Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Escoteiros promovem ação de conscientização e orientação em Vila Velha

11/06/2018

Notícias

penha_110618G

Vila Velha (ES) – Cada vez mais a preservação do meio ambiente vem sendo objeto de reflexões. O meio ambiente é o nosso habitat, o equilíbrio e o respeito são fundamentais para uma convivência harmônica e satisfatória.

Pensando assim, é preciso exercitar a educação ambiental diariamente, pois se cada um se percebe como parte integrante e agente de transformação do mundo em que vive, a tendência é ter atitudes e hábitos que favoreçam de forma benéfica e responsável a utilização de recursos naturais, visando uma sociedade em um meio ambiente sustentável ou equilibrado.

Meio ambiente sustentável é aquele capaz de prover as necessidades da geração atual sem esgotar os recursos para suprir necessidades das futuras gerações.

Nesse sentido foi criado o programa Ecos do Convento, uma iniciativa do Convento da Penha, em parceria com diversas entidades públicas, privadas e representantes da sociedade civil, que tem como missão a disseminação de informações que possam estimular a conversão pessoal e comunitária para a convivência equilibrada, ou seja, cuidar da criação, de modo especial do meio ambiente em que vivemos, e promover relações fraternas com a vida e a cultura da população.

No último sábado (09/06), o Grupo Escoteiros Barão de Teffé, parceiro do programa Ecos do Convento, “ecoou”, disseminando, a importância do cuidado com a nossa casa comum, e passou de residência em residência na comunidade do entorno do Santuário da Penha, levando a informação sobre o manejo da floresta, que há muito tempo vêm sendo debatido, com o intuito de estabelecer um equilíbrio entre a preservação e o risco à vida humana, já que algumas casas estão ameaçadas, além de espécies exóticas que serão suprimidas para que as nativas ganhem seu espaço. Para cada árvore retirada, outra será plantada com apoio do grupo.

As tropas também fizeram a limpeza da mata no entorno das residências e nas estradas de acesso ao Convento. Com um dia de ação, foi possível perceber a importância da necessidade de ações contínuas de Educação Ambiental.