Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Estágio vocacional reúne 20 jovens em Guaratinguetá

16/11/2016

Notícias

 

GUARATINGUETÁ (SP) – Concluindo o ano de acompanhamento vocacional, aconteceu entre os dias 12 a 15 de novembro de 2016, no Seminário Franciscano Frei Galvão, em Guaratinguetá, o Estágio Vocacional Provincial, contando com a presença de 20 jovens vocacionados, dos quais 12 eram do estado de São Paulo, 5 do Espírito Santo, 2 do Rio de Janeiro e 1 do Paraná.

O encontro, que é “porta de entrada” para o processo formativo franciscano, foi coordenado pelos Freis Diego Melo e Edvaldo Batista Soares, animadores provinciais do SAV (Serviço de Animação Vocacional). Nele, os participantes puderam compreender melhor o “jeito de ser franciscano” em nossos dias, tirando dúvidas e participando do cotidiano dos postulantes que residem nesta casa formativa.

Em consonância com o Capítulo Provincial de 2016, os vocacionados também puderam conhecer como se dá concretamente a vida de um frade menor nos dias de hoje, principalmente a partir das cinco Frentes de Evangelização assumidas pela Província. Além disso, foi explicitado aos vocacionados quais os critérios formativos exigidos pela Ordem dos Frades Menores e pela Igreja, bem como quais são as etapas de formação.

Ainda durante esta experiência, os vocacionados visitaram o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, onde participaram da missa e rezaram aos pés da imagem de Maria, a grande vocacionada de Deus e modelo de todas as vocações.

No domingo (13/11) em momento de emoção, Frei Edvaldo Batista Soares, sacerdote recém-ordenado, celebrou pela primeira vez nesta que já foi sua casa formativa, dando também seu testemunho de perseverança vocacional para os jovens que buscam trilhar esse caminho.

O encerramento do estágio deu-se com a celebração da eucaristia, alimento e fonte das vocações. Ao final da celebração, cada jovem recebeu um Tau franciscano vindo direto de Assis, sinalizando assim o desejo de aderir ao ideal de vida e espiritualidade franciscana.

Após a conclusão do estágio, a próxima etapa é a visita dos animadores vocacionais às suas famílias, cujo objetivo é o estreitamento de laços e o conhecimento mútuo.