Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Festa do Padroeiro de São João de Meriti: “A missão da Igreja é apontar o Salvador”

24/06/2020

Notícias

 

Desde o dia 15 de junho, a Paróquia São João Batista, em São João do Meriti, celebra seu Padroeiro de forma virtual, devido à pandemia do novo coronavírus. No entanto, o maior São João da Baixada Fluminense foi celebrado com muita alegria, devoção e um forte sentimento de pertença à comunidade. Nesta quarta-feira (24), dia em que a Igreja celebra solenemente a Natividade de São João Batista, os meritienses foram despertados com a alvorada, uma queima de fogos para saudar o padroeiro.

Na Missa Solene do Padroeiro, às 18 horas, o pároco Frei Vanderley Grassi destacou o fato de mesmo viver um momento conturbado com a pandemia, com o quadro político e social, “conseguimos fazer a Festa e celebrar São João”.

Nesse quadro político, de pandemia, social, humano, conseguimos celebrar a Festa de São João.
“Alguém pode dizer: ‘mas frei, não celebramos bem porque não tinha aquela cocada gostosa, não tinha crepe, fogaça, o bolo de São João, os docinhos e tanta coisa boa’. Verdade, mas vamos refletir. Tudo isso para a nossa vida de fé não tem força, consistência nenhuma. O que nós precismamos, nós encontramos nestes dez dias de festa religiosa, com a Novena e este dia festivo do nosso Padroeiro: vida de oração. E quem busca se encontrar com Deus, conseguiu nesses 10 dias criar essa relação com o Senhor”, disse o presidente da Celebração.

Frei Vanderley continuou: “Mas alguém poderia dizer: ‘frei, a igreja está vazia’. Mas todos que buscam o Senhor, se encontram em suas casas, acompanhando e celebrando a Eucaristia, todos os dias. A Pascom realizou o trabalho de transmitir a liturgia para todos vocês que se encontram em casa. Desta forma, conseguimos celebrar bem, com dignidade, buscando fazer o o melhor, pois para Deus, sempre o melhor”, disse.

Segundo o celebrante, durante os 10 dias da Festa, foi realizadas pregações, celebrações, adorações, muita música, mostrando e apontando a figura do precursor. “E o tema da festa deste ano que escolhemos, ainda no ano passado, foi este: ‘É preciso que ele cresça e eu diminua’. Essa é a missão da Igreja. A Igreja tem a missão de anunciar e apontar o Salvador. E João Batista é um sinal concreto que nós temos que ter no nosso coração”, emendou o frade.

Para o frade, essa missão tem que ser trabalhada em conjunto. “Eu posso até pregar bonito, mas se não souber partilhar, não tem a presença de Deus misericordioso. João tem uma atitude de humildade quado o povo começa a exaltar a sua figura, quando o povo começa a colocar ele como o próprio Deus. Aí ele diz: “Alto lá! Eu não sou digno nem de desamarrar as correias de suas sandálias. Por isso, sou aquele que anuncia, que prepara os caminhos”, ensinou.

“Caríssimos, que sejamos profetas, anunciadores do reino de Deus, não vamos nos preocupar com o lugar que eu assumo, com o posto que eu tenho. Isso diante de Deus não é nada. O importante é como nos colocamos para servir o Senhor. E a gente só pode servir a Deus servindo o próximo, senão faremos uma liturgia vazia. Faltará a essência”, disse, agradecendo a Deus “por conceder a oportunidade de celebrar a Festa do Padroeiro”.

Às 8h, foi celebrada a primeira missa do dia, presidida pelo vigário paroquial, Frei Cid Tadeu Passos. O frade destacou que neste ano, apesar da festa ter sido vivida à distância, ela fortaleceu ainda mais a fé daqueles que participaram de forma virtual. “Cada casa hoje é uma igreja. E como nós crescemos com isso! Cada paroquiano fez da sua casa uma comunidade, porque rezam juntos, dialogam, participam das celebrações on-line. Cada família hoje é uma comunidade!”, alegrou-se o frade.

Recordando o tema da festa deste ano, o vigário afirmou que João Batista aponta para o essencial, Jesus Cristo. “Queremos pedir que São João Batista, este homem de Deus, também nos ensine a estarmos mais atentos aos sinais da misericórdia infinita de Deus, sobretudo agora, nestes tempos de provação. O que podemos aprender com São João Batista diante da realidade que hoje se faz presente? Como estamos nos cuidando em casa, cuidando da família? Como está o nosso relacionamento em casa? Este homem nos pede para ouvirmos Jesus, afirmando que Ele era mais importante. “Que Ele cresça e eu diminua”, São João exclama. Que Deus nos abençoe e nos proteja sempre através de nosso padroeiro São João Batista”, concluiu Frei Cid.

Nos 373 anos de existência da festa, este é o primeiro ano sem as tradicionais comemorações. No entanto, as inovações serviram para, além de celebrar São João Batista, confortar as pessoas sozinhas e levar esperança neste tempo de pandemia. Após a missa, o pároco Frei Vanderley Grassi saiu em carreata com a imagem do padroeiro. Em cada comunidade, um pequeno grupo acolhia a imagem e recebia a bênção. Com o carro de som, a cidade foi tomada por músicas e a oração do santo terço. Ao meio-dia, a carreata entoou a oração do Angelus e continuou o seu percurso, seguida por carros enfeitados com balões.

Na página do Facebook da Paróquia, muitos pedidos de oração e muitos elogios ao evento: “Está linda a carreata. Muito lindo ver as pessoas acolhendo com alegria a São João Batista. Está sendo uma bênção”, comentou Geralda Dos Santos Nascimento. Margarete Barros agradeceu o empenho daqueles que ajudaram na realização da festa virtual: “Agradeço aos jovens de nossa Paróquia pela força, garra e de tudo fizeram para levar a cada casa, on-line, as festividades, os momentos de louvor, oração!”.

Às 15h, também na página do Facebook, os fiéis foram convidados a oração do terço da misericórdia e adoração ao Santíssimo.