Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Festa marca conclusão do curso de Filosofia da FAE

18/12/2017

Notícias

filosofia_181217

Frei Augusto Luiz Gabriel

Curitiba (PR) – Na última sexta-feira (15/12), o anfiteatro da FAE-Centro Universitário foi o palco da celebração de formatura de Frei Augusto Luiz Gabriel, Frei Erick de Araujo Lazaro, Frei David Belinelli, Frei Douglas da Silva, Frei Heberti Senra Inácio e Frei Samuel Santos Soares. Num clima de muita alegria e gratidão, os frades juntaram-se aos demais alunos concluintes do curso de Filosofia para que, assim, após três anos de estudos filosóficos, pudessem finalizar com festa mais uma etapa de suas vidas!

A celebração foi solene e de caráter simbólico, pois a colação de grau oficial da instituição será feita em março do próximo ano por questões legislativas! Porém, esse fator não tirou o brilhantismo da noite! Um a um, os formandos tomaram os seus lugares, sendo aplaudidos calorosamente por seus familiares, professores, formadores e amigos que marcaram presença. Compuseram a mesa de honra o coordenador e professor do curso de filosofia, Frei Jairo Ferrandin, e a paraninfa escolhida pela turma, professora doutora Luciana da Silva Teixeira.

Após a entonação do Hino Nacional Brasileiro, os frades de Profissão Temporária, da Fraternidade São Boaventura de Rondinha – Campo Largo (PR), foram convidados a conduzirem um momento orante e de ação de graças. Para Douglas da Silva, aquele momento dava início a uma nova etapa em suas vidas. “Nestes três anos, alguém nos acompanhou de perto, auxiliando, ensinando e nos encorajando a sempre mais buscar e questionar. Tornamo-nos próximos da sabedoria na medida em que submergimos em seus saberes. Por isso que queremos louvar e agradecer a Deus, pela nossa mais íntima amiga, a sabedoria”, acrescentou Frei Douglas.

Em seguida, chegou a vez de um dos momentos mais esperados por todos: o discurso da paraninfa, professora Luciana. Tomada pela emoção, não escondeu sua alegria e emoção em estar ali presente. Destacou a docente: “Esta turma, como sempre disse é muito especial. Vocês sempre buscaram excelência em tudo. Todos dedicados e ávidos por um mesmo objetivo: sair daqui melhor do que chegaram. Com certeza, o objetivo foi alcançado. Vocês, além de terem se tornado profissionais dotados de conhecimento para assumir e honrar a Filosofia, são, acima de tudo, seres humanos de qualidade ímpar, e tenho certeza de que aprender, lutar, rir, perdoar, cair, levantar, sonhar… são ações que farão sempre parte da vida de cada um”, enfatizou a professora Luciana. “Ao terminar esta etapa, cada um de vocês tem plena consciência da sua missão, como profissional, como ser humano, como religioso para desenvolvimento social, político e sustentável deste país”, continuou, emocionando a todos: “Agora, vão! Vocês já sabem ir sozinhos”.

filosofia_181217_2

O orador da turma, José Madson dos Reis, em seu discurso, relembrou a pergunta feita pelo professor Osmar Ponchirolli para cada aluno no primeiro dia de aula: “Por que estudar Filosofia?”, e recordou as mais variadas respostas dadas por cada um. “Se esta pergunta fosse feita novamente, certamente a resposta seria outra, porque nos somos outros. Portanto, vivemos em uma constante transformação. Durante estes três anos vivenciamos inúmeras experiências. Viver significa a arte da transformação. A cada mês, a cada semestre, experimentamos sentimentos diferentes, conduzindo-nos a uma vida pautada na reflexão do pensamento, sobretudo, nas inúmeras possibilidades apresentadas no percurso da vida”, proferiu o orador.

Grande emoção e gratidão foi o momento em que a discente Ana Maria agradeceu aos pais e professores. Logo em seguida, com muita descontração, aplausos e pose para fotos, cada formando foi chamado pelo nome, e recebeu das mãos da paraninfa Luciana Teixeira o famoso canudo com o juramento do Curso de Filosofia. Também o coordenador Frei Jairo Ferrandin deixou registrado suas palavras de gratidão e agradecimento por mais “um fruto do trabalho que deu certo”!
O que faremos com o saber? A resposta só poderá ser dada pessoalmente. Porém, todos os nossos antecessores, buscaram encarnar no mundo valores importantes, como paz, justiça, igualdade, liberdade… Peçamos a Deus que sejamos fiéis aos seus ensinamentos, e que possamos sempre lutar e dialogar por um mundo melhor.

CELEBRAÇÃO DE AÇÃO DE GRAÇAS
A celebração de Ação de Graças aconteceu na capela do Convento São Boaventura na manhã do mesmo dia (15/12), e contou com a presença de familiares e amigos dos frades formandos. Frei Rodrigo da Silva Santos, mestre dos Frades de Profissão Temporária, foi o celebrante. Frei Estevam Gomes Pereira, o Frei Estevinho, tomando a palavra no final de celebração, disse com voz firme: “Vocês são uma dádiva na patena de oferenda ao Senhor”.