Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Festa da Penha: a ‘Alegria de Maria’ para tempos difíceis

13/04/2020

Notícias

Moacir Beggo (*)

São Paulo (SP) – O segundo dia do Oitavário da 450ª Festa da Penha, uma segunda-feira (13/4) conhecida como Pascoela, que simboliza o prolongamento do próprio domingo de Páscoa, foi vivido sem a presença dos fiéis na pequena e histórica capela do Convento da Penha, mas a multidão que todo ano lota o Campinho durante a Festa da Padroeira do Espírito Santo pôde acompanhar a Santa Missa pelas mídias sociais do Convento e do G1.

O pároco da Paróquia São Francisco de Assis de Itapoã, Pe. Celso Porto Nogueira, presidiu a Celebração Eucarística. Frei Pedro Oliveira fez a acolhida e recordou neste dia uma das alegrias de Nossa Senhora: a anunciação. Estavam presentes os frades da Fraternidade do Convento e o Vigário Provincial, Frei Gustavo Medella, representando a Província da Imaculada Conceição.

Na sua homilia, Pe. Celso rememorou que, no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré. Foi até uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José, que era descendente de Davi. E o nome da virgem era Maria. O anjo entrou onde ela estava, e disse: “Alegra-te!”

“Qual é a alegria de Maria? A resposta é muito simples: a alegria de Maria é Jesus”, frisou o celebrante. “Maria recebe de todo o coração esse anúncio, sabendo que é um dom que vem do alto, que não é por iniciativa humana. Cristo não é um produto de nossas forças, dos nossos esforços, mas é um dom que vem do alto, que desce sobre nós, como o anjo falou para Maria: ‘O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com sua sombra’. É uma referência àquela imagem da tenda do encontro que existia em Israel, antes da construção do templo de Jerusalém. Maria se torna esse lugar do encontro entre Deus e a humanidade”, explicou Pe. Celso.

Segundo ele, Maria é totalmente invadida pelo poder de Deus. “Mas esse poder de Deus a deixa intacta, no sentido que mantém completamente sua liberdade. Deixa ela livre para aceitar, para acolher aquele dom. Por isso, Maria é Virgem e Mãe”, acrescentou.

Contextualizando, lembrou que estamos vivendo essa alegria num tempo muito particular na história do mundo. “Nós, que estávamos aí na Igreja, nessa correria, nesse ativismo tão grande, nessa atividade febril incessante das pastorais, dos movimentos, dos grupos, das equipes, de repente tudo tem uma parada. Quando as coisas mudam, a gente é convidado a refletir o que é essencial, o que é que fica?”, questionou.

Pe. Celso indicou um caminho. “Quando uma árvore está no inverno, ela não dá folha e frutos. Mas também não fica parada. Ela aprofunda suas raízes. E justamente porque ela aprofundou as raízes é que ela vai dar as folhas e os frutos no seu tempo. Então, a Igreja está sendo convidada a encontrar essa alegria que não passa quando tudo muda. O que é que fica quando tudo muda? Nosso coração responde: É Jesus Cristo. É esse encontro com Ele que transforma a nossa vida e que transfigura todas as coisas ao nosso redor”, ensinou.

“Quando a gente se encontra com Jesus Cristo, todas as coisas em nossa vida elas mudam, ganham um sentido novo. Tudo se reveste de alegria. E é uma alegria que não pode ser tirada de nós. Quem se encontra com Jesus, tem uma alegria que não pode ser tirada por nada. Porque é justamente a alegria desse encontro que Maria experimentou no seu coração quando ela se torna a nova Arca da Aliança”, acrescentou.

“Agora, quando tudo para, é hora de dizer: acolho Jesus Cristo no meu coração. É hora de dizer: “faça-se” mais uma vez na minha vida”, reforçou Pe. Celso.

Para o celebrante, é essa alegria que Maria, a partir do Santuário, quer levar a todos: A alegria do encontro com Jesus. “Vamos pedir a ela, nesses tempos tão difíceis, que nos faça redescobrir essa alegria profunda do encontro com o Cristo, que nada, nem ninguém, pode tirar de nós!”, completou.

D. Maria da Penha: 100 anos

FESTA INTERATIVA

O guardião do Convento da Penha, Frei Paulo Pereira, destacou que a festa da Penha não é só virtual mas interativa. Ele rendeu graças a Deus pelo aniversário da devota D. Maria da Penha, que fez 100 anos, mostrando a sua foto. A mesma gratidão estendeu a todos os aniversariantes desta semana.

Segundo Frei Paulo, a internet não pode ser terreno das mentiras, das fake news, mas é um universo a ser evangelizado. “Por isso, a Festa da Penha, nos seus 450 anos, é uma edição transformadora, histórica, que nos levou para esse mundo. Levamos Jesus Ressuscitado através desse mundo virtual”, disse. Segundo Frei Paulo, essa mudança fez com que a Festa da Penha se expanda para outros lugares. “Por isso, queremos saber de onde você é. Escreva nos comentários a sua origem”, pediu Frei Paulo.

Outro pedido de Frei Paulo é para ajudar na manutenção deste Santuário da Padroeira do Espírito Santo. Para isso, na foto abaixo está o número da conta do Banco do Brasil.

Neste ano, a festa tem como tema “Todas as gerações me chamarão bem-aventurada” (Lc 1,48). O canto profético de Maria no “Magnificat” prefigura o imenso carinho e devoção pela Virgem que marcou e marca todos aqueles que a celebraram nestes 450 anos de tradição. A festa da Penha é fruto de uma semente lançada por Frei Pedro Palácios em 1558, quando chegou ao Brasil com os colonizadores portugueses e desembarcou nas terras capixabas. O frade espanhol trouxe na sua bagagem um painel de Nossa Senhora das 7 Alegrias, que foi colocado numa gruta e deu origem à devoção franciscana que vem até hoje. Ao longo do tempo, essa devoção cresceu e foi construído o Santuário para a Mãe de Deus no ponto mais alto do penhasco. Desde então, romeiros visitam o Convento durante todo o ano.

Nesta terça-feira, 14 de abril, a 450ª Festa da Penha tem a seguinte programação no terceiro dia do Oitavário:

6h00 – Bênção do dia, com Padre Renato, na TV Gazeta
12h00 – Terço Mariano – no Instagram e Facebook do Convento da Penha
13h00 – Exibição do Programa Salve Mãe das Alegrias, ao vivo no Instagram, Facebook e Canal do YouTube do Convento da Penha
15h00 – Missa ao vivo no Instagram, Facebook e Canal do YouTube do Convento da Penha
19h30 – Terceiro dia do Oitavário – Missa, ao vivo no G1/ES e no Instagram, Facebook e Canal do YouTube do Convento da Penha
20h30 – Festival Amor e Esperança, com apresentações artísticas ao vivo no Instagram da TV Gazeta


(*) Com a transmissão ao vivo pelo Convento da Penha