Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Extrair uma nova linfa dos ensinamentos do Padre Pio

18/03/2018

Papa Francisco

Um dos momentos mais emocionantes da visita do Papa Francisco a San Giovanni Rotondo foi a visita às crianças da repartição de oncologia da “Casa Alívio do Sofrimento”. O Santo Padre não deixou faltar o seu abraço, seu carinho e suas palavras para cada uma delas, para as famílias e os funcionários de um dos centros médicos de vanguarda em toda a península.

Na estrutura, há também muitos serviços dedicados especificamente às crianças para que possam transcorrer seus longos períodos de tratamento na serenidade e no sorriso, na medida do possível. Francisco entrou na repartição e deixou um sinal de sua presença nas paredes do local. Depois, abraçou os fiéis que o esperavam do lado de fora da estrutura e se dirigiu ao átrio da Igreja de São Pio de Pietrelcina, onde celebrou a Eucaristia que concluiu sua visita pastoral.

Em seu discurso aos fiéis de Piana Romana, o Papa expressou sua alegria de poder visitar o lugar onde Francisco Forgione, – hoje São Padre Pio, – nasceu e iniciou sua longa e fecunda ação humana e espiritual. Ao cumprimentar seus concidadãos, disse: “Nesta comunidade, ele fortaleceu a sua humanidade, aprendeu a rezar e a reconhecer nos pobres o rosto do Senhor, que o levou abraçar a sequela de Cristo. Assim, pediu para fazer parte da comunidade dos Frades Menores Capuchinhos, onde se tornou Frei Pio de Pietrelcina. Ali, começou a experimentar a maternidade da Igreja, da qual foi sempre um filho devoto; meditou com intensidade o mistério de Deus”.

pio_180318_1

Pe. Pio passou por todo tipo de tribulação e tentação

Naquela localidade, – sua cidade natal, – Padre Pio permaneceu por motivo de saúde. Naquele tempo, não havia antibióticos e as doenças se curavam em casa, no âmbito familiar. Mas, não foi um período fácil, pelo contrário, passou por todo tipo de tribulação e tentação. O demônio existe; ele nos atormenta e nos engana. Porém, aquelas terríveis provações tornaram-se linfa (A linfa é um fluido transparente, que impregna o corpo, que é produzido quando o sangue atravessa os vasos capilares e vaza para o corpo) vital para uma oração contínua e uma crescente confiança no Senhor, do qual se sentia interiormente atraído. Eis o centro da sua teologia. E Francisco acrescentou: “Desta forma, Padre Pio imergiu-se na oração para aderir, sempre mais aos desígnios divinos. Por meio da celebração da Santa Missa, – que era o coração do seu dia e a plenitude da sua espiritualidade, – atingiu um elevado nível de união com Deus, do qual recebeu dons místicos especiais, que precederam os sinais da Paixão de Cristo em sua carne”.

Aqui, o Santo Padre elogiou a população de Pietrelcina por ter dado à Igreja uma das figuras mais belas e luminosas da sua comunidade. Este humilde Frade capuchinho surpreendeu o mundo com a sua vida, toda dedicada à oração e à escuta paciente dos irmãos, sobre cujos sofrimentos derramou o bálsamo da caridade de Cristo. E exortou:
“Ao imitar seu heroico exemplo e as suas virtudes, vocês também podem ser instrumentos do amor de Jesus entre os mais necessitados. Ponderando a sua fidelidade à Igreja, podem dar testemunho de comunhão, união e paz, que edificam e constroem”.

Em uma cidade, onde se briga todos os dias, não cresce, não se constrói, mas espanta as pessoas; é uma cidade doente e triste. Ao invés, uma cidade, onde se busca a paz, onde todos se querem bem e não desejam mal a ninguém, cresce, aumenta e se torna forte. Por isso, advertiu o Papa, a não perderem tempo e forças com briguinhas, porque isto não faz crescer, não faz progredir. Se alguém tiver vontade de brigar, – disse ainda – deve “morder a língua”. A língua poderá doer, mas fará bem à alma e à cidade. Logo, procurem dar testemunho de paz e comunhão entre vocês.

pio_180318_4

 

Extrair uma nova linfa dos ensinamentos do Padre Pio

Por fim, Francisco fez votos de que os habitantes de Pietrelcina tenham a coragem de extrair uma nova linfa dos ensinamentos do Padre Pio, sobretudo neste momento de crise geral. Que jamais faltem atenção e ternura com os jovens e idosos desta comunidade.

A população envelhece e muitos jovens são obrigados a ir para outros lugares em busca de trabalho. A migração dos jovens é um problema! Peçamos a Nossa Senhora para que os jovens encontrem trabalho aqui, perto de suas famílias. A população envelhece, sim, mas é um tesouro. Que haja diálogo entre os idosos e os jovens.

Os idosos, – disse por fim o Papa, – são um tesouro e não devem ser excluídos da sociedade. Eles representam a sabedoria; são os protagonistas e o patrimônio das nossas comunidades. “Gostaria – afirmou – que por uma vez fosse dado o Prêmio Nobel aos idosos, que são a memória da humanidade!

