Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Escolhida a data para o 1º Encontro Provincial

11/04/2013

Notícias

Na segunda reunião da Frente de Evangelização na Comunicação, realizada nesta quinta-feira (11/4), em São Paulo (SP), ficou definido que o primeiro Encontro Provincial, envolvendo os diferentes serviços realizados pela Província da Imaculada Conceição no campo da comunicação, acontecerá de 16 a 18 de setembro deste ano, com o local a ser definido ainda.

Logo no início da reunião, Frei Gustavo Medella, coordenador desta Frente de Evangelização da Comunicação criada no último Capítulo Provincial, deu as boas vindas aos participantes e Frei Anacleto Gaspski presidiu a oração inicial. O Ministro Provincial Frei Fidêncio Vanboemmel participou pela primeira vez deste encontro.

Ao comentar o texto da mensagem “Redes sociais, portais de verdade e de fé; novos espaços de evangelização”, do Papa Bento XVI para Dia Mundial das Comunicações, Frei Fidêncio lembrou que o ambiente digital é um espaço morto se não for alimentado com Palavra de Deus, que é viva, e desejou que esta frente de evangelização seja um canal de partilha do Evangelho.

Além de Frei Fidêncio, Frei Gustavo e Frei Anacleto, participaram da reunião o reitor, Professor Hector Escobar, e a Coordenadora de Marketing da Universidade São Francisco; os jornalistas Fabiano Viana e Gilmar Santos, do Serviço Franciscano de Solidariedade; o jornalista Moacir Beggo e a designer Cynthia Albano; e Frei Alvaci Mendes da Luz e André Ricardo de Sá, pelo Pró-vocações e Missões Franciscanas.

Frei Gustavo Medella trouxe para reflexão e estudo o texto “Jesus ‘marqueteiro'”, do pastor batista René Kivitz. “Jesus foi, sim, um extraordinário homem de marketing. Mas não o fez seguindo teorias potencializadoras de resultados. Jesus foi apenas ele mesmo. Suas palavras eram perfeitamente coerentes com seu caráter. Sua mensagem era apenas e tão somente manifestação de seu coração”, indicou o autor.

Na segunda parte da reunião, Frei Gustavo elencou pontos e exemplos práticos de maior interajuda entre os diversos setores e propos a elaboração de um calendário comum, onde constem datas centrais e importantes, “nas quais podemos somar forças e nos ajudar”. Entre essas datas estão, Jornada Mundial da Juventude, Dia de Santa Clara, Dia de São Francisco de Assis, Semana da Paz, Semana do Meio Ambiente, Semana dos Direitos Humanos. Na próxima reunião, marcada para o dia 16 de maio, as propostas deverão estar definidas.