Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Estágio Vocacional: 39 jovens em Guaratinguetá

18/11/2013

Notícias

sav

Thiago dos Santos, vocacionado, especial para este site

sav1O Serviço de Animação Vocacional (SAV) realizou de 14 a 17 de novembro, no Postulantado Frei Galvão, em Guaratinguetá (SP), o segundo Estágio Vocacional da Província da Imaculada Conceição. Os 39 vocacionados, provenientes de vários estados, com idades e culturas diferentes, partilharam de uma única identidade e desejo: seguir a Jesus Cristo, segundo o modelo de São Francisco de Assis.  O grupo foi acolhido na quinta–feira, dia 14, carinhosamente pelos postulantes e pelos frades. O clima era de descontração e rápido entrosamento, sendo possível perceber nitidamente a alegria de todos em estar vivenciando esse momento.

Após um período de acompanhamento vocacional durante o ano, o estágio é a conclusão de uma etapa e o início de uma nova fase. Durante esses dias, tivemos a oportunidade de conversar com os postulantes e frades, participar das atividades da casa, como formação, trabalho, oração e noite cultural, tudo feito com a alegria franciscana, vivenciando como é bom viver em fraternidade. Para nós, vocacionados, cada segundo foi especial, sendo impossível não se emocionar no decorrer dos dias.

Na tarde de sexta-feira, o Seminário Frei Galvão recebeu a visita de aproximadamente 2 mil recuperandos da Fazenda da Esperança, que estavam reunidos em Guaratinguetá para celebrar os 30 anos desse trabalho. São pessoas que buscam, através do tratamento proporcionado pela Fazenda, recuperar-se da dependência química e viver uma vida nova. Assim, foi uma incrível experiência de conversar com algumas dessas pessoas, escutar histórias de vida e aprender que a maior forma de se recuperar alguém é amando, escutando, acolhendo, abraçando, assim como fez o “Poverello” de Assis.

No domingo, também tivemos a graça de estar presente na Missa do Jubileu de Ouro do Frei Wilson Steiner, que aos 78 anos comemora seus 50 anos de vida sacerdotal e nos mostra, com sua serenidade, como é importante ser humilde e ser apaixonado pela vida franciscana. O lindo testemunho de vida do Frei Wilson, que todos os dias pela manhã varre os arredores do Seminário, nos anima ainda mais a seguir Jesus nas pegadas de São Francisco. No final da celebração recebemos das mãos dele uma semente, simbolizando que nossa vocação foi plantada e agora precisa ser cultivada.

Diante de todos os momentos que passamos nesses últimos dias, só temos a agradecer aos postulantes, que, mesmo após uma intensa semana de estudos, nos acolheram tão bem e foram essenciais para esse encontro. Agradecemos também aos frades que residem no Seminário Frei Galvão pela acolhida, bem como aos animadores vocacionais que nos acompanharam e nos orientaram nesses dias. Por fim, nosso principal agradecimento a Deus pelo dom da vocação, pedindo que Ele nos ensine a cada dia a nos despojarmos de nós mesmos e irmos ao encontro dos irmãos com humildade, afinal como diria Frei Wilson: “O importante é ser menor.”