Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Regional da FFB promove peregrinação ao Mosteiro Santa Clara

16/04/2012

Notícias

O Regional RJ/ESda Família Franciscana do Brasil (FFB) realizou, no último domingo, umaperegrinação ao Mosteiro de Santa Clara, Bairro Botafogo, Nova Iguaçu (RJ), comoetapa preparatória para o Jubileu Clariano (1212-2012) que se realizará nosdias 9, 10 e 11 de agosto de 2012, na cidade de Canindé (CE). Em setembro de2011, o Regional Sudeste II da Ordem Franciscana Secular (OFS) também promoveu umavisita de suas fraternidades ao Mosteiro Nossa Senhora dos Anjos daPorciúncula, na Gávea (RJ), e ainda estão previstas peregrinações aos mosteirosSagrada Face e Reparação, em Araruama (RJ) e Santíssima Trindade, em Colatina(ES).

O encontrofoi marcado pela alegria própria do carisma franciscano e pela partilha fraternaentre os diversos ramos da frondosa família que se fizeram presentes em maisessa etapa de preparação ao Jubileu. As Irmãs Clarissas vivem atualmente ummomento especial e histórico: no próximo mês de agosto se completarão 800 anosda vocação de Clara de Assis e das primeiras irmãs que a seguiram e receberamde Francisco de Assis uma ‘forma vivendi’, que, em poucas e simples linhasevangélicas, continha a inspiração fundamental que definiu a Ordem das DamasPobres.

Durante oencontro, a Madre Maria da Conceição Imaculada brindou a todos com relatolúcido da história do Mosteiro de Santa Clara, cujas cinco irmãs fundadoras sãooriundas do Mosteiro Nossa Senhora da Piedade, da Ilha da Madeira, Portugal. SegundoMadre Maria, o Mosteiro Santa Clara foi pedido pelo ex-bispo diocesano de NovaIguaçu, Dom Adriano Hypólito, OFM, que rezou por 16 anos para concretizar ogrande sonho de ter um mosteiro de vida contemplativa em sua diocese.

A religiosa fezmemória ao grande espírito de oração e de amor aos pobres de Dom Adriano e aocarinho que sempre manifestou por todas as irmãs do mosteiro, zelando para quenada lhes faltasse. A figura de grande pai e protetor ficou marcada ao longo deseu bispado, mesmo no período da ditadura militar, quando foi perseguido.

As Irmãs Clarissaschegaram ao Brasil em 1986, permanecendo em um local  provisório até a conclusão das obras da casa. Omosteiro foi inaugurado a 13 de maio de 1989 e, segundo o desejo de Dom Adriano,seria o centro de adoração eucarística de sua diocese. Com esse intuito foiconstruído a Casa Betânia, anexa ao mosteiro, para acolher os adoradoresnoturnos e também receber grupos para encontros e retiros.

Madre Mariafalou sobre o cotidiano de orações e de trabalho que as irmãs realizam, sendo,inclusive, responsáveis pelo fornecimento de hóstias para a comunhãoeucarística e das alfaias para as celebrações, além da fabricação de imagens deSanta Clara. A religiosa concluiu louvando e bendizendo a Deus pelagenerosidade do povo em geral que freqüenta as missas e de todo o clero, e pelaestima que gozam entre a Família Franciscana.

Através do locutório,a jovem irmã Rosana Maria da Conceição Aparecida, relatou seu itineráriovocacional iniciado na JUFRA Mensageiros de São Francisco, da Paróquia NossaSenhora da Conceição, em Nilópolis (RJ), até descobrir que sua verdadeiravocação era ser franciscana da Segunda Ordem.

O encontro foi encerrado pelo frei Edcarlos Hoffman, OFMCap, vice-coordenador do Regional RJ/ES da FFB e assistente do regional Sudeste da OFS. Em sua homilia, ele realçou o valor da vida e da vocação de Santa Clara, que marcou para sempre o carisma franciscano na Igreja e no mundo. Frei Edcarlos reafirmou a importância de mantermos atados os laços que nos unem a Cristo e aos irmãos através do testemunho deixados por São Francisco e Santa Clara.

Que possamos cultivar nossa vocação tendo amor à santa pobreza vivida em fraternidade e no segumento ao Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Cláudio Santos, OFS

 

[nggallery id=163]