Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Tv Franciscanos apresenta 2ª edição da série “Clara por Claras”

06/08/2020

Notícias

Frei Augusto Luiz Gabriel e Frei Roger Strapazzon

Petrópolis (RJ) – A Tv Franciscanos da Província da Imaculada Conceição do Brasil, em parceria com a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Petrópolis e com o Mosteiro de Santa Clara de Nova Iguaçu (RJ), apresenta, nesta quinta-feira (06/08), a 2ª edição da série “Clara por Claras”, em comemoração ao dia de Santa Clara, que será celebrado por toda Família Franciscana no próximo dia 11 de agosto.

As Irmãs Clarissas de Nova Iguaçu foram as protagonistas deste especial que começou em 2018, com o lançamento da série realizado com as Irmãs Clarissas do Mosteiro Nazaré de Lages (SC). Os vídeos, com temáticas sobre a vida de Santa Clara e de suas irmãs até os dias atuais, mostram esse legado, a vida em clausura, em contemplação e em perseverante oração.

A abadessa do Mosteiro, Madre Ivone Maria da Apresentação, não mediu esforços na realização deste especial. “Vamos, juntos, celebrar esta grande mulher que foi Santa Clara e que hoje, para nós, é um grande exemplo de vida. E, com ela, vamos rezar por toda humanidade neste tempo tão complicado da pandemia. Estamos unidos com todos aqueles que sofrem e que partiram”, disse.

A série “Clara por Claras” poderá ser acompanhada pelo canal do YouTube da TvFranciscanos, pela página da Paróquia da Paróquia do Sagrado, como também pelo Facebook das Irmãs Clarissas de Nova Iguaçu.

HISTÓRICO
O Mosteiro de Santa Clara em Nova Iguaçu é uma fundação portuguesa, pedida pelo ex-bispo diocesano Dom Adriano Hypólito, que rezou 16 anos para concretizar o seu grande sonho de ter um mosteiro de vida contemplativa em sua Diocese. Ele dizia ser sumamente necessário que “a vida da Diocese fosse incrementada pela força que brota da oração silenciosa unida ao sacrifício de alguém que, aparentemente ausente, é presença constante diante da ‘Fonte’ em favor dos seus irmãos, irrigando, no silêncio do ‘Jardim Fechado’, o solo espiritual da Santa Igreja”. As Irmãs Fundadoras vieram do Mosteiro ‘Nossa Senhora da Piedade’ da Ilha da Madeira, em Portugal. Chegaram ao Brasil em 1986. Permaneceram por três anos em uma casa provisória até o final das obras do Mosteiro, que foi inaugurado em 13 de maio de 1989. Dom Adriano desejava que o Mosteiro fosse o centro de Adoração Eucarística da sua Diocese. Com este intuito, foi construída a Casa Betânia (anexa ao Mosteiro) para acolher os adoradores noturnos. Esta Casa também pode acolher grupos para encontros e retiros, contanto que não coincida com as noites em que haja adoradores. O Mosteiro tem sido bastante frequentado, especialmente nas Santas Missas dominicais (9h30) e na solenidade de Santa Clara (11 de agosto), com Missas às 10h e 16h.


ASSISTA A SÉRIE CLICANDO NOS VÍDEOS ABAIXO