Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

França e Alemanha celebram jubileus franciscanos

21/02/2017

Notícias

ofm_210217-450A França celebra 800 anos da presença franciscana e a Alemanha reflete sobre os 500 anos da Reforma Luterana e da bula “Ite vos”, que dividiu a Ordem Franciscana.

Frei Pacífico, poeta e um dos companheiros de Francisco de Assis, fundou a primeira Casa Franciscana na França em Vézelay (1217), antes de continuar o caminho até Saint Denis (Paris). Depois de oito séculos, a Família Franciscana na França conta com mais de 3 mil membros na atualidade (OFM, OFM Conv, OFMCap, Clarissas Franciscanas, simpatizantes leigos de todas as idades).

Os primeiros Irmãos Menores, enviados por Francisco de Assis, tiveram um enorme impacto na história da França e nos países vizinhos. Basta recordar os reis da França e de Nápoles (por exemplo, São Luiz, Rei de França – que foi amigo de São Boaventura e protetor dos irmãos professores da Universidade de Paris -, e atual Patrono da OFS; o bispo de São Luís de Anjou e outros muitos santos e beatos franciscanos, sem esquecer o apoio que deram para a criação da Custódia da Terra Santa.

Em 22 de fevereiro, teve início o Jubileu com uma Roda de Imprensa na Basílica-Catedral de Saint-Denis, próxima de Paris, com a participação de Monsenhor Jean-Pierre Grallet, franciscano e arcebispo de Estrasburgo; de Frei François-Xavier Bustillo, custódio OFMConv, e porta-voz do jubileu; de Frei Jean-Baptiste Auberger, um especialista das Fontes Franciscanas; e da Sra. Christine Bisset, representante da OFS.

4 de outubro, a Família Franciscana convida a todas as pessoas interessadas a participar das diversas comemorações na França, na alegria da Fraternidade universal.

Mais informações (en francês):
www.jubile800ans.franciscains.fr

ofm_210217-830

Jubileus na Alemanha: 500 ANOS

A Alemanha faz memória dos 500 anos da Reforma Luterana ocorrida em 1217. A Primeira Ordem de São Francisco recorda a divisão acontecida entre Conventuais e Observantes em 1517 com a bula papal “Ite vos”. Dez anos depois nasceu outro ramo da Ordem: os Capuchinhos.

“1517-2017” é uma oportunidade para parar e pensar: De onde viemos, onde estamos hoje, para onde vamos, 500 anos depois da separação na Igreja e na Ordem? De 12 a 14 de junho de 2017, terá lugar na casa de retiro franciscano, em Hofheim, o “Primeiro Capítulo das Esteiras dos Irmãos Menores na Alemanha” (OFM, OFM Conv, OFM Cap).