Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Carlos é ordenado bispo em São Paulo

14/02/2021

Notícias

                                                                                               Imagens: captura de tela da transmissão da Arquidiocese

Frei Carlos Silva, de 58 anos, foi ordenado Bispo Auxiliar de São Paulo, durante a Celebração Eucarística neste sábado (13/2), às 15 horas, na Catedral da Sé. O seu lema de ordenação episcopal escolhido é: “Pertencemos ao Senhor” (Rm 14,8).

Frei Carlos foi ordenado bispo pela imposição das mãos do Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo – ordenante principal – e de Dom José Soares Filho, OFMCap, Bispo Emérito de Carolina (MA) e Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, OFMCap, Arcebispo da Paraíba, também bispos ordenantes. Frei Carlos Silva foi nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo pelo Papa Francisco em 16 de dezembro. O Ministro Provincial Frei César Külkamp, OFM, participou da celebração.

Seguindo as normas sanitárias, um bom número de fiéis participou da celebração para ver o novo Vigário Episcopal da Região Brasilândia.

Dom Odilo agradeceu ao Papa Francisco a nomeação e especialmente a Frei Carlos por ter aceito esta missão, deixando o servico de Conselheiro na Cúria Geral dos Capuchinhos em Roma.

O Cardeal partiu do lema de Frei Carlos para fazer a sua reflexão: “Esta é uma belíssima expressão daquilo que é nossa condição como cristãos. Petencemos a Deus, uma vez que acolhemos a graça da fé, da redenção e do infinito amor de Deus que nos amou por primeiro, quando ainda éramos pecadores”, disse.

Segundo o Arcebispo, este lema poderia ser o lema de todos os cristãos. “E pensar que somos de Deus traz uma leveza para a vida que não tem igual. Você não precisa pensar que carrega sozinho o peso da vida, das responsabilidades, das missões, das responsabilidades pessoais e públicas. Deus está conosco, Deus nos dá força. Somos de deus. Pensar nisso nos traz uma imensa paz”, acrescentou.

Dom Odilo disse que pertencer ao Senhor é a paz franciscana: “Com essa mesma experiência São Francisco podia dizer: ‘Meu Deus e Meu Tudo’. Abandonar tudo e viver a santa pobreza, a santa fraternidade. Viver inteiramente para o Evangelho, viver inteiramente para os irmãos. E ele podia exclamar: ‘Altíssimo e glorioso Deus, ilumina as trevas do meu coração, dá-me fé reta, esperança segura e caridade perfeita, bom senso, discernimento para cumprir vossa santa vontade”.

No rito de ordenação episcopal, após a proclamação do Evangelho, foi feita a apresentação do eleito para o episcopado e lido o mandato apostólico pelo qual o Papa Francisco o nomeou Bispo da Igreja. Após a homilia, Frei Carlos foi interrogado diante do povo quanto a sua futura missão, manifestando os seus propósitos, como desempenhar a missão até a morte, anunciar o Evangelho com fidelidade, conservar a tradição recebida dos apóstolos, comunhão com o colégio episcopal e obediência ao Papa.

Depois, ele se prostrou diante do altar, como sinal de entrega, enquanto foi invocada por toda a assembleia a intercessão dos santos. Na sequência, ocorreu o momento central da ordenação, com a imposição das mãos dos bispos ordenantes sobre a cabeça de Frei Carlos, seguido dos demais bispos.

O novo Bispo ainda foi ungido com o óleo do Crisma, recebeu o Livro dos Evangelhos e as insígnias episcopais: o anel (símbolo da fidelidade do bispo com a Igreja), a mitra (para a incessante procura da santidade) e o báculo pastoral (símbolo do serviço pastoral).

Após a comunhão, Dom Carlos abençoou a todos como bispo pela primeira vez, percorrendo o corredor central da Catedral da Sé.

Frei César e Dom Carlos

Depois, Dom Odilo entregou novamente a Dom Carlos o báculo pastoral, dando-lhe, assim, posse do ofício de Bispo Auxiliar da Arquidiocese.

Frei Carlos disse que o momento era de gratidão. Primeiro agradeceu a Deus pelo batismo e pela vocação. Depois ao Papa Francisco “por ter confiado esse ministério de apascentar o rebanho”. Agradeceu a D. Odilo: “Estaremos juntos nesse ministério!”. Agradeceu a todos presbíteros e aos fiéis, à família de sangue e à família religiosa dos Capuchinhos.

Frei Carlos foi Ministro Provincial em São Paulo por dois mandatos (2013 a 2018) e Presidente da Conferência dos Capuchinhos do Brasil (CCB). Em setembro de 2018 foi eleito Conselheiro Geral da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, função que exercia até ser nomeado Bispo Auxiliar de São Paulo, em dezembro de 2020.