Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Faxina e Puntel no 2º Encontro da Frente da Comunicação

10/10/2014

Notícias

Dois grandes comunicadores e professores, Elson Faxina e Joana Puntel, conduzirão as reflexões do 2º Encontro Provincial da Frente de Evangelização da Comunicação, que será realizado nos dias 13 e 14 de outubro, em Rondinha (PR). O evento tem 46 inscritos de todos os serviços e frentes no campo da comunicação na Província Franciscana da Imaculada Conceição.

Segundo o coordenador da Frente, Frei Gustavo Medella, o primeiro encontro foi muito bem avaliado e os participantes foram quase unânimes em pedir a realização de um segundo encontro. “Atendendo a este apelo e conscientes de que temos ainda muito a crescer na comunhão e na colaboração é que vamos para este segundo encontro. A expectativa sairmos de Rondinha com indicações de passos bem concretos e objetivos para o futuro de nossa Frente de Evangelização da Comunicação. Percebo nos inscritos um espírito vibrante e disponível, o que me enche de alegria, esperança e entusiasmo”, acredita Frei Gustavo.

A Frente da Evangelização na Comunicação foi criada no último Capítulo Provincial e vem promovendo a aproximação e o espírito de comunhão e interajuda entre as diferentes frentes no campo da comunicação. Para ajudar neste processo, no dia 13, o professor Elson vai abordar “Comunicação na Perspectiva Cidadã” na parte da manhã e a professora Joana Puntel falará sobre o tema “O que a Igreja espera da Comunicação”, tendo como base o Diretório de Comunicação da CNBB, lançado recentemente.

Faxina é professor da Universidade Federal do Paraná e Assessor de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná. É doutor em Ciências da Comunicação pela Unisinos (2012), mestre em Ciências da Comunicação, na área de Cinema, Rádio e Televisão, pela ECA/USP (2001) e se graduou em Comunicação Social – Habilitação Polivalente, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1981). Tem experiência em rádio, televisão, assessoria de comunicação e mobilização social, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação – jornalismo, TV pública, telejornais, programas de debates e entrevistas, radiojornalismo, vídeo-documentário, planejamento em comunicação, cidadania e movimentos sociais.

Puntel, além de Coordenadora do Curso de Jornalismo da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM), é docente no curso de Especialização Cultura e Meios de Comunicação do SEPAC que se realiza em convênio com a PUC-SP/COGEAE. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1996) e pela Simon Fraser University (1991). Possui Pós-doutorado em Cultura da Comunicação no The London School of Economics and Political Science – LSE, Inglaterra (2002). Mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1985) e graduação em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero (1975). Seu campo de atuação compreende os temas de: jornalismo, cidadania, política de comunicação, igreja, religião, cultura, meios de comunicação de massa, ética da comunicação. É membro da INTERCOM.

No final da tarde, os participantes se reunirão em grupos para chegarem a três ações práticas de comunicação a partir do estudo realizado. No dia 14, Frei Gustavo vai abordar a comunicação na Província, quando será apresentada uma síntese dos trabalhos em grupo e será definido um calendário da Comunicação Provincial 2015.