O Papa se despediu dos fiéis de Pietrelcina, animando-os a guardar, como um tesouro precioso, o testemunho cristão e sacerdotal de São Pio, que contribui para viver a plenitude da vida, na paz e na unidade da comunidade.

pio_180318

Papa venera corpo de Padre Pio e reza diante do crucifixo dos estigmas

O Santo Padre, tendo ao lado o Ministro Provincial dos Capuchinhos, Frei Maurizio Piacentino, o guardião Frei Carlo Laborde, o reitor do Santuário, Frei Francesco Dileo e o arcebispo de San Giovanni Rotondo-Manfredonia-Vieste, Dom Michele Castoro, rezou por alguns minutos em oração diante da urna de cristal que conserva o corpo de São Pio, exposto diante do altar do santuário.

Francisco se aproximou do crucifixo que recorda o episódio dos estigmas, tocou-o e beijou-o no joelho. Enfim, retornou novamente em oração diante do corpo de Padre Pio, deixando sobre a urna uma estola vermelha. Francisco já havia venerado o corpo de Padre Pio durante a exposição na Basílica de São Pedro, em fevereiro de 2016, por ocasião do Jubileu da misericórdia.

Depois de rezar diante da urna que conserva o corpo de Pe. Pio, o Pe. Francisco se encontrou e saudou os frades doentes e depois foi ao quarto do Santo.

pio_180318_3

Os três mistérios da morte de Padre Pio

Para falar do centenário dos estigmas de Padre Pio, um dos temas atuais nestes últimos dias, e dos três grandes mistérios deste santo, Debora Donnini entrevistou Stefano Campanella diretor de Tele Radio Padre Pio.

Esta visita do Papa Francisco tem o centro nos estigmas. Como Padre Pio viveu os estigmas?

Tudo começa a partir do momento em que Padre Pio foi ordenado sacerdote em 10 de agosto de 1910. Naquela ocasião, ele preparou uma pequena imagem de lembrança na qual ele escreveu na mão que queria ser como Jesus: um sacerdote santo e uma vítima perfeita. Então, de suas cartas, descobrimos que ele havia feito várias vezes a oferta de si mesmo ao Senhor para obter a conversão dos pecadores e a purificação das almas no Purgatório. Poucas semanas após essa oferta de si mesmo, o Senhor lhe respondeu a Pietrelcina, exatamente no distrito de Piana Romana que será visitado pelo Papa, enquanto rezava sob um olmo, através do dom dos estigmas.

Então, como ele estava confuso com esses sinais visíveis, ele pediu ao Senhor para que os sinais visíveis desaparecessem e deixassem apenas a dor. Isso aconteceu por alguns anos. Então, em 20 de setembro de 1918, os estigmas voltaram a se tornar visíveis e permaneceram ao longo de sua vida; desapareceu gradualmente nos últimos meses antes da sua morte. Quando foi a realizada inspecção no corpo de Padre Pio, imediatamente após sua morte, o médico assistente, que também era o prefeito de Pietrelcina, Professor Sala, observou que os estigmas haviam desaparecidos completamente sem deixar nenhum traço de cicatriz. Isto, de acordo com a ciência, é chamado de absurdo fisiopatológico.

Quanto aos estigmas do padre Pio, tanto São João Paulo II quanto Bento XVI se concentraram nesse aspecto, falando precisamente da oferta de si mesmo que Padre Pio fez em semelhança à Cristo. Algumas vozes no passado, no entanto, expressaram perplexidade. Você teve a oportunidade de estudar a questão completamente. Que ideia foi feita?

pio_180318_5

Devo dizer com um pouco de lamentação que as vozes que expressaram perplexidade sobre a autenticidade dos estigmas do padre Pio, foram caracterizadas pela falta de consciência de tudo o que era o aprofundamento que a Igreja queria fazer para verificar a confiabilidade do fenômeno. Em 1919, três médicos vieram ver os estigmas do Padre Pio, por ordem dos principais superiores da ordem e também do Santo Ofício, que produziu três relatórios; Um segundo relatório datado de 1925 foi feito por um dos três médicos.

De todos esses relatórios surge a autenticidade do fenômeno. Dois dos três médicos o chamavam de fenômeno cientificamente inexplicável; O terceiro, o professor Amico Bignami da Universidade La Sapienza de Roma, pediu um experimento: envolvendo as mãos do Padre Pio por oito dias, impedindo-o de usar qualquer substância para manter os estigmas vivos. Ele garantiu que depois de oito dias eles seriam curados. Este experimento foi realizado graças a três frades que enfaixaram as mãos e os pés de Padre Pio; Após oito dias, os estigmas estavam sangrando mais do que antes.

pio_180318_2O senhor acabou de publicar um livro: “Os Três Mistérios do Padre Pio”, no qual se concentra em três circunstâncias muito particulares relacionadas à morte de São Pio de Pietrelcina …

O primeiro mistério, através de uma série de testemunhos, alguns dos quais inéditos, consegui reconstruir antes de tudo que Padre Pio conhecia o momento exato de sua morte.

O segundo mistério, no entanto, do qual não há vestígio de novidade, embora tenha sido publicado apenas na Positio do julgamento em um único livro, diz respeito à possibilidade de ter concedido a uma de suas filhas espirituais de testemunhar a sua morte, apesar de não estar fisicamente no convento, porque quando Padre Pio morreu, estava no seu claustro.

O terceiro mistério diz respeito ao desaparecimento dos estigmas sem deixar cicatrizes, porque cada ferida – dizem os médicos – quando é produzida, desencadeia automaticamente um processo de reconstrução com tecido cicatricial. Em vez disso, quando a inspeção foi realizada no corpo de Padre Pio após sua morte, descobriu-se que seus estigmas – atestados em sua autenticidade por três médicos – haviam desaparecido, sem cicatrizes.


Fonte: Vatican News