certamente será sensível aos apelos da vida, aos mais necessitados e à natureza que o cerca”.

Fechando a sessão, o diretor convidou os presentes para um coquetel celebrativo